Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Karnikowski, Margô Gomes de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Garcia, Kerolyn Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-23T21:33:01Z | - |
dc.date.available | 2024-07-23T21:33:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-14 | - |
dc.identifier.citation | GARCIA, Kerolyn Ramos. Educação ao longo da vida: avaliação de efetividade de programas educacionais para população 45+. 2023. 126 f., il. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49137 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação ao longo da vida é constantemente citada como ferramenta de
impulsionamento da autonomia e do bem-estar na velhice, tendo programas educacionais
como uma das principais estratégias de abordagem, enquanto proposta de transformação
social e melhorias na qualidade de vida, entre outros aspectos. O crescimento e alta procura
por esses programas indica o importante papel social dessas intervenções na contribuição
do envelhecimento digno, ativo e saudável. No entanto, quando se trata de avaliação de
efetividade o caminho é desafiador, uma vez que os objetivos destas intervenções, foco da
avaliação de efetividade, possuem prioritariamente cunho social de difícil mensuração.
Neste contexto, esta tese teve por objetivo analisar a efetividade de programas educacionais
para 45+ implementados no Brasil e em países europeus, utilizando como fio condutor a
educação ao longo da vida e fidelidade, efeitos e validade social, aspectos basilares
constantes nos objetivos dos programas. Para tanto, a metodologia foi mista, com uso das
escalas de mudança de comportamento, bem-estar subjetivo, fidelidade, normalização,
satisfação com o programa e avaliação de habilidades, entrevistas com os participantes do
estudo e com a coordenação dos programas, análise dos documentos oficiais e cálculo do
índice de evasão. Os resultados foram apresentados em formato de manuscritos e capítulos
de livro publicados ou em via de publicação, sendo 5 manuscritos e 2 capítulos de livro em
primeira autoria e 2 manuscrito e 3 capítulos de livros em coautoria, totalizando 12
publicações. Foram identificados o cumprimento da fidelidade dos programas em mais de
80% e que, embora os docentes identifiquem a necessidade do uso de metodologias ativas
no cotidiano, a normalização de práticas educacionais não foi implementada nos domínios
ação e monitoramento. Foram verificados efeitos com alteração na escala de bem-estar
subjetivo, mudanças de comportamento nos estágios ação e manutenção e desenvolvimento
de habilidades digitais específicas, bem como efeitos da proposta educacional na
elaboração de planos para o futuro antes e após pandemia de covid-19. Os programas
apresentaram validade social declarada pelos participantes com satisfação e benefícios
coletivos. Apesar dos dados demonstrarem alcance de efetividade nos programas, há ainda
a necessidade de impulsionar junto as instituições proponentes o sentimento de
pertencimento social, autonomia e independência durante o processo de envelhecer,
incluindo o ato de ensinar e aprender. Com o presente estudo foi possível identificar
elementos de efetividade nos programas educacionais analisados e apontar propostas de
melhorias para futuras ações com descrição de metodologias avaliativas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação ao longo da vida: avaliação de efetividade de programas educacionais para população 45+ | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação continuada | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Costa, Elísio | - |
dc.description.abstract1 | Lifelong education is constantly cited as a tool for boosting autonomy and well-being in
old age, with educational programs as one of the main approach strategies, as a proposal
for social transformation and improvements in quality of life, among other aspects. The
growth and high demand for these programs indicates the important social role of these
interventions in contributing to dignified, active and healthy aging. However, when it
comes to the evaluation of effectiveness, the path is challenging, since the objectives of
these interventions, the focus of the effectiveness evaluation, are primarily social in nature
and difficult to measure. In this context, this thesis aimed to analyse the effectiveness of
educational programmes for 45+ implemented in Brazil and in European countries, using
lifelong education and fidelity, effects and social validity as the main aspects included in
the objectives of the programmes. To this end, the methodology was mixed, using the
scales of behaviour change, subjective well-being, fidelity, normalization, satisfaction with
the programme and skills assessment, interviews with the participants of the study and with
the coordination of the programmes, analysis of official documents and calculation of the
dropout rate. The results were presented in the format of published or forthcoming
manuscripts and book chapters, of which 5 were first-authored manuscripts and 2 book
chapters and 2 were co-authored manuscripts and 3 book chapters, totaling 12 publications.
Compliance with the fidelity of the programs was identified in more than 80% and that
although the teachers identify the need for the use of active methodologies in daily life, the
normalization of educational practices was not implemented in the action and monitoring
domains. Effects were verified with changes in the subjective well-being scale, behavioral
changes in the action and maintenance stages and development of specific digital skills, as
well as effects of the educational proposal in the elaboration of plans for the future before
and after the covid-19 pandemic. The programs showed social validity declared by the
participants with satisfaction and collective benefits. Despite the data showing the reach of
effectiveness in the programmes, there is still the need to promote with the proponent
institutions the feeling of social belonging, autonomy and independence during the aging
process, including the act of teaching and learning. With this study, it was possible to
identify elements of effectiveness in the analyzed educational programs and point out
improvement proposals for future actions with the description of evaluative methodologies. | pt_BR |
dc.contributor.email | kerolynramos@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Ceilândia (FCE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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