Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Maron, Marco Aurelio de Lima | - |
dc.contributor.author | Góes, Thiago Montenegro | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T15:10:02Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19T15:10:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-23 | - |
dc.identifier.citation | MARON, Marco Aurelio de Lima; GÓES, Thiago Montenegro. Algoritmo adicionado ao planejamento urbano e ambiental:
otimização multiobjetivo do trecho da Via Transbrasília. Paranoá, [S. l.], v. 16, n. 36, p. 1–25, 2023. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n36.2023.07. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/47193. Acesso em: 19 jul. 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49059 | - |
dc.description.abstract | Durante o processo de planejamento urbano, a morfologia é comumente padronizada e, muitas vezes,
não leva em conta a diversidade de fatores que compõem o ambiente construído, o que prejudica a
performance ambiental e sua viabilidade comercial, uma vez que a influência do contexto urbano e os
parâmetros urbanísticos interferem diretamente nos níveis de radiação, iluminação natural e potencial
construtivo. O presente trabalho visa desenvolver uma forma urbana para a Via Transbrasília por meio
da otimização de quatro objetivos: amenizar a incidência de radiação solar para redução de carga
térmica, o melhor aproveitamento da luz natural, a maximização de área construída e a verticalização
para valorização imobiliária. O objeto de estudo escolhido é a área da futura ocupação da Via
Transbrasília, por entender que se trata de intenção de ocupação que não possui loteamento efetivo e
não foi consolidada e, portanto, ainda cabem melhorias nas leis de uso e ocupação do solo. Foram
criados cinco cenários controle de morfologias homogêneas que servem como base de comparação
para os 900 cenários gerados a partir da análise evolutiva com o plug-in Wallacei. Os cenários foram
criados com os softwares Rhinoceros e Grasshopper. Para todos eles, foram executadas simulações
de radiação e iluminação natural usando as ferramentas Ladybug e Honeybee. A área e o número de
pavimentos foram analisados pelo Grasshopper. Os estudos abrangeram todas as edificações dentro
da área de estudo. Os resultados mostram que morfologias homogêneas não conseguem contemplar
todos os objetivos de forma equivalente, já as morfologias com variação entre as edificações têm
maior capacidade de atender a diversos objetivos e podem obter uma performance otimizada.
Conclui-se que a utilização da análise evolutiva multiobjetivo aliada às simulações computacionais
pode ser de grande valia para o planejamento urbano, quebrando o conceito de padronização em
massa e viabilizando a personalização dos elementos urbanos. O estudo demonstra é possível utilizar
ferramentas computacionais que auxiliem no planejamento de cidades mais equilibradas, que
permitam conciliar a performance ambiental e outros parâmetros inerentes ao contexto urbano | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Algoritmo adicionado ao planejamento urbano e ambiental : otimização multiobjetivo do trecho da Via Transbrasília | pt_BR |
dc.title.alternative | Algorithm aided to urban and environmental planning : multi-objective optimization of the Via Transbrasília section | pt_BR |
dc.title.alternative | Algoritmo agregado al proyecto urbano y ambiental : optimización multiobjetivo del tramo Via Transbrasília | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Algoritmo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conforto ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise multicritério | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY) Licensed under a Creative Commons Attribution International License. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n36.2023.07 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In urban planning, morphology is commonly standardized and often does not take into account the
diversity of factors that make up the built environment, which can harm environmental and commercial
performance, since the influence of the urban context and urban parameters directly interfere with
radiation levels (irradiance), natural lighting and constructive potential. The study aims to analyze
possibilities of urban occupation that optimize urban morphology, aiming to meet four objectives:
alleviating the incidence of solar radiation to reduce thermal load, better use of natural light, maximizing
built-up area and verticalization for real estate valuation. The chosen object of study is the area of
future occupation of Via Transbrasilia, as it is understood that this is an intention of occupation that
does not have an effective subdivision and has not been consolidated, and therefore it is still
appropriate to improve the laws for the use and occupation of the ground. Five homogeneous
morphology control scenarios were created that serve as a basis for comparison for the 900 (nine
hundred) scenarios generated from the evolutionary analysis with the Wallacei plugin — for all
scenarios were performed radiation and daylighting simulations and area and number of floors analysis,
covering all buildings within the study area. The results shows that homogeneous morphologies cannot
meet all objectives in an equivalent way, whereas morphologies with variation between buildings have
greater capacity to meet different objectives and can obtain an optimized performance. It can be
concluded that the use of multiobjective evolutionary analysis combined with computer simulations can
be of great value for urban planning, breaking the concept of mass standardization and enabling the
customization of urban elements. The study demonstrates that we can use computational tools that
help in planning more balanced cities, allowing us to conciliate environmental performance and other
parameters inherent to the urban context. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | En la planificación urbana, la morfología se estandariza comúnmente y, a menudo, no toma en cuenta
la diversidad de factores que componen el entorno construido, que pueden dañar el desempeño
ambiental y comercial, ya que la influencia del contexto urbano y de los parámetros urbanos interfieren
directamente en los niveles de radiación, iluminación natural y potencial constructivo. El estudio tiene
como finalidad analizar las posibilidades de ocupación urbana que optimizan la morfología urbana, con
la intención de cumplir cuatro objetivos: aliviar la incidencia de la radiación solar para reducir la carga
térmica, mejor aprovechamiento de la luz natural, maximizar la superficie edificada y la verticalización
para la valoración inmobiliaria. El objeto de estudio elegido es el área de la futura ocupación de Vía
Transbrasilia, por entenderse que se trata de una intención de ocupación que no cuenta con una
subdivisión efectiva y no se ha consolidado, por lo que sigue siendo conveniente mejorar las leyes para
el uso y ocupación del suelo. Se crearon cinco escenarios de control de morfología homogénea que
sirven como base de comparación para los 900 (novecientos) escenarios generados a partir del análisis
evolutivo con el complemento Wallacei - para todos los escenarios se realizaron simulaciones de
radiación e iluminación natural y análisis de área y número de pisos, cubriendo todos los edificios
dentro del área de estudio. Los resultados muestran que las morfologías homogéneas no pueden
contemplar todos los objetivos de forma equivalente, mientras que las morfologías con variación entre
edificios son más capaces de cumplir diferentes objetivos y pueden obtener un rendimiento
optimizado. Se puede concluir que el uso del análisis evolutivo multiobjetivo combinado con
simulaciones por computadora puede ser de gran valor para la planificación urbana, rompiendo el
concepto de estandarización masiva y permitiendo la personalización de elementos urbanos. El estudio
demuestra que podemos utilizar herramientas computacionales que ayuden a planificar ciudades más
equilibradas, permitiéndonos conciliar el desempeño ambiental y otros parámetros inherentes al
contexto urbano. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6628-8858 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | http://orcid.org/0000-0002-5745-229X | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-graduação em Reabilitação Ambiental Sustentável, Arquitetônica e Urbanística | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade Federal de Goiás, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Arquitetura e Urbanismo. Cidade de Goiás, Goiás, Brasil. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
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