Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48994
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulieAnnaWetzelDeeter_DISSERT.pdf4,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBôas, Rafael Litvin Villas-
dc.contributor.authorDeeter, Julie Anna Wetzel-
dc.date.accessioned2024-07-17T22:19:06Z-
dc.date.available2024-07-17T22:19:06Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.citationDEETER, Julie Anna Wetzel. Cia Burlesca na marcha da História: teatro político, questão territorial e perspectiva feminista em “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira". 2023. 291 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48994-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO percurso do grupo teatral Cia Burlesca do Distrito Federal é matéria de pesquisa deste trabalho, com recorte analítico que compreende três obras elaboradas coletivamente pelos integrantes do coletivo – “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira” – que debatem a questão territorial em perspectiva do feminismo popular. O corpus da pesquisa abarca momentos do teatro político no Brasil em diálogo com as lutas sociais, partindo da década de 1950 e o movimento do teatro de grupo de São Paulo, tendo em vista que os diretores dos espetáculos da Cia Burlesca fizeram parte das experiências que surgem na década de 1990 com o movimento “Arte contra a barbárie”, de resistência do segmento artístico e teatral ao desmonte promovido pelo neoliberalismo. O panorama histórico e sociocultural da cidade de Brasília e do Distrito Federal é investigado para contribuir com a análise da atuação do grupo, que inicia em 2008. Desta forma, o trabalho da Cia Burlesca dá continuidade ao legado histórico do teatro político devido ao seu modo de produção, pelos temas que abordam em suas obras e pelos territórios de movimentos e organizações sociais que atuam. As fotografias constituem, na pesquisa, dimensão narrativa iconográfica que possibilitam sínteses imagéticas dos temas em disputa. As obras analisadas denunciam a estrutura fundiária desigual e apontam perspectivas de relações mais humanizadas e de organização popular a partir de lideranças feministas. O trabalho teatral do coletivo contribui para popularizar temas que estruturam a sociedade e se coloca na disputa pelo projeto político popular da classe trabalhadora de uma sociedade mais justa, igualitária e digna.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCia Burlesca na marcha da História : teatro político, questão territorial e perspectiva feminista em “Bendita Dica”, “O Longe” e “A Legítima História Verdadeira”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro Políticopt_BR
dc.subject.keywordFeminismopt_BR
dc.subject.keywordLuta socialpt_BR
dc.description.abstract1The journey of the Cia Burlesca do Distrito Federal theater group is the subject of research in this work, with an analytical focus comprising three works collectively produced by the members of the collective – “Bendita Dica”, “O Longe” and “A Legítima História Verdadeira” – which discuss the territorial issue from the perspective of popular feminism. The research corpus encompasses moments of political theater in Brazil in dialogue with social struggles, starting from the 1950s and the group theater movement in São Paulo, considering that the directors of Cia Burlesca shows were part of the experiences that emerged in the 1990s with the movement “Arte contra a barbarie”, of resistance of the artistic and theatrical segment to the dismantling promoted by neoliberalism. The historical and sociocultural panorama of the city of Brasília and the Federal District is investigated to contribute to the analysis of the group's performance, which began in 2008. In this way, Cia Burlesca's work continues the historical legacy of political theater due to its mode of production, the themes they address in their works and the territories of social movements and organizations that operate. Photographs constitute, in the research, an iconographic narrative dimension that enable image syntheses of the themes in dispute. The analyzed works denounce the unequal land structure and point out perspectives of more humanized relations and popular organization from feminist leaders. The collective's theatrical work contributes to popularizing themes that structure society and places itself in the dispute for the popular political project of the working class for a more just, egalitarian and dignified society.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.