Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Klein, Stefan Fornos | pt_BR |
dc.contributor.author | Palmeira, Andressa Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T19:02:52Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T19:02:52Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-24 | - |
dc.identifier.citation | PALMEIRA, Andressa Vieira. Impenetrabilidade acadêmica e as dinãmicas de reconhecimento das mulheres cientistas: dois corpos podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo?. 2023. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49026 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação de mestrado investigou as dinâmicas de reconhecimento existentes entre
pós-graduandas na sociologia, voltando-se especificamente a programas avaliados como de
excelência. O campo acadêmico se apresenta como ambiente historicamente construído a
partir de bases masculinas e embranquecidas, o que dificulta a inserção e ascensão das
mulheres e pessoas negras neste espaço. Apesar de maioria na graduação, elas ainda não são
expressivamente presentes na pós-graduação e, sobretudo, no topo da carreira acadêmica.
Considerando os diferentes cruzamentos de categorias e seus efeitos nas experiências, esta
pesquisa buscou avaliar as trajetórias no processo de luta por reconhecimento articulada às
discussões referentes a gênero e raça na academia. Os procedimentos metodológicos aliaram
uma primeira incursão a respeito dos programas de pós-graduação selecionados, um
questionário online com estudantes desses programas, além de entrevistas individuais e em
profundidade com seis mulheres escolhidas dentre o último grupo mencionado. A dissertação
está dividida em três capítulos e sua estrutura de raciocínio se fundamenta nas três fases do
reconhecimento para Axel Honneth, incluindo considerações críticas a respeito de seu
trabalho, notadamente levando em conta a perspectiva de Nancy Fraser sobre a redistribuição.
O primeiro capítulo expõe a literatura que fundamenta a investigação, bem como a
metodologia empregada. O segundo capítulo se atenta às fases do reconhecimento pelo amor
e pelo direito, integrando os dados coletados no questionário e nos relatos das entrevistadas. O
terceiro capítulo, finalmente, segue a disposição do segundo, mas aprofunda o debate
especificamente voltado à terceira fase do reconhecimento, a qual se dá maior destaque: a da
solidariedade. Constatei que todas as mulheres, com suas trajetórias caracterizadas
interseccionalmente, experienciaram a academia de formas diferentes, mas apresentando
diversas sobreposições relevantes em seus relatos. Elas pontuaram as dificuldades de inserção
e ascensão no meio, marcadas pela discriminação racial e de gênero. Percebem que a
academia não foi pensada para que elas a ocupassem e, a partir das características de sua
condição como efetivas ocupantes de um espaço, mas sem terem participado da criação de
seus códigos, considero que é pertinente interpretar essa relação como a do status de outsiders
within, baseada na conceituação de Patricia Hill Collins. Essa sensação de não pertencimento
culmina no não reconhecimento, que não se compensa nas medidas que vêm sendo adotadas
para a inclusão de mulheres e pessoas negras nesses espaços, apesar de muito importantes.
Também notei a importância de figuras femininas de referência para o incentivo à
continuidade dos estudos e para a construção de uma realidade que transforme a lógica da
produção de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Impenetrabilidade acadêmica e as dinãmicas de reconhecimento das mulheres cientistas : dois corpos podem ocupar o mesmo lugar ao mesmo tempo? | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pós-graduação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões de gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Questões raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interseccionalidade | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This master thesis investigated the dynamics of recognition that exist among graduate
students in sociology, specifically in programs that are considered of excellence. The
academic field was historically built in a masculine and whitened foundation, which makes it
harder for women and black people to insert themselves and rise in this career. Despite being
the majority in undergraduate courses, women are still less present in graduate courses, as
well as at the top of the academic career. Considering the different intersections of categories
and their effects on experiences, this research sought to evaluate the trajectories in the
struggle for recognition, articulated with discussions regarding gender and race in the
academy. The methodological procedures combined a first overview of the selected graduate
programs, an online questionnaire with students from these programs, as well as individual
and in-depth interviews with six women chosen from the last group. The thesis is divided into
three chapters and its structure is based on the three phases of recognition for Axel Honneth,
including critical considerations about his work, notably taking into account Nancy Fraser’s
perspective on redistribution. The first chapter presents the references that underlie the
investigation, as well as the methodology. The second chapter pays attention to the
recognition phases named love and respect, integrating the data collected in the questionnaire
and in the interviews. Finally, the third chapter follows the disposition of the second one, but
deepens the debate focusing on the third and most prominent phase of recognition for this
work: social esteem. I found that all the women, with their trajectories intersectionally
characterized, experienced the academy in different ways, but with several relevant overlaps
in their narratives. They pointed out the difficulties of insertion and ascension in the academic
field, stressed by racial and gender discrimination. They understand that the academy was not
designed for them to occupy it and, considering the characteristics of their condition as
effective occupants of a space with no saying in the creation of their codes, I find it relevant to
interpret their status as outsiders within, based on the concept designed by Patricia Hill
Collins. This feeling of not belonging culminates in non-recognition, which is not
compensated for in the measures that have been adopted for the inclusion of women and black
people in these spaces, although they are very important. I also noticed the importance of
female reference figures for encouraging the continuity of studies, and for building a reality
that transforms the logic of knowledge production. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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