Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Fátima Aparecida dos | - |
dc.contributor.author | Pérez, Alejandra Alfonso | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:02:59Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | PÉREZ, Alejandra Alfonso. Identidade no espaço urbano: um olhar nas cidades de Havana e Brasília. 2023. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49017 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa dialoga com o conceito de identidade no espaço urbano, desde o olhar do design
gráfico nas cidades de Havana e Brasília. A relação entre o design gráfico e a cidade pode ser
analisada desde várias perspectivas, aqui a abordarei sob o ponto de vista da criação de um
produto de design, da influência dos fenômenos culturais no estilo gráfico e do lugar do
imaginário urbano nos processos criativos. Será construída uma leitura com viés semiótico
sobre o contexto urbano para entender como funciona a cadeia de comunicação entre espaço,
designer e sociedade na linha de criação profissional do design gráfico.Proponho a análise de
soluções gráficas das duas cidades, como forma de estabelecer um paralelo entre o jeito de
entender o design e a comunicação dentro das cidades. Além da coleta de trabalhos
profissionais, proponho a criação de uma pasta fotográfica, com referências às duas cidades,
para comparar assim semelhanças e diferenças na visualidade local. A relevância desta
pesquisa radica na possibilidade de entender como o design gráfico, através da semiótica,
pode ser a voz de um estilo, de uma lógica comunicativa que define não só uma simples
visualidade, mas sim uma forma de enxergar o mundo marcado pelo contexto urbano. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identidade no espaço urbano : um olhar nas cidades de Havana e Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design gráfico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Semiótica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuba | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - arquitetura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade visual | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaço urbano | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research explores the concept of identity in urban spaces, focusing on the perspective of
graphic design in the cities of Havana and Brasília. The relationship between graphic design
and the city can be analyzed from various angles. In this study, I will approach it from the
viewpoint of creating a design product, considering the influence of cultural phenomena on
graphic style, and exploring the role of urban imagination in creative processes. A semiotic
analysis of the urban context will be conducted to understand the communication chain
among space, designer, and society in the professional practice of graphic design. The
research aims to analyze graphic solutions in both cities, establishing a parallel between their
approaches to design and communication within urban environments. In addition to gathering
professional works, a photographic portfolio will be created, referencing both cities, allowing
for comparisons of similarities and differences in local visual aesthetics. The significance of
this project lies in the opportunity to comprehend how graphic design, through semiotics, can
serve as the voice of a style, representing a communicative logic that defines not merely a
visual identity but also a way of perceiving the world shaped by urban contexts. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|