Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | D’Angelo, Biagio | - |
dc.contributor.author | Pereira, Samira da Silveira Rabello | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T17:40:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T17:40:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-29 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Samira da Silveira Rabello. Sobrevivência de uma imagem: do feminino da Vênus-Afrodite a Marina Abramovic. 2023. 192 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49014 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese analisa a sobrevivência da Vênus na temporalidade da arte
contemporânea, refletindo sobre como a arte de Marina Abramovic responde a essa
presença duradoura. Essas questões apontam para a presença de uma idealização
do feminino, mas também contribuem para pensar sobre o papel da arte na formação
do imaginário coletivo, dialogam com interrogações sobre a objetificação do sujeito e
a colonização de seus corpos. Com base no conceito de sobrevivência (Nachleben)
de Aby Warburg e em sua análise, buscou-se traçar um diálogo com outras narrativas
para analisar seus efeitos, refletir as representações na história da arte por meio das
fórmulas do pathos (Pathosformel) na iconografia de Vênus. Para tal, apresenta-se
um panorama histórico para, em seguida, apresentar as análises textuais e visuais,
buscando as intertextualidades. Norteia nosso estudo o problema de como esse
passado habita as narrativas artísticas ao longo do tempo e como a poética de Marina
Abramovic interage com essas sobrevivências. A metamorfose é o método do fazer
dos mitos e o fio condutor para entender o fragmentar das deusas e do feminino no
processo do tempo. O resultado dessa exploração é a confirmação de que a história
foi resultado de uma única perspectiva: o olhar masculino sobre corpos e sujeitos
femininos. A resposta de Marina Abramovic, a artista escolhida para esta exploração,
é por meio da performance e de seu corpo político, desconstruindo as verdades
canônicas sobre os arquétipos femininos, os usos de seus corpos e seus destinos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sobrevivência de uma imagem : do feminino da Vênus-Afrodite a Marina Abramovic | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mitologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo humano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis analyzes the survival of Venus in the temporality of contemporary
art, reflecting on how Marina Abramovic's art responds to this enduring presence.
These questions point to the presence of an idealization of the feminine, but they also
contribute to thinking about the role of art in the formation of the collective imagination,
dialoguing with questions about the objectification of the subject and the colonization
of their bodies. Based on Aby Warburg's concept of survival (Nachleben) and his
analysis, an attempt was made to establish a dialogue with other narratives in order to
analyze their effects, reflect on representations in the history of art through the formulas
of pathos (Pathosformel) in the iconography of Venus. To this end, a historical overview
is presented to then present the textual and visual analyses, seeking intertextualities.
Our study is guided by the problem of how this past inhabits artistic narratives over
time and how Marina Abramovic's poetics interacts with these survivals.
Metamorphosis is the method of making myths and the common thread to understand
the fragmentation of goddesses and the feminine in the process of time. The result of
this exploration is the confirmation that the story was the result of a single perspective,
the male gaze on female bodies and subjects. The response of Marina Abramovic, the
artist chosen for this exploration, is through performance and her political body,
deconstructing the canonical truths about female archetypes, the uses of their bodies
and their destiny. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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