http://repositorio.unb.br/handle/10482/49080
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2023_RobertaSerednickiDeAvila_DISSERT.pdf | 4,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O design para a promoção da autonomia das mulheres : um estudo sobre os bordados a partir da crítica feminista |
Autor(es): | Ávila, Roberta Serednicki de |
Orientador(es): | Maynardes, Ana Cláudia |
Assunto: | Design emocional Feminismo Bordados Autonomia - mulheres Inclusão social |
Data de publicação: | 22-Jul-2024 |
Data de defesa: | 23-Mar-2023 |
Referência: | ÁVILA, Roberta Serednicki de. O design para a promoção da autonomia das mulheres: um estudo sobre os bordados a partir da crítica feminista. 2023. 175 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Os bordados são uma manifestação da cultura material, fortemente marcados pela ancestralidade, oralidade, feminilidade, domesticidade e precariedade. Esta é uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos descritivo e explicativo, de abordagem qualitativa, com o uso de procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica e de entrevistas semiestruturadas a bordadeiras. Objetivou-se analisar o impacto de bordados realizados por três associações de bordadeiras para promover a autonomia de mulheres nas esferas artístico-cultural e político-feminista, tendo como referencial crítico as teorias do design, com viés feminista. Realizou-se revisão bibliográfica, bem como pesquisa qualitativa, mediante entrevista com questionários semiestruturados, aplicados a 19 integrantes de três associações de bordadeiras. Identificou-se que os bordados são reconhecidos pelas bordadeiras como uma forma de manifestação artística, que gera um especial orgulho criativo e o reconhecimento social. Para mulheres de baixa renda, os bordados trazem significativa contribuição econômica, apesar da baixa remuneração feminina. A valorização artística, social e econômica subverte o tradicional papel feminino, promovendo a capacidade de agência de mulheres. As rodas de bordados fomentam a criação de redes de apoio feminino, tornando-se uma sociotecnologia de cuidado entre mulheres, com potencial de conscientização feminista. Reconheceu-se manifestações de “bordativismo”, um ativismo político feminino através dos bordados. Foram verificadas estratégias de design de inclusão social, design participativo e design emocional. Sustenta-se a relevância de se pensar o design como um processo político, que pode ser direcionado para a promoção da autonomia de grupos historicamente excluídos. |
Abstract: | Embroidery is a manifestation of material culture, strongly marked by ancestry, orality, femininity, domesticity, and precariousness. This is applied research, with descriptive and explanatory objectives, with qualitative approach, using methodological procedures of bibliographical research and semi-structured interviews with women embroiderers. It aimed to analyse the impact of embroidery executed by three associations of embroiderers to promote the autonomy of women in the artistic-cultural and political-feminist spheres, having design theories as a critical reference, with a feminist perspective. A bibliographical review was accomplished, as well as qualitative research, through interview with semi-structured questionnaires, applied to 19 women members of three associations of embroiderers. The study identifies that embroidery is recognized by embroiderers as a form of artistic manifestation, which generates a special creative pride and social recognition. For low-income women, embroidery brings a significant economic contribution, despite the low female wages. The artistic, social, and economic valorisation of women subverts the traditional feminine role, promoting women's capacity for agency. Manifestations of “embroidactivism” were recognized, a female political activism through embroidery. The embroidery circles encourage the creation of female support networks, becoming a sociotechnology of care among women, with potential for promoting feminist awareness. The study identified strategies of design for social inclusion, participative design, and emotional design. It sustains the relevance of thinking about design as a political process, which can be directed towards promoting the autonomy of historically excluded groups. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Design, 2023. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Design |
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Agência financiadora: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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