Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.contributor.author | Silva, Rúbia Estefânia Pinto da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T15:24:02Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T15:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Rúbia Estefânia Pinto da. Formação de professoras e professores de ciências naturais: a “semana da mulher” como um espaço para valorização e visibilidade de mulheres cientistas. 2023. 110 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48963 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Pesquisas têm indicado que é preciso que as relações de gênero estejam
presentes na formação inicial e continuada de professores de Ciências, possibilitando que
essa temática seja desenvolvida em suas aulas. Dessa forma, torna-se necessária a
inserção de momentos formativos que problematizem e incluam ações pedagógicas que
abordem a produção e contribuição das mulheres nas Ciências, visibilizando essas
cientistas. O objetivo desta pesquisa foi elaborar e analisar as potencialidades,
contribuições e limitações de um curso de formação continuada para a promoção da
visibilidade de mulheres cientistas na “Semana Escolar de Combate à Violência contra a
Mulher”, nas aulas de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A metodologia
foi qualitativa e constituída por três etapas: 1- Análise das percepções de professores de
Ciências sobre cientistas e a “Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher”;
2- Elaboração e análise do minicurso, composto por três encontros, para discutir e
promover a visibilidade de mulheres cientistas e 3- Construção do jogo “Qual Cientista
Eu Sou?”. Os dados foram analisados com base na Análise Textual Discursiva e
elencados em categorias. A análise dos resultados da primeira permitiu a identificação
de três categorias: “Abordagem sobre cientistas no ensino de Ciências”; “Conhecimentos
sobre a Lei 14.164/2021” e “Análise preliminar do jogo ‘Qual Cientista Eu Sou?”. Na
segunda etapa identifiquei cinco categorias: “Lutas e conquistas”; “Visibilidade de
mulheres cientistas”; “Percepções sobre o jogo ‘Qual Cientista Eu Sou?”; “Questões de
gênero no ensino de Ciências” e “Contribuições do minicurso para a formação docente”.
Os resultados indicaram que o coletivo de docentes de Ciências que participaram dessa
pesquisa se interessou pelas atividades que pudessem promover a visibilidade de
mulheres cientistas, mas tinham pouco conhecimento sobre o tema, assim como sobre as
legislações vigentes relacionadas a violência contra a mulher na escola. Apesar de terem
demonstrado que gostaram da formação, houve pouco envolvimento desses docentes nas
discussões e na produção de propostas que pudessem ser realizadas durante a semana em
questão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação de professoras e professores de ciências naturais : a “semana da mulher” como um espaço para valorização e visibilidade de mulheres cientistas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres cientistas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Research has shown that gender relations need to be present in the initial and
continuing training of science teachers, enabling this theme to be developed in their
classes. In this way, it is necessary to include training moments that problematize and
include pedagogical actions that address the production and contribution of women in the
sciences, making these scientists visible. The aim of this research was to develop and
analyze the potential, contributions and limitations of a continuing education course to
promote the visibility of women scientists in the "School Week to Combat Violence
against Women", in science classes in the final years of elementary school. The
methodology was qualitative and consisted of three stages: 1- Analysis of science
teachers' perceptions of scientists and the "School Week to Combat Violence against
Women"; 2- Elaboration and analysis of the mini-course, consisting of three meetings, to
discuss and promote the visibility of women scientists and 3- Construction of the game
"Which Scientist Am I?". The data was analyzed using Textual Discourse Analysis and
divided into categories. The analysis of the results of the first allowed the identification
of three categories: "Approach to scientists in science teaching"; "Knowledge of Law
14.164/2021" and "Preliminary analysis of the game 'Which Scientist Am I? In the second
stage, I identified five categories: "Struggles and achievements"; "Visibility of women
scientists"; "Perceptions of the game 'Which scientist am I?"; "Gender issues in science
teaching" and "Contributions of the mini-course to teacher training". The results indicated
that the group of science teachers who took part in this research were interested in
activities that could promote the visibility of women scientists, but had little knowledge
of the subject, as well as current legislation on violence against women at school.
Although they showed that they enjoyed the training, there was little involvement from
these teachers in the discussions and in producing proposals that could be carried out
during the week in question. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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