Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pacheco, Sulian Vieira | - |
dc.contributor.author | Luque, Gabriela Guimarães | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T03:19:50Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T03:19:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-08 | - |
dc.identifier.citation | LUQUE, Gabriela Guimarães. Receita de família: autoficção, pós-memória, gênero e resistência política na peça Bolo Republicano. 2023. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48999 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação busca compreender como a noção de autoficção operou nas construções
dramatúrgicas da peça Bolo Republicano, escrita e produzida por esta autora entre os anos
de 2021 e 2023 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Considera-se as relações entre questões
de gênero, memória e pós-memória como aportes sociais e políticos para a análise do
objeto de estudo. A partir da metodologia prática como pesquisa, realizou-se estudos
sobre o trauma familiar herdado, repercutindo na memória e nos corpos de gerações
posteriores. Através da teoria teatral performativa, site-specific, teorias psicanalíticas e
políticas, relevou-se a importância de valorizar a autoficção, no contexto da ‘escrita de
si’ no teatro contemporâneo, sobretudo no teatro feminista, como forma de operar a
memória no presente e para o futuro. Verifica-se que a autoficção nos estimula a operar
a partir da natureza inventiva da memória, permitindo-nos olhar para nossas memórias e
suas relações com o presente de modo crítico em amplas perspectivas. Considera-se que
uma autoficção familiar, pautada na performance, que atravessa dois tempos sociais
históricos diferentes, pode criar na dimensão pública condições favoráveis para refletirem
seu próprio posicionamento em determinadas esferas da vivência política. Conclui-se que
uma obra artística que propõe discutir pós-memórias e memórias familiares pode ter
relevância e impacto social, assim como pode atuar como resistência política na forma de
fazer teatral. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Receita de família : autoficção, pós-memória, gênero e resistência política na peça Bolo Republicano | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoficção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation seeks to understand how the notion of self-fiction operated in the
dramaturgical constructions of the play Bolo Republicano, written and produced by this
author between the years 2021 and 2023 in Belo Horizonte, Minas Gerais. The
relationships between issues of gender, memory and post-memory are considered as
social and political contributions to the analysis of the object of study. Using the
methodology Practice as Research, studies were carried out on inherited family trauma,
impacting the memory and bodies of later generations. Through performative theater
theory, site-specific, psychoanalytic and political theories, the importance of self-fiction
was highlighted in the context of ‘self writing’ in contemporary theater, especially in
feminist theater, as a way of operating memory in the present and for the future. It appears
that self-fiction stimulate us to operate from the inventive nature of memory, allowing us
to look at our memories and their relationships with the present critically, from broad
perspectives. It is considered that a family self-fiction, based on performance, which
crosses two different historical social times, may create favorable conditions in the public
dimension to reflect their own positioning in certain spheres of political experience. It is
concluded that an artistic work which proposes to discuss post-memories and family
memories can have relevance and social impact, as well as acting as political resistance
in the form of theatrical production. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|