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2023_SamiraDaSilveiraRabelloPereira_TESE.pdf4,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorD’Angelo, Biagio-
dc.contributor.authorPereira, Samira da Silveira Rabello-
dc.date.accessioned2024-07-18T17:40:57Z-
dc.date.available2024-07-18T17:40:57Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2023-03-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Samira da Silveira Rabello. Sobrevivência de uma imagem: do feminino da Vênus-Afrodite a Marina Abramovic. 2023. 192 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49014-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsta tese analisa a sobrevivência da Vênus na temporalidade da arte contemporânea, refletindo sobre como a arte de Marina Abramovic responde a essa presença duradoura. Essas questões apontam para a presença de uma idealização do feminino, mas também contribuem para pensar sobre o papel da arte na formação do imaginário coletivo, dialogam com interrogações sobre a objetificação do sujeito e a colonização de seus corpos. Com base no conceito de sobrevivência (Nachleben) de Aby Warburg e em sua análise, buscou-se traçar um diálogo com outras narrativas para analisar seus efeitos, refletir as representações na história da arte por meio das fórmulas do pathos (Pathosformel) na iconografia de Vênus. Para tal, apresenta-se um panorama histórico para, em seguida, apresentar as análises textuais e visuais, buscando as intertextualidades. Norteia nosso estudo o problema de como esse passado habita as narrativas artísticas ao longo do tempo e como a poética de Marina Abramovic interage com essas sobrevivências. A metamorfose é o método do fazer dos mitos e o fio condutor para entender o fragmentar das deusas e do feminino no processo do tempo. O resultado dessa exploração é a confirmação de que a história foi resultado de uma única perspectiva: o olhar masculino sobre corpos e sujeitos femininos. A resposta de Marina Abramovic, a artista escolhida para esta exploração, é por meio da performance e de seu corpo político, desconstruindo as verdades canônicas sobre os arquétipos femininos, os usos de seus corpos e seus destinos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSobrevivência de uma imagem : do feminino da Vênus-Afrodite a Marina Abramovicpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordArte contemporâneapt_BR
dc.subject.keywordMitologiapt_BR
dc.subject.keywordCorpo humanopt_BR
dc.subject.keywordEstéticapt_BR
dc.subject.keywordMulherespt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This thesis analyzes the survival of Venus in the temporality of contemporary art, reflecting on how Marina Abramovic's art responds to this enduring presence. These questions point to the presence of an idealization of the feminine, but they also contribute to thinking about the role of art in the formation of the collective imagination, dialoguing with questions about the objectification of the subject and the colonization of their bodies. Based on Aby Warburg's concept of survival (Nachleben) and his analysis, an attempt was made to establish a dialogue with other narratives in order to analyze their effects, reflect on representations in the history of art through the formulas of pathos (Pathosformel) in the iconography of Venus. To this end, a historical overview is presented to then present the textual and visual analyses, seeking intertextualities. Our study is guided by the problem of how this past inhabits artistic narratives over time and how Marina Abramovic's poetics interacts with these survivals. Metamorphosis is the method of making myths and the common thread to understand the fragmentation of goddesses and the feminine in the process of time. The result of this exploration is the confirmation that the story was the result of a single perspective, the male gaze on female bodies and subjects. The response of Marina Abramovic, the artist chosen for this exploration, is through performance and her political body, deconstructing the canonical truths about female archetypes, the uses of their bodies and their destiny.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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