Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Abreu, Breno Tenório Ramalho de | - |
dc.contributor.author | Gonzalez, Marcele Kristine Cardoso | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-18T19:40:44Z | - |
dc.date.available | 2024-07-18T19:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.citation | GONZALEZ, Marcele Kristine Cardoso. Análise do ensino de práticas sustentáveis nos cursos de graduação em Design de Moda no Distrito Federal. 2024. 105 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49036 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de moda no Brasil é recente, chegando ao país no final da década de 80 e sua
formação deveria ter correlação direta com a sustentabilidade devido ao grande impacto
ambiental que a indústria têxtil provoca ao fabricar uma peça de roupa. Ao analisar as grades
curriculares das Instituições de Ensino Superior em design de moda, nota-se conteúdos em
comum como história, metodologia científica, modelagem, costura, desenho e disciplinas
relacionadas à material têxtil e marketing de moda, observando-se a escassez de disciplinas
que abordam a sustentabilidade no aspecto ambiental e moda no contexto social, econômico e
cultural, uma condição essencial para a promoção de melhorias para a população, tanto no que
diz respeito ao seu bem estar quanto na sua formação. Diante disso, o presente trabalho
acadêmico tem como objetivo analisar a formação do profissional de design de moda no
Distrito Federal conforme as práticas sustentáveis explorando os projetos pedagógicos dos
cursos e conduzindo entrevistas com os coordenadores e questionários aos alunos com intuito
de compreender a integração das práticas sustentáveis no ensino-aprendizagem e efetividade
do assunto na formação do futuro designer de moda. Investigamos as práticas sustentáveis nos
cursos de Tecnologia em Design de Moda oferecidos pelo Centro Universitário IESB, Centro
Universitário UNIP e Instituto Federal de Brasília. Adota-se uma abordagem exploratóriadescritiva de natureza qualitativa, fundamentada em pesquisa bibliográfica e análise
documental. Para nortear a pesquisa, com base em autores exploramos conceitos como
Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável, Moda e Projeto Pedagógico de Curso, para
com isso, aplicar as metodologias de entrevistas junto as coordenações e questionários aos
alunos das instituições de ensino superior mencionadas. Para essa análise e estudo de caso, foi
preciso integras os projetos pedagógicos e respostas dos agentes, que resultou no mapeamento
de estratégias como uma proposta para que os alunos atendam as demandas socioambientais
da indústria da moda de forma consciente e engajada local. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise do ensino de práticas sustentáveis nos cursos de graduação em Design de Moda no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moda - sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria da moda | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Fashion education in Brazil is recent, arriving in the country in the late 1980s, and its
curriculum should have a direct correlation with sustainability due to the significant
environmental impact caused by the textile industry when producing a piece of clothing.
When analyzing the curricula of Higher Education Institutions in fashion design, common
contents such as history, scientific methodology, pattern making, sewing, drawing, and
disciplines related to textile materials and fashion marketing are noted, observing the scarcity
of disciplines addressing sustainability in environmental aspects and fashion in the social,
economic, and cultural context, an essential condition for promoting improvements for the
population, both in terms of their well-being and their education. Therefore, this academic
work aims to analyze the training of fashion design professionals in the Federal District
according to sustainable practices by exploring the pedagogical projects of the courses and
conducting interviews with coordinators and questionnaires with students in order to
understand the integration of sustainable practices in teaching-learning and the effectiveness
of the subject in the formation of future fashion designers. We investigated sustainable
practices in the Fashion Design Technology courses offered by IESB University Center,
UNIP University Center, and the Federal Institute of Brasília. An exploratory-descriptive
approach of a qualitative nature is adopted, based on bibliographic research and document
analysis. To guide the research, based on authors, we explore concepts such as Sustainability,
Sustainable Development, Fashion, and Course Pedagogical Project, in order to apply
methodologies of interviews with coordinations and questionnaires to students from the
mentioned higher education institutions. For this analysis and case study, it was necessary to
integrate the pedagogical projects and responses of the agents, which resulted in the mapping
of strategies as a proposal for students to meet the socio-environmental demands of the
fashion industry in a conscious and engaged manner locally. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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