Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Paulino, Fernando Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Mayara da Costa e | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T15:52:20Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T15:52:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mayara da Costa e. Jornalismo digital, plataformização e novas práticas de interatividade e participação: um estudo netnográfico do perfil do Metrópoles no Instagram. 2022. 294 f., il. Tese (Doutorado em Comunicação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48967 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese é um estudo sobre o jornalismo digital, frente ao contexto da plataformização, que procura
compreender como se configuram as práticas de interatividade e de participação diante das
plataformas de mídias sociais digitais. O objeto de estudo é o Instagram do veículo de comunicação
Metrópoles, que é nativo digital e um dos portais de notícias mais acessados do Brasil
(METRÓPOLES, 2021; METRÓPOLES, 2022; DIGITAL NEWS REPORT, 2020; 2021). Os objetivos
específicos são: analisar a produção e distribuição dos conteúdos no perfil do Metrópoles no
Instagram; avaliar a reação dos públicos com as temáticas que mais geraram engajamento; identificar
os níveis de interatividade e de participação dos públicos no perfil do Metrópoles no Instagram e
verificar como se dá a governança da plataforma Instagram e os modelos de negócios do veículo. A
plataformização é o processo que engloba infraestruturas, fatores econômicos, estruturas
governamentais das plataformas digitais e organização de práticas culturais (POELL, NIEBORG E
VAN DIJCK, 2020). Ela tem feito com que o jornalismo ajuste suas estruturas legais às lógicas de
funcionamento das plataformas (NIEBORG E POELL, 2018), fazendo com que haja deslocamento de
papéis sociais, modelos de negócios, uso de big datas, privacidade e velocidade de circulação de
informações (SAAD, 2020). Essa relação do jornalismo com a plataformização cria novas práticas de
interatividade e de participação em um contexto em que a interatividade é vista sob a perspectiva
contextual por ser um processo comunicacional (BRAGA, 2000; THOMPSON, 2002;
CANAVILHAS, 2020) que depende das relações contextuais para acontecer e a participação é vista a
partir da abordagem política de que só existe participação se houver distribuição de poder igual entre
os participantes que tomam decisões (CARPENTIER ET AL, 2019). Esta investigação utiliza como
aporte metodológico a netnografia, uma pesquisa qualitativa digital que busca responder questões
sobre práticas, valores, consumo, estruturas, significados, sentidos e experiências culturais que são
criadas e expressas pelo consumo da tecnologia (KOZINETS, 2019). Nesse sentido, os dados da
pesquisa foram coletados por meio de ficha de análise, entrevistas e observação (assistemática e
sistemática participante e não participante) do campo. A análise dos dados revela que a produção e
distribuição de conteúdos no perfil do Metrópoles no Instagram é marcada pela grande quantidade de
publicações que, além de resultar no consumo incidental de notícias para os públicos, seguem as
características do jornalismo digital e as normas estabelecidas pela plataforma, fazendo com que o
veículo alcance um de seus objetivos que é gerar engajamento, o que pode ser visto pelos traços
digitais deixados pelos públicos. Além disso, há o fato de que a interatividade ocorre em nível de
engajamento e a participação não ocorre de forma equânime, mas sim de forma hierárquica entre a
plataforma Instagram, o Metrópoles e os públicos. Essas novas práticas de interatividade e
participação são marcadas por governança, algoritmos e o modelo de negócios da plataforma
Instagram. Isso demonstra como o fenômeno da plataformização cria práticas de interatividade e
participação no jornalismo digital, cujas práticas possuem relação com a dinâmica da produção e
distribuição de conteúdos, e revelam comportamentos e hábitos pautados pelo funcionamento das
plataformas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Jornalismo digital, plataformização e novas práticas de interatividade e participação : um estudo netnográfico do perfil do Metrópoles no Instagram | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jornalismo eletrônico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais - interatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instagram | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Del Bianco, Nelia Rodrigues | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis is a study on digital journalism, in the context of platformization, which seeks to
understand how interactivity and participation practices are configured in front of digital social media
platforms. The object of study is the Instagram of the Metrópoles communication vehicle, which is a
digital native and one of the most accessed news portals in Brazil (METRÓPOLES, 2021;
METRÓPOLES, 2022; DIGITAL NEWS REPORT, 2020; 2021). The specific objectives are: to
analyze the production and distribution of content on Metrópoles' Instagram; to evaluate the reaction
of the public with the themes that generated the most engagement; to identify the levels of interactivity
and participation of the different audiences in the Metrópoles Instagram and to verify how the
governance of the Instagram platform and the business models of the Metrópoles vehicle are carried
out. Platformization is the process that encompasses infrastructure, economic factors, governmental
structure of digital platforms and organization of cultural practices (POELL, NIEBORG AND VAN
DIJCK, 2020). It has made journalism adjust its legal structures to the operating logics of platforms
(NIEBORG AND POELL, 2018) causing a shift in social roles, business models, use of big data,
privacy, and speed of information circulation (SAAD, 2020). This relationship between journalism
and platforming creates new practices of interactivity and participation in a context in which
interactivity is seen from a contextual perspective, as it is a communicational process (BRAGA, 2000;
THOMPSON, 2002; CANAVILHAS, 2020) that depends on relationships contexts to happen and
participation is seen from the political approach in which participation only exists if there is an equal
distribution of power among the participants who make decisions (CARPENTIER ET AL, 2019). This
investigation uses netnography as a methodological contribution, a qualitative digital research, which
seeks to answer questions about practices, values, consumption, structures, meanings, senses and
cultural experiences that are created and expressed by the consumption of technology (KOZINETS,
2019). In this sense, the research data were collected through an analysis form, interviews, and
observation (systematic and systematic participant and non-participant) of the field. Data analysis
reveals that the production and distribution of content on Metrópoles' Instagram is marked by the large
number of publications that, in addition to resulting in incidental consumption of news for the public,
follow the characteristics of digital journalism and the norms established by the platform making the
vehicle to achieve one of its objectives, which is to generate engagement, which can be seen by the
digital traces left by the public. In addition, there is the fact that interactivity occurs at the level of
engagement and participation occurs in a hierarchical way between the Instagram platform, the
Metrópoles vehicle and the audiences. These new practices of interactivity and participation are
marked by the governance, algorithms and the business model of the Instagram platform. This
demonstrates how the phenomenon of platformization creates new practices of interactivity and
participation in digital journalism which practices are related to the dynamics of content production
and distribution and reveal behaviors and habits guided by the functioning of platforms. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta tesis es un estudio sobre el periodismo digital, frente al contexto de la plataformización, que
busca entender cómo se configuran las prácticas de interactividad y participación frente a las
plataformas digitales de medios sociales. El objeto de estudio es el Instagram del vehículo de
comunicación Metrópoles que es nativo digital y uno de los portales de noticias más accedidos en
Brasil (METRÓPOLES, 2021; METRÓPOLES, 2022; DIGITAL NEWS REPORT, 2020; 2021). Los
objetivos específicos son: analizar la producción y distribución de contenidos en Instagram de
Metrópoles; evaluar la reacción del público con los temas que generaron más engajamento; identificar
los niveles de interactividad y participación del público en el perfil de Metrópoles en Instagram y
verificar cómo sucede la gobernanza de la plataforma Instagram y los modelos de negocio del
vehículo Metrópoles. La plataformización es el proceso que abarca las infraestructuras, los factores
económicos, la estructura de gobierno de las plataformas digitales y la organización de las prácticas
culturales (POELL, NIEBORG Y VAN DIJCK, 2020). Ella ha hecho que el periodismo ajuste sus
estructuras legales a las lógicas de funcionamiento de las plataformas (NIEBORG Y POELL, 2018)
provocando un cambio en los roles sociales, los modelos de negocio, el uso del big datas, la privacidad
y la velocidad de circulación de la información (SAAD, 2020). Esta relación del periodismo con la
plataformización crea nuevas prácticas de interactividad y participación en un contexto en el que la
interactividad es vista desde la perspectiva contextual por ser un proceso comunicacional (BRAGA,
2000; THOMPSON, 2002; CANAVILHAS, 2020) que depende de las relaciones contextuales para
darse y la participación es vista desde el enfoque político en el que sólo hay participación si hay una
distribución equitativa del poder entre los participantes que toman las decisiones (CARPENTIER ET
AL, 2019). Esta investigación utiliza como aporte metodológico la netnografía, una investigación
cualitativa digital, que busca responder preguntas sobre las prácticas, valores, consumos, estructuras,
significados, sentidos y experiencias culturales que se crean y expresan con el consumo de tecnología
(KOZINETS, 2019). En este sentido, los datos de la investigación se recogieron a través de la hoja de
análisis, las entrevistas y la observación (asistemática y sistemática participante y no participante) del
campo. El análisis de los datos revela que la producción y distribución de contenidos en el perfil de
Metrópoles en Instagram está marcada por la gran cantidad de publicaciones que, además de resultar
en el consumo incidental de noticias para las audiencias, siguen las características del periodismo
digital y los estándares establecidos por la plataforma haciendo que el vehículo alcance uno de sus
objetivos que es generar engajamento lo que se puede ver por los rastros digitales que dejan el público.
Además, está el hecho de que la interactividad se produce en nivel de engajamento y la participación
no se da de manera ecuánime, sino jerárquicamente entre la plataforma Instagram, el Metrópoles y el
público. Estas nuevas prácticas de interactividad y participación están marcadas por la gobernanza, los
algoritmos y el modelo de negocio de la plataforma Instagram. Esto demuestra cómo el fenómeno de
la plataformización crea nuevas prácticas de interactividad y participación en el periodismo digital
cuyas prácticas tienen relación con las dinámicas de producción y distribución de contenidos y revelan
comportamientos y hábitos guiados por el funcionamiento de las plataformas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Comunicação (FAC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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