Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Farias, Márcio Muniz de | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, André | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-26T21:45:56Z | - |
dc.date.available | 2024-07-26T21:45:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, André. Uso do MeDiNa em soluções básicas de pavimentos asfálticos no Distrito Federal. 2023. 214 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49230 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O programa computacional MeDiNa permite a verificação e o dimensionamento mecanístico
empírico de estruturas de pavimentos asfálticos por meio da aplicação da teoria das múltiplas
camadas elásticas. Dentre as suas funcionalidades está a obtenção de parâmetros de
deformabilidade dos materiais das camadas, que permitem avaliar o comportamento de
pavimentos existentes por meio de retroanálise de bacias deflectométricas. Diante disso, o
objetivo do presente estudo foi avaliar inicialmente a consistência dos módulos de resiliência
obtidos pelo programa, bem como a aderência da simulação da vida útil do pavimento às
condições observadas em campo. Para tanto, utilizou-se conjunto dados de coletados em 8 (oito)
Unidades de Amostragem (segmentos homogêneos com 1 km de extensão) distintas do DNIT,
localizadas na região próxima ao Distrito Federal, incluindo o tráfego característico, o Índice
de Irregularidade Longitudinal (IRI), o percentual de área trincada do pavimento, informações
de espessura e caracterização física de suas camadas obtidas por meio de poços de inspeção,
assim como dados de bacias deflectométricas medidos por equipamento FWD. Após a
verificação da hipótese de que a Função de Transferência do programa oferece condições de
uso para a região, uma segunda etapa fora estabelecida. Essa etapa consiste em apresentar
diretrizes, baseadas em níveis de precisão, para o melhor aproveitamento do MeDiNa em
projetos de pavimentação asfáltica, bem como na sua utilização para controle de qualidade
estrutural desses pavimentos, já que a ferramenta possui modelo de previsão de vida útil
baseada em critérios de ruptura por fadiga e deformações permanentes, que refletem em
trincamento no revestimento asfáltico e afundamento de trilha de roda. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uso do MeDiNa em soluções básicas de pavimentos asfálticos no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos de asfalto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Silva, Rafael Cerqueira da | - |
dc.description.abstract1 | The computational program MeDiNa allows the verification and empirical mechanistic design
of asphalt pavement structures through the application of the theory of multiple elastic layers.
Among its functionalities is obtaining parameters of deformability of layer materials, which
allow evaluating the behavior of existing pavements by means of retroanalysis of deflectometric
basins. Therefore, the objective of the present study was to initially evaluate the consistency of
the resilience modules obtained by the program, as well as the adherence of the simulation of
the pavement service life to the conditions observed in the field. For that, a set of data collected
in 8 (eight) Sampling Units (homogeneous segments with 1 km in length) different from the
DNIT, located in the region close to the Federal District, including the characteristic traffic, the
Longitudinal Irregularity Index (IRI), the percentage of cracked area of the pavement, thickness
information and physical characterization of its layers obtained through inspection wells, as
well as data from deflectometric basins measured by FWD equipment. After verifying the
hypothesis that the Transfer Function of the program offers conditions of use for the region, a
second stage was established. This stage consists of presenting guidelines, based on precision
levels, for the best use of MeDiNa in asphalt paving projects, as well as its use for structural
quality control of these pavements, since the tool has a useful life forecast model based on in
criteria of rupture due to fatigue and permanent deformations, which reflect in cracking in the
asphalt coating and sinking of the wheel track. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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