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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisco José da-
dc.contributor.authorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.date.accessioned2024-07-22T12:17:37Z-
dc.date.available2024-07-22T12:17:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco José da; SILVA, Edileuza Fernandes da. Relação entre a Descentralização Financeira via PDAF e Rendimento Escolar. Educação & Realidade, Porto Alege, v. 48, p. e122092, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qSZjTVPzXsfVySy4HBCbDzK/?lang=pt. Acesso em: 23 jul. 2024. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francisco José da; SILVA, Edileuza Fernandes da. The relationship between financial decentralization through PDAF and educational achievement performance. Educação & Realidade, v. 48, p. e122092, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs02. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qSZjTVPzXsfVySy4HBCbDzK/?lang=en#. Acesso em: 23 jul. 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49078-
dc.description.abstractO artigo discute o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) do Distrito Federal, o rendimento escolar e a distorção idade/série no ensino fundamental, com base em legislação, documentos e dados do Censo-DF. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa orientado pela Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Conclui-se que o programa não tem repercutido na melhoria do rendimento escolar; o abandono e o percentual de 20,7% (Censo-DF, 2018) dos alunos com distorção idade/série é uma realidade a ser enfrentada com ações políticas e gestão dos projetos das escolas. São propostas ações políticas na gestão financeira e pedagógica nos níveis central e local, observando os princípios da gestão democrática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRelação entre a descentralização financeira via PDAF e rendimento escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between financial decentralization through PDAF and educational achievement performancept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordDescentralização financeirapt_BR
dc.subject.keywordDesempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordTrabalho pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas educacionaispt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs01pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/2175-6236122092vs02pt_BR
dc.description.abstract1The essay discusses the Federal District Administrative and Financial Decentralization Program (PDAF), educational achievement, and age-grade distortion in elementary and middle school, based on legislation, documents, and data from the Federal District School Census. It is a qualitative study guided by Bardin’s Content Analysis (2016). It concludes that: the Program has not shown improvement in educational achievement; the dropout and the percentage of 20.7% (Censo-DF, 2018) of the students under age/grade distortion is a fact to be faced through political actions and management of school projects. Political actions are proposed in financial and pedagogical management at the central and local levels, observing the principles of democratic management.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5624-3779pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9837-2958pt_BR
dc.contributor.affiliationEscola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação/Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
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