Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ferreira, Luiz Carlos Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Lara, Rodrigo Xavier | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T17:15:21Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T17:15:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | LARA, Rodrigo Xavier. Espelhos: (Auto)biografia fílmica de adolescentes privados de liberdade. 2023. 168 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49012 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A atuação pedagógica no sistema socioeducativo para o ensino nas medidas de internação,
apesar de estar garantida pela lei, enfrenta desafios para promover reflexões significativas
nos adolescentes para o retorno ao convívio social e a não reincidências no cometimento
de novos atos infracionais. A dissertação de mestrado intitulada: “Espelhos:
(Auto)biografia fílmica de adolescentes privados de liberdade”, promoveu uma
abordagem por meio das narrativas de vida, considerando-a como um possível caminho
na tentativa de contribuir para ressocialização, ou seja, a volta ao convívio familiar e
social dos adolescentes em conflito com a lei. Neste contexto, foi possível revisitar o
Projeto Espelhos, reformulando e ampliando seus referenciais, para assim refletir sobre
as contribuições de uma proposta (auto)biográfica fílmica como método para ações no
socioeducativo. A dissertação de mestrado contribui para a ampliação de ações
pedagógicas sustentadas na garantia dos Direitos Humanos, bem como, para considerar a
relevância do lugar de fala desses jovens, instigando a construção de projetos de vida a
partir da percepção sobre si mesmo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Espelhos : (Auto)biografia fílmica de adolescentes privados de liberdade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autobiografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filmes - uso na educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Narrativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes em privação de liberdade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The pedagogical performance in the socio-educational system for teaching in
confinement measures, despite being guaranteed by the law, faces challenges to promote
significant reflections in adolescents for the return to social life and the non-recurrence in
the commission of new infractions. The master's dissertation entitled: "Mirrors: Filmic
(Self)biography of adolescents deprived of liberty", promoted an approach through life
narratives, considering it as a possible way in an attempt to contribute to the
resocialization, that is, the return to family and social life of adolescents in conflict with
the law. In this context, it was possible to revisit the “Mirrors Project”, reformulating and
expanding its references, in order to reflect on the contributions of a filmic
(auto)biographic proposal as a method for socio-educational actions. The master's
dissertation contributes to the expansion of pedagogical actions based on the guarantee
of Human Rights, as well, as to consider the relevance of these young people's place of
speech, instigating the construction of life projects from the perception of themselves. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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