http://repositorio.unb.br/handle/10482/49000
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DeboraCristinaSalesDaCruzVieira_TESE.pdf | 19,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Mundos de vida em performances narrativas de crianças pequenas de escolas da infância do Distrito Federal |
Autor(es): | Vieira, Débora Cristina Sales da Cruz |
Orientador(es): | Hartmann, Luciana |
Data de publicação: | 17-Jul-2024 |
Data de defesa: | 19-Jun-2023 |
metadata.dc.subject.theme: | Covid-19 |
Referência: | VIEIRA, Débora Cristina Sales da Cruz. Mundos de vida em performances narrativas de crianças pequenas de escolas da infância do Distrito Federal. 2023. 235 f., il. Tese (Doutorada em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo central compreender os mundos de vida de crianças pequenas por meio de suas próprias narrativas em instituições educativas do Distrito Federal, apoiada em uma abordagem interdisciplinar que articula saberes da Teoria Histórico-Cultural, da interface entre Estudos da Performance e Educação, e das Ciências Sociais da Infância. A pesquisa empírica foi realizada com quatro turmas de 2º período, compostas por crianças com faixa etária entre 5 e 6 anos, em quatro instituições públicas de Educação Infantil localizadas em regiões periféricas do Distrito Federal: Cidade Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo 2 durante o ano letivo de 2021, em meio à pandemia de Covid-19. O percurso metodológico foi trilhado a partir da etnografia performativa, por meio de práticas artístico-pedagógicas de mediação de leitura e contação de histórias em contexto virtual e presencial, com os seguintes instrumentos: observação participante, dinâmicas conversacionais, oficinas de histórias, oficinas de atividades lúdicas e registros escritos, pictóricos e em áudio da produção narrativa das crianças pequenas. A partir das performances narrativas das crianças foi produzido o livro Crianças Narradoras contendo 57 narrativas, categorizadas conforme os temas abordados nos eventos narrados por elas: histórias de morte, histórias de família, histórias de não-humanos, histórias de seres encantados, histórias de pobreza, histórias de heróis e heroínas e histórias de machucados. A indissociabilidade da expressão oral e da expressão corporal no ato de narrar, e a singularidade das estratégias utilizadas pelas crianças pequenas ao acessarem seu público, seja direcionando-se a uma pessoa em especial ou a todo o grupo, utilizando gestos, modulação na voz e expressões faciais distintas, foram princípios performativos elencados nos eventos narrativos analisados. Os relatos das crianças pequenas evidenciam seus mundos de vida como prática performativa na escola da infância, pois, ao terem espaços e tempos assegurados para narrar, há um reconhecimento da potência criadora da autoria narrativa infantil. Isso se configura como uma possibilidade de interlocução estética entre adultos e crianças, diminuindo as hierarquias intergeracionais ao aproximar os contextos vivenciados, as múltiplas infâncias, e os mundos de vida através das singulares formas em que as crianças pequenas performam as palavras narradas na escola da infância. |
Abstract: | The central objective of this research is to understand the lifeworlds of young children through their own narratives in educational institutions in the Distrito Federal, supported by a interdisciplinary approach that articulates knowledge from Historical-Cultural Theory, the interface between Performance Studies and Education and of Childhood Social Sciences. The empirical research was carried out with four classes of the 2nd period composed of children aged between 5 and 6 years in four public institutions of Early Childhood Education located in peripheral regions of the Distrito Federal: Cidade Estrutural, Planaltina, Recanto das Emas and Riacho Fundo 2 during the 2021 school year, in the midst of the Covid-19 pandemic. The methodological path was taken from performative ethnography, through artistic-pedagogical practices of reading mediation and storytelling in a virtual and face-to-face context, with the following instruments: participant observation, conversational dynamics, story workshops, ludic activities workshops and written, pictorial and audio recordings of the narrative production of young children. From the narrative performances of the children, the book Children Narrators was produced, containing 57 narratives, categorized according to the themes addressed in the events narrated by them: stories of death, family stories, stories of non-humans, stories of enchanted beings, stories of poverty, stories of heroes and heroines and stories of hurt. The inseparability of oral expression and body expression in the act of narrating and the uniqueness of the strategies used by young children when accessing their audience, whether addressing a particular person or the whole group, using gestures, voice modulation and expressions Distinct facial features were performative principles listed in the analyzed narrative events. The narratives of young children show their worlds of life as a performative practice in childhood school, because by having assured spaces and times to narrate, there is a recognition of the creative power of children's narrative authorship. This is configured as a possibility of aesthetic interlocution between adults and children, reducing intergenerational hierarchies by bringing together the contexts experienced, the multiple childhoods, and the worlds of life through the unique ways in which young children perform the words narrated in the childhood school. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Cênicas (IdA CEN) |
Informações adicionais: | Tese (Doutorada em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado UnB - Covid-19 |
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