Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mundim, Tiago Elias | - |
dc.contributor.author | Linhares, Thiago Augusto Schuenck Moreto | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T21:16:36Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T21:16:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | LINHARES, Thiago Augusto Schuenck Moreto. Tempo-ritmo e o teatro musical: as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? 2023. 155 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48986 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como propósito a definição, análise e principalmente a experimentação do
conceito de tempo-ritmo, primeiramente citada por Constantin Stanislavski, relacionando-o
com o processo de criação de um espetáculo de Teatro Musical. Em primeiro lugar foi feita
uma revisão bibliográfica dos conceitos de tempo e ritmo. Na sequência, é feito um resumo
da vida artística de Stanislavski até chegarmos em sua pesquisa acerca do tempo-ritmo,
conceito principal utilizado nesta dissertação. Mais à frente é apresentado como este conceito
de tempo-ritmo dialoga com outras definições de pesquisadores da área, como Renato
Ferracini e Jacyan Castilho. Concluindo, temos o processo de construção do espetáculo
musical Isso Passa?, desde a sua dramaturgia textual e musical, até o processo em sala de
ensaio, aprofundando a análise do tempo-ritmo na prática experiencial. Vídeos, fotos e áudios
relativos a todo o processo criativo são apresentados. A encenação do espetáculo também é
reverberada, assim como a análise do público que presenciou as apresentações, através de
uma pesquisa de recepção, realizada por meio de um formulário específico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tempo-ritmo e o teatro musical : as possíveis rupturas entre o texto falado e cantado no processo criativo do espetáculo Isso Passa? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Stanislavski, Constantin, 1863-1938 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo criativo | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to define, analyze, and primarily experiment with the concept of
time-rhythm, initially introduced by Constantin Stanislavski, and relate it to the process of
creating a Musical Theatre performance. First, a bibliographical review of the concepts of
time and rhythm was conducted. Subsequently, a summary of Stanislavski's artistic life is
provided, leading to his research on time-rhythm, the main concept used in this dissertation.
Further on, the discussion explores how this concept of time-rhythm interacts with other
definitions from researchers in the field, such as Renato Ferracini and Jacyan Castilho.
Finishing, the process to create "Isso Passa?" musical's production is detailed, covering its
textual and musical dramaturgy, as well as the rehearsal process, delving into the analysis of
time-rhythm in experiential practice. Videos, photos and audio recordings related to the entire
creative process are presented. The staging of the performance is also discussed, along with
an analysis of the audience that witnessed the performances, through a reception survey
conducted using a specific form. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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