Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Venturelli, Suzete | - |
dc.contributor.author | Nisio, Paulo Fernando Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T16:54:26Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T16:54:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-26 | - |
dc.identifier.citation | NISIO, Paulo Fernando Santos. Transanimação para além do espaço, tempo e movimento. 2023. 195 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49010 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese apresenta uma investigação poética sobre os espaços percorridos pela animação ao longo de sua história e sob a
perspectiva dos artista/animador relacionada a uma vida de convívio com a técnica. Busca compreensão de um método poético
pertencente à animação, embasado na transferência de vivências,
amparado pela práxis e memórias relacionadas à animação, o qual,
desempenhe a função de processo, ferramenta e meio intitulado de
Transanimação. Denota a Transanimação como uma ferramenta expressiva de prospecção, uma manifestação poética criada por meio
de associações com teorias e obras e a partir de uma pesquisa que
tem como pano de fundo, os avanços tecnológicos relacionados a
animação e suas ramificações técnicas e artísticas que passam pela
robótica e automação, até chegar na união humano-máquina. O embasamento se deu a partir de análises de teóricos como Alan Cholodenko, Lucena Junior, Francisco Rüdiger, Sérgio Nesteriuk, Lúcia
Santaella, Dona Haraway e nas obras artísticas e literárias dos artistas Zaven Paré, Phillipe Parreno e Suzete Venturelli, entre outros. Em
concordância com correntes filosóficas como o Transhumanismo, o
pós-humanismo e a cibercultura. Nessa orientação, o texto se organiza em três capítulos e considerações finais, todos com base em
períodos específicos da pesquisa viva. O primeiro momento contém
dados referentes ao trajeto da animação pelos distintos espaços,
indo de um anseio da humanidade até apresenta-se como um meio.
Relaciona esse caminho as experiências que surgem dos relatos de
memórias da infância, sob o viés do espectador, associadas ao universo da animação e seus avanços tecnológicos. O segundo capítulo acolhe os desdobramentos da animação sob a perspectiva das
diferentes mídias e seu transbordamento sobre o universo das artes.
Investiga a ação da animação sobre o espaço cognitivo do espectador. Correlaciona o significado etimológico da palavra animação,
com o desgaste e a finitude humana. Perante o ponto de vista da
tecnologia, faz um paralelo entre o humano e a máquina e suas relações com autonomia e automação. O terceiro capítulo, finaliza o
conceito da tese como um resultado da transaminação. Apresenta
por meio da produção prática e poética a aplicação de conceitos e
teorias investigadas durante a pesquisa. È o ir além, aprofundando-
-se na união entre o humano e a máquina como uma possibilidade
de um futuro próximo, relacionando as características existentes
nesta condição, sob o entendimento de correntes filosóficas como o
transhumanismo, a finitude humana e o vínculo com a forma na qual
fazemos e apreciamos a animação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transanimação para além do espaço, tempo e movimento | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Animação (Cinematografia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-humanismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following thesis presents a poetic investigation of the spaces
through which animation has occupied throughout its history and
from the perspective of the artist/animator related to a lifetime of
contact with the technique. It seeks to understand a poetic method
within animation, based on the transfer of experiences, supported
by praxis and memories related to animation, which plays the role of
process, tool and means entitled Transanimation. It denotes Transanimation as an expressive prospecting tool, a poetic manifestation
created through associations with theories and works and from a
research that has as a background, the technological advances related to animation and its technical and artistic ramifications that
pass through robotics and automation, until reaching the human-
-machine union. This foundation was built on research by theorists
such as Alan Cholodenko, Lucena Junior, Francisco Rüdiger, Sérgio Nesteriuk, Lúcia Santaella, Dona Haraway and the artistic and
literary works of artists Zaven Paré, Phillipe Parreno and Suzete
Venturelli, among others. In line with philosophical currents such as
Transhumanism, posthumanism and cyberculture. As such, the text
is organized into three chapters and final considerations, all based
on specific periods of living research. The first chapter contains data
referring to the path of animation through the different spaces, ranging from a desire of humanity to presenting itself as a means. This
path relates the experiences that arise from the reports of personal
childhood memories, from the perspective of the spectator, associated with the universe of animation and its technological advances.
The second chapter welcomes the unfolding of animation from the
perspective of different media and its overflow into the universe of
the arts. It investigates the action of animation on the spectator’s
cognitive space. It correlates the etymological meaning of the word
animation with the inevitable demise of the human body. From a
technological point of view, it makes a parallel between the human
and the machine and their relationships with autonomy and automation. The third chapter finalizes the concept of the thesis as a
result of transamination. It presents, through practical and poetic
production, the application of concepts and theories investigated
during the research. It is going beyond, deepening the union between the human and the machine as a possibility of the near future, relating the existing characteristics in this condition, under the
understanding of philosophical currents such as transhumanism,
human finitude and the bond with the form in which we make and
appreciate the animation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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