Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souto, Virgínia Tiradentes | - |
dc.contributor.author | Arantes, Eduardo Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T18:27:10Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T18:27:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.citation | ARANTES, Eduardo Garcia. Experiência do usuário em websites universitários: aplicação do questionário de websites universitários no estudo de caso da Universidade de Brasília. 2023. 121 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49018 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve por objetivo investigar a experiência dos usuários ao utilizar
websites universitários. Para tanto, empreendeu-se pesquisa referencial teórica sobre
os temas “usabilidade” e “websites institucionais universitários”, dos quais se verificam
estudos de casos em websites acadêmicos, bem como a relação destes com o estudo
de caso em voga. Dessa feita, inicialmente, procedeu-se um estudo piloto no website
do Instituto de Artes da Universidade de Brasília e, para fins de analogia, uma
pesquisa no website do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Por conseguinte, como foco da
pesquisa, empreendeu-se estudo de caso do website da Universidade de Brasília. De
modo quantitativo e qualitativo, para fins metodológicos, fez-se uso de questionário
originado da ferramenta Meu Website de Notícias (Cruz, 2015). Essa ferramenta foi
adaptada para a aplicação em websites universitários e denominada Questionário de
Websites Universitários (“QWU”). O QWU foi dividido em seis fatores principais, quais
sejam: 1) Sobre o usuário; 2) Usabilidade (eficiência e eficácia); 3) Adequação visual;
4) Identificação; 5) Motivação; e, 6) Feedback. Também como via metodológica,
empreendeu-se uma pesquisa qualitativa em forma de entrevista e semiestruturada,
com os designers do website da Universidade de Brasília. Os resultados desses
estudos demonstram a eficácia da ferramenta QWU para análise da experiência dos
usuários de Websites Universitários. Sobre o estudo de caso, conclui-se a
necessidade de melhoria e aprimoramentos no website da Universidade de Brasília,
em meio ao desenvolvimento em plataformas e uma tentativa de aperfeiçoamento
neste sentido. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Experiência do usuário em websites universitários : aplicação do questionário de websites universitários no estudo de caso da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de interface | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência do usuário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sites da Web | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study aimed to investigate users' experiences when using university
websites. To this end, theoretical reference research was undertaken on the topics
“usability” and “university institutional websites”, of which case studies on academic
websites are verified, as well as their relationship with the case study in vogue. This
time, initially, a pilot study was carried out on the website of the Institute of Arts of the
University of Brasília and, for analogy purposes, a survey on the website of the
Postgraduate Program in Communication of the Federal University of Recôncavo da
Bahia. Therefore, as the focus of the research, a case study of the University of Brasília
website was undertaken. In a quantitative and qualitative way, for methodological
purposes, we used a questionnaire originating from the Meu Website de Notícias tool
(Cruz, 2015). From then on, the based questionnaire was applied to university
websites, called the University Websites Questionnaire, divided into six main factors,
namely: 1) About the user; 2) Usability (efficiency and effectiveness); 3) Visual
adequacy; 4) Identification; 5) Motivation; and, 6) Feedback. Also as a methodological
approach, qualitative research was undertaken in the form of an interview and semistructured, with the designers of the University of Brasília website. The results of these
studies demonstrate the effectiveness of the QWU tool for analyzing the experience of
users of University Websites. Regarding the case study, the need for improvement and
enhancements to the University of Brasília website is concluded, amid development
on platforms and an attempt to improve in this sense. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|