Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Maria Macedo | pt_BR |
dc.contributor.author | Jansen, Lucas Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T15:52:20Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T15:52:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-22 | - |
dc.identifier.citation | JANSEN, LUCAS LIMA. Como vou explicar isso a uma criança?: análise das repercussões da publicidade fora do armário (outvertising). 2023. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48965 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A outvertising consiste em uma tendência publicitária contemporânea, que
recorre a uma retórica contraintuitiva e desconstrucionista, rejeitando os tradicionais
estereótipos negativos de identidades de gênero e sexualidades e evidenciando
pessoas LGBTI+ como protagonistas das comunicações de marca. Ao considerar o
referido conceito, o problema central deste estudo consiste em questionar, a partir
do contexto sócio-histórico, como as narrativas da outvertising repercutem na
sociedade. Diante deste questionamento, verificou-se que ao contrário das críticas
que consideram a outvertising como apologia às transgeneridades e
homossexualidades, essas campanhas não promovem tais identidades de forma
moralizante, na verdade denunciam preconceitos e estereótipos negativos em
matéria de identidades de gênero e sexualidades. A pesquisa tem como objetivo
geral analisar a outvertising, tendo como objeto de estudo a campanha "Como
explicar?" do Burger King Brasil e suas repercussões, elencadas a partir das (I)
Hashtags "#BurgerKingLixo" e "#BurgerKingNuncaMais", no Twitter; (II) Crítica do
apresentador Sikêra Jr., durante o programa Alerta Nacional, da RedeTV!; (III)
Projeto de Lei (PL) nº 504/2020, em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado
de São Paulo; e (IV) Representação nº 135/21 do Conar, Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária, que julgou as denúncias contra a campanha. Para
isso, percorreu-se um trajeto a fim de analisar as narrativas publicitárias
contemporâneas, dos ativismos sociais (feminismos, antirracismo e LGBTI+) e da
relação entre infâncias e mídia. Para cumprir com seu propósito, este estudo
recorreu à análise de discurso de vertente francesa, tendo como principal expoente
Dominique Maingueneau, utilizando-se da ferramenta das formações discursivas, na
finalidade de compreender as estratégias adotadas pelas repercussões sociais da
outvertising. Os resultados do referido estudo compreenderam na formação de três
principais formações discursivas: "Inimigos em comum," "Proteção às crianças," e
"Orgulho e respeito." Esta pesquisa revela complexas formações discursivas e
debates em torno da diversidade e respeito às identidades LGBTI+. Este estudo
contribui para uma compreensão mais aprofundada das estratégias discursivas e
políticas relacionadas à publicidade e à diversidade de identidades de gênero e
sexualidades na sociedade contemporânea. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Como vou explicar isso a uma criança? : análise das repercussões da publicidade fora do armário (outvertising) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Outvertising | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade - relações de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Outvertising is a contemporary advertising trend that employs a
counterintuitive and deconstructive rhetoric, rejecting traditional negative stereotypes
of gender and sexual identities, and highlighting LGBTI+ individuals as protagonists
in brand communications. Considering this concept, the central issue of this study is
to question, from a socio-historical context, how outvertising narratives resonate in
society. Faced with this inquiry, it was found that, contrary to criticisms characterizing
outvertising as an endorsement of transgender and homosexual identities, these
campaigns do not promote such identities in a moralizing manner; instead, they
expose prejudices and negative stereotypes regarding gender and sexual identities.
The general objective of the research is to analyze outvertising, focusing on the
campaign "Como explicar?" (How to explain?) by Burger King Brazil and its
repercussions, outlined through (I) hashtags "#BurgerKingLixo" and
"#BurgerKingNuncaMais" on Twitter; (II) criticism from presenter Sikêra Jr. during the
Alerta Nacional program on RedeTV!; (III) Bill (PL) No. 504/2020 under consideration
in the Legislative Assembly of the State of São Paulo; and (IV) Representation No.
135/21 from Conar, the National Council for Self-Regulation in Advertising, which
adjudicated complaints against the campaign. To achieve this, a path was taken to
analyze contemporary advertising narratives, social activism (feminisms, anti-racism,
and LGBTI+), and the relationship between childhood and media. To fulfill its
purpose, this study relied on French discourse analysis, with Dominique
Maingueneau as a key exponent, using the tool of discursive formations to
understand the strategies adopted by social repercussions of outvertising. The
results of this study encompassed the formation of three main discursive formations:
"Common Enemies," "Protection of Children," and "Pride and Respect." This
research reveals complex discursive formations and debates surrounding diversity
and respect for LGBTI+ identities. It contributes to a deeper understanding of
discursive and political strategies related to advertising and the diversity of gender
and sexual identities in contemporary society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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