Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49017
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AlejandraAlfonsoPerez_DISSERT.pdf22,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Fátima Aparecida dos-
dc.contributor.authorPérez, Alejandra Alfonso-
dc.date.accessioned2024-07-18T18:02:59Z-
dc.date.available2024-07-18T18:02:59Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.citationPÉREZ, Alejandra Alfonso. Identidade no espaço urbano: um olhar nas cidades de Havana e Brasília. 2023. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49017-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa dialoga com o conceito de identidade no espaço urbano, desde o olhar do design gráfico nas cidades de Havana e Brasília. A relação entre o design gráfico e a cidade pode ser analisada desde várias perspectivas, aqui a abordarei sob o ponto de vista da criação de um produto de design, da influência dos fenômenos culturais no estilo gráfico e do lugar do imaginário urbano nos processos criativos. Será construída uma leitura com viés semiótico sobre o contexto urbano para entender como funciona a cadeia de comunicação entre espaço, designer e sociedade na linha de criação profissional do design gráfico.Proponho a análise de soluções gráficas das duas cidades, como forma de estabelecer um paralelo entre o jeito de entender o design e a comunicação dentro das cidades. Além da coleta de trabalhos profissionais, proponho a criação de uma pasta fotográfica, com referências às duas cidades, para comparar assim semelhanças e diferenças na visualidade local. A relevância desta pesquisa radica na possibilidade de entender como o design gráfico, através da semiótica, pode ser a voz de um estilo, de uma lógica comunicativa que define não só uma simples visualidade, mas sim uma forma de enxergar o mundo marcado pelo contexto urbano.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdentidade no espaço urbano : um olhar nas cidades de Havana e Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesign gráficopt_BR
dc.subject.keywordSemióticapt_BR
dc.subject.keywordCubapt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - arquiteturapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade visualpt_BR
dc.subject.keywordEspaço urbanopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research explores the concept of identity in urban spaces, focusing on the perspective of graphic design in the cities of Havana and Brasília. The relationship between graphic design and the city can be analyzed from various angles. In this study, I will approach it from the viewpoint of creating a design product, considering the influence of cultural phenomena on graphic style, and exploring the role of urban imagination in creative processes. A semiotic analysis of the urban context will be conducted to understand the communication chain among space, designer, and society in the professional practice of graphic design. The research aims to analyze graphic solutions in both cities, establishing a parallel between their approaches to design and communication within urban environments. In addition to gathering professional works, a photographic portfolio will be created, referencing both cities, allowing for comparisons of similarities and differences in local visual aesthetics. The significance of this project lies in the opportunity to comprehend how graphic design, through semiotics, can serve as the voice of a style, representing a communicative logic that defines not merely a visual identity but also a way of perceiving the world shaped by urban contexts.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Design (IdA DIN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.