Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Mari, Marcelo | - |
dc.contributor.author | Saldarriaga, Mónica Lucía Molina | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T16:43:21Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T16:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SALDARRIAGA, Mónica Lucía Molina. Contradiscursos del mito de identidad en la obra de Libia Posada a la luz de la semiotica de la cultura. 2023. 208 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49009 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os imaginários e os elementos que definem a identidade dos grupos sociais
são configurados a partir de estruturas simbólicas produtos da linguagem, os quais
se difundem por meio de manifestações culturais, que funcionam como despóticos
de memória coletiva na semiosfera. Esta pesquisa teve como objetivo analisar como
a produção artística de Libia Posada contrasta com os discursos hegemônicos
sobre a identidade colombiana, por meio da análise semiótica das obras “Evidencia
Clínica II (2007)” e “Signos Cardinales” (2008), gerando uma reflexão a partir do
referencial teórico e a perspectiva metodológica proposta pela Semiótica da Cultura.
Como resultado, esta análise está estruturada em quatro componentes: o
primeiro trará da motivação e o problema de pesquisa como uma introdução. A
segunda evidencia as delimitações teóricas conceituais da tese em que se definem
os conceitos de cultura, semiosfera, identidade e retrato, bem como a relação entre
arte e medicina que caracteriza a produção do artista colombiana. No terceiro
componente são trabalhadas as estruturas simbólicas que se entrelaçam e definem
a poética do artista, e no último são apresentadas reflexões que mostram como as
obras de Posada questionam os discursos que, sobre o tema do território, da
identidade, a condição do humano, marcaram a história do povo colombiano. Esse
processo de análise abre a possibilidade de pensar as obras como dispositivos de
reconhecimento social daqueles que tem sido sistematicamente invisibilizados,
negados e apagados da história social e política do país, por meio dos discursos
que nascem na instituição e são naturalizados no cotidiano. | pt_BR |
dc.language.iso | spa | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contradiscursos del mito de identidad en la obra de Libia Posada a la luz de la semiotica de la cultura | pt_BR |
dc.title.alternative | Contradiscursos do mito de identidade na obra da Libia Posada à luz da semiótica da cultura | pt_BR |
dc.title.alternative | Counterdiscurses of the myth of identity in the work of Libia Posada in the light of the semiotics of culture | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semiótica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Colômbia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The imaginaries and elements that define the identity of social groups are
configured from symbolic structures that are products of language, which are
disseminated through cultural manifestations, which function as collective memory
devices within the semiosphere. This research aimed to analyze how the artistic
production of Libia Posada contrasts with the hegemonic discourses on Colombian
identity, through the semiotic analysis of the works “Evidencia Clínica II (2007)” and
“Signos Cardinales (2008)”, generating a reflection from the theoreticalmethodological perspective proposed by the Semiotics of Culture.
As a result, this analysis is structured into four components: the first deals
with motivation and the research problem as an introduction. The second, evidence
the conceptual theoretical delimitations of the thesis in which the concepts of culture,
semiosphere, identity and portrait, are defined, as well as the relationship between
art and medicine that is characteristic of the production of the Colombian artist. The
symbolic structures that intertwin and define the artist´s poetics ate worked on in the
third component, and in the last component reflection are presented that show how
Posada´s works question, instigate and cast doubt on the discourses that, about
territory, identity, the condition of human, have marked the history of the Colombian
people. This process of analysis opens the possibility of thinking about the works as
devices for the social recognition of those who have been systematically made
invisible, denied, and erased from the social and political history of the country,
through the discourses that are born in the institution and are naturalized in the
everyday. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Los imaginarios y los elementos que delimitan la identidad de los grupos
sociales se configuran a partir de estructuras simbólicas productos del lenguaje, que
se difunden a través de las manifestaciones culturales, las cuales funcionan como
dispositivos de la memoria colectiva al interior de la semiosfera. Esta investigación
tuvo como objetivo analizar como la producción artística de Libia Posada se
contrapone a los discursos hegemónicos sobre la identidad colombiana, a través
del análisis semiótico de las obras “Evidencia Clínica II (2007)” y “Signos Cardinales
(2008)”, generando una reflexión desde la perspectiva teórico metodológica
propuestas por la Semiótica de la Cultura.
Como resultado, este análisis se estructuro en cuatro componentes: el
primero aborda la motivación y el problema de investigación a modo de introducción.
El segundo, evidencian las delimitaciones teórico conceptuales de la tesis en las
que se definen los conceptos de cultura, semiósfera, identidad y retrato, al igual que
la relación arte y medicina que es característica de la producción de la artista
colombiana. Las estructuras simbólicas que se entretejen y delimitan la poética de
la artista, son trabajados en el tercer componente, y en el último componente se
presentan las reflexiones que evidencian como las obras de Posada cuestionan,
indagan y ponen en duda los discursos que, sobre el territorio, la identidad, la
condición de lo humano, han marcado la historia del pueblo colombiano. Este
proceso de análisis abre la posibilidad de pensar las obras como dispositivos de
reconocimiento social de aquellos que sistemáticamente han sido invisibilizados,
negados y borrados de la historia social y política del país, a través de los discursos
que nacen en la institución y se naturalizan en lo cotidiano. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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