Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49005
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AndreLuizRibeiroVitorino_DISSERT.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Subjetividade, afeto e estranhamento : uma proposta curatorial para a coleção Sérgio Carvalho
Autor(es): Vitorino, André Luiz Ribeiro
Orientador(es): Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de
Assunto: Arte contemporânea
Curadoria - artes
Artes visuais
Psicanálise e arte
Brasília (DF)
Data de publicação: 18-Jul-2024
Referência: VITORINO, André Luiz Ribeiro. Subjetividade, afeto e estranhamento: uma proposta curatorial para a coleção Sérgio Carvalho. 2022. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A partir da Coleção Sérgio Carvalho, investigamos nessa dissertação as principais estratégias de constituição do acervo, os mecanismos utilizados pelo colecionador para sua divulgação, e, após uma pesquisa teórica a respeito do sujeito contemporâneo e de seus mecanismos de projeção em objetos de arte, apresentamos um discurso curatorial que demonstra e enfatiza este percurso. A proposta aborda o sujeito contemporâneo a partir de sua condição fragmentária, buscando relações entre o estranhamento (das unheimliche) e as formas sob as quais os artistas se projetam nas obras do acervo. Situado em Brasília/DF, o acervo de Carvalho é constituído atualmente de mais de duas mil e setecentas obras, de autoria de duzentos e vinte artistas contemporâneos majoritariamente brasileiros, constituindo-se como um dos maiores acervos privados de arte contemporânea do país. Atualmente, em avançado processo de institucionalização, o acervo deverá estar disponível em instituição aberta a pesquisadores e ao público em geral.
Abstract: This study investigates the main strategies of the compilation of Sérgio Carvalho’s collection and the mechanisms used by the collector for its promotion. After a theorical investigation regarding a contemporary subject and also the promotion mechanisms of art objects, we hereby present a curatorial discourse that shows and hightlights this path. This study focuses on a contemporary subject from a fragmentary condition seeking relations between the uncanny (das unheimliche) and the ways the artists project themselves in the objects of the collection. Located in Brasília – DF, Carvalho’s collection is composed of more than two thousand and seven hundred pieces of art made by two hundred and twenty contemporary artists (mostly Brazilians), therefore becoming one of the biggest private collection of contemporary brazilian art. Nowadays, the collection is being institucionalized and, soon, it will be available to researchers and to the public.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Artes Visuais (IdA VIS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2022.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.