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2021_VanessaCristinaCavalcantideMendonca.pdf14,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMari, Marcelo-
dc.contributor.authorMendonça, Vanessa Cristina Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2024-07-18T20:40:51Z-
dc.date.available2024-07-18T20:40:51Z-
dc.date.issued2024-07-18-
dc.date.submitted2021-08-18-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Vanessa Cristina Cavalcanti de. As estampas modernas para tecidos na década de 1950: e a alquimia entre abstração e o acaso em Fayga Ostrower. 2021. 143 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49042-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractMendonça, Vanessa. Universidade de Brasília. A presente pesquisa tem como objeto principal o levantamento e estudo do acervo de estampas para tecidos desenhados por Fayga Ostrower nas décadas de 1950 e 1960. Fayga Iniciou esta empreitada em 1951 com sociedade com o também artista Decio Vieira que ficou responsável pela parte administrativa e comercial da sociedade. Em conjunto, os artistas abriram uma loja que funcionou como lugar de expor e comercializar não só os tecidos como também obras de arte de diversos artistas. O trabalho está dividido em 03 capítulos e seus subitens. No primeiro capítulo, tratamos dos cursos livres que funcionaram naquele momento e que foram importantes na formação da artista como uma artista múltipla e moderna. No Segundo Capítulo trazemos as influências artísticas, a movelaria, a arquitetura modernista e como todas essas atividades foram tocadas pelas criações abstratas de Fayga Ostrower. Já no terceiro e último capítulo apresentamos parte do acervo e fazemos uma contextualização sobre os grupos de tecidos que denominamos de sintetizantes, no que tange às formas, uma vez que não são mais figurativos ou os abstratos informais ou líricos. Nesse estudo, utilizamos o acervo doado à pesquisa pela família de Decio Vieira, na figura da D. Dulce, sua esposa o qual denominamos de acervo D&D.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs estampas modernas para tecidos na década de 1950 : e a alquimia entre abstração e o acaso em Fayga Ostrowerpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecidos - estampapt_BR
dc.subject.keywordOstrower, Fayga, 1920-2001pt_BR
dc.subject.keywordTecidos desenhadospt_BR
dc.subject.keywordDesignpt_BR
dc.description.abstract1Mendonça, Vanessa. University of Brasília. The main object of this research is to survey and study the collection of prints for fabrics designed by Fayga Ostrower in the 1950s and 1960s. Fayga started this project in 1951 in partnership with the artist Decio Vieira, who was more responsible for the administrative and commercial company. Both artists opened a store that served as a place to exhibit and sell not only fabrics but also works of art by various artists. The work is divided into 03 chapters and their sub-items. In the first chapter we deal with the open courses that worked at that time and that were important in the formation of the artist as a multiple and modern artist. In the Second Chapter we bring artistic influences, furniture, modernist architecture and how all these activities were touched by the abstract creations of Fayga Ostrower. In the third and last chapter, we present the collection and contextualize the groups of fabrics that we call symbolic or allegorical, as they are no longer figurative and abstracts, are informal or lyrical. In this study, we used the collection donated to the research by Decio Vieira's family, in the figure of Mrs. Dulce, his wife, who we called the D&D collection.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Artes Visuais (IdA VIS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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