Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedreira, Ana Júlia Lemos Alves | - |
dc.contributor.author | Nobre, Valdineia Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T15:42:25Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T15:42:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.citation | NOBRE, Valdineia Ferreira. A prática docente pela voz dos professores da disciplina de ciências da natureza: constituição, necessidades, saberes e uso do tempo de coordenação pedagógica. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49004 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A atuação do professor de Ciências da Natureza (CN) requer conhecimentos
conceituais e metodológicos, alinhados com as necessidades da sociedade, além
daqueles que favoreçam a interação com os estudantes. Mesmo quando essas
necessidades são atendidas na formação inicial, entende-se que os docentes
precisam dar continuidade às reflexões relacionadas aos processos de ensino e de
aprendizagem. Em atenção a essa demanda, foi considerada a existência do tempo
de coordenação pedagógica no turno contrário ao da regência, direcionado segundo
os documentos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), à
reflexão sobre estes processos pedagógicos e a formação continuada dos
profissionais. Assim, o reconhecimento da demanda formativa e a possibilidade do
tempo, suscitou a investigação sobre como o professor de Ciências da Natureza, que
atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental, percebe sua aprendizagem profissional
e a possibilidade de uso da coordenação pedagógica para sua formação continuada.
Foi proposto, então, conhecer estudos sobre formações direcionadas aos professores,
compreender a visão dos docentes sobre as oportunidades e possibilidades de
formação continuada, e favorecer a construção de ideias sobre o uso do tempo de
coordenação pedagógica para uma formação continuada que subsidie as ações
pedagógicas das escolas pesquisadas. A investigação se deu a partir de uma
pesquisa qualitativa, com uso da metodologia de pesquisa-ação, aplicada em escolas
públicas do Distrito Federal. Durante o processo de pesquisa foram utilizadas
discussões em grupo, questionários, entrevistas e análise de documentos, com as
informações examinadas de acordo com a análise de conteúdo descrita por Bardin
(2011). Deste modo, a análise dos registros e a observação enquanto mediadora
oportunizaram uma compreensão do cotidiano dos professores de CN. Foi possível
reconhecer na fala dos professores um desejo de sistematização dos momentos de
coordenação pedagógica e de valorização dos saberes do grupo, na busca de
soluções para problemáticas do cotidiano. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A prática docente pela voz dos professores da disciplina de ciências da natureza : constituição, necessidades, saberes e uso do tempo de coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Naturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Coordenação pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - escolas públicas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The performance of the Natural Sciences (NC) teacher requires conceptual and
methodological knowledge, aligned with the needs of society, in addition to those that
favor interaction with students. Even when these needs are met in initial training, it is
understood that teachers need to continue reflections related to teaching and learning
processes. In response to this demand, it was considered the existence of pedagogical
coordination time in the opposite shift to the regency, directed according to the
documents of the State Department of Education of the Federal District (SEEDF), to
reflection on these pedagogical processes and the continuing education of teachers.
professionals. Thus, the recognition of the training demand and the possibility of time,
raised the investigation on how the Natural Sciences teacher, who works in the Final
Years of Elementary School, perceives his professional learning and the possibility of
using pedagogical coordination for his continuing education. It was proposed,
therefore, to learn about studies on training aimed at teachers, to understand the views
of teachers on opportunities and possibilities for continuing education, and to
encourage the construction of ideas about the use of pedagogical coordination time for
continuing training that subsidizes pedagogical actions. of the schools surveyed. The
investigation was based on qualitative research, using the action-research
methodology, applied in public schools in the Federal District. During the research
process, group discussions, questionnaires, interviews, and document analysis were
used, with the information examined according to the content analysis described by
Bardin (2011). In this way, the analysis of the records and the observation as a
mediator provided an understanding of the daily life of the NC teachers. It was possible
to recognize in the teachers' speech a desire to systematize the moments of
pedagogical coordination and to value the group's knowledge, in the search for
solutions to everyday problems. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Química (IQ) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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