http://repositorio.unb.br/handle/10482/4902
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese Cibernarratologia completa_revisada[1].pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Cibernarratologia : um estudo integrado sobre narrativas ficcionais da cibercultura |
Autor(es): | Meneses, Sarom Silva de |
Orientador(es): | Siewierski, Henryk |
Assunto: | Cibercultura Ciberespaço Literatura - estudo e ensino |
Data de publicação: | 2009 |
Referência: | MENESES, Sarom Silva de. Cibernarratologia: um estudo integrado sobre narrativas ficcionais da cibercultura. 2009. 274 f. Tese (Doutorado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009. |
Resumo: | A presente pesquisa se propõe a fornecer um conceito de cibernarratologia que integre a tradição da narratologia e as transformações trazidas pelo desdobramento da narrativa ficcional no ciberespaço, considerando os seus formatos estruturais lineares e multilineares, a integração da rede de conhecimentos e da rede de dimensões de leituras inerentes à obra literária, tendo o texto narrativo ficcional como unidade textual. Projeta também o desenvolvimento de ações para criação de métodos adaptativos para suporte digital voltadas para o ensino dos clássicos literários com foco na geração digital, propondo como conteúdo digital uma adaptação do clássico Os Lusíadas, de Luís de Camões, para um formato de narrativa interativa. Assim, torna-se possível a identificação de processos de formação de uma cibercultura literária, onde o repasse do cânone tradicional e das novas formas de produção da narrativa ficcional vão constituindo a especialização de uma tecnologia peculiar da narrativa ficcional e do resgate humanizador do ambiente virtual como extensão dos anseios e do imaginário humano. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The present research aims at providing a concept of cyber-narratology that can integrate the tradition of the narratology and the transformations brought by the unfolding of the fictional narrative in cyberspace, considering the latter’s linear and multilinear formats, the integration of knowledge networks and readings of literary works in the consideration of narrative texts as textual units. In addition to the purpose of finding a proposal for teaching literary classics to the digital generation, working on the project of adapting the narrative of the classic ‘The Lusiads’ by Camões into an interactive narrative format which seeks to prioritize putting the reader’s background in contact with the richness of literary production and not only with the interactivity that is typical of electronic games. This is the rise of a literary cyber-culture where the transmission of the traditional canon and of new forms of producing fictional narrative will constitute the identification of a fictional narrative technology and a humanizing rescue of the virtual environment as an extension of human imaginary and longing. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Letras (IL) Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) |
Informações adicionais: | 274 f. : il. |
Informações de Acesso e Conteúdo: | Tese apresentada ao Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB) como parte dos requisitos para a obtenção do título de Doutor. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Literatura |
Licença: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.