Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/48999
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GabrielaGuimaraesLuque_DISSERT.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPacheco, Sulian Vieira-
dc.contributor.authorLuque, Gabriela Guimarães-
dc.date.accessioned2024-07-18T03:19:50Z-
dc.date.available2024-07-18T03:19:50Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.date.submitted2023-11-08-
dc.identifier.citationLUQUE, Gabriela Guimarães. Receita de família: autoficção, pós-memória, gênero e resistência política na peça Bolo Republicano. 2023. 146 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/48999-
dc.descriptionDissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação busca compreender como a noção de autoficção operou nas construções dramatúrgicas da peça Bolo Republicano, escrita e produzida por esta autora entre os anos de 2021 e 2023 em Belo Horizonte, Minas Gerais. Considera-se as relações entre questões de gênero, memória e pós-memória como aportes sociais e políticos para a análise do objeto de estudo. A partir da metodologia prática como pesquisa, realizou-se estudos sobre o trauma familiar herdado, repercutindo na memória e nos corpos de gerações posteriores. Através da teoria teatral performativa, site-specific, teorias psicanalíticas e políticas, relevou-se a importância de valorizar a autoficção, no contexto da ‘escrita de si’ no teatro contemporâneo, sobretudo no teatro feminista, como forma de operar a memória no presente e para o futuro. Verifica-se que a autoficção nos estimula a operar a partir da natureza inventiva da memória, permitindo-nos olhar para nossas memórias e suas relações com o presente de modo crítico em amplas perspectivas. Considera-se que uma autoficção familiar, pautada na performance, que atravessa dois tempos sociais históricos diferentes, pode criar na dimensão pública condições favoráveis para refletirem seu próprio posicionamento em determinadas esferas da vivência política. Conclui-se que uma obra artística que propõe discutir pós-memórias e memórias familiares pode ter relevância e impacto social, assim como pode atuar como resistência política na forma de fazer teatral.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleReceita de família : autoficção, pós-memória, gênero e resistência política na peça Bolo Republicanopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAutoficçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatropt_BR
dc.subject.keywordMemóriapt_BR
dc.description.abstract1This dissertation seeks to understand how the notion of self-fiction operated in the dramaturgical constructions of the play Bolo Republicano, written and produced by this author between the years 2021 and 2023 in Belo Horizonte, Minas Gerais. The relationships between issues of gender, memory and post-memory are considered as social and political contributions to the analysis of the object of study. Using the methodology Practice as Research, studies were carried out on inherited family trauma, impacting the memory and bodies of later generations. Through performative theater theory, site-specific, psychoanalytic and political theories, the importance of self-fiction was highlighted in the context of ‘self writing’ in contemporary theater, especially in feminist theater, as a way of operating memory in the present and for the future. It appears that self-fiction stimulate us to operate from the inventive nature of memory, allowing us to look at our memories and their relationships with the present critically, from broad perspectives. It is considered that a family self-fiction, based on performance, which crosses two different historical social times, may create favorable conditions in the public dimension to reflect their own positioning in certain spheres of political experience. It is concluded that an artistic work which proposes to discuss post-memories and family memories can have relevance and social impact, as well as acting as political resistance in the form of theatrical production.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.