Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Rita Silvana Santana dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Flávia Costa e | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T17:28:57Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T17:28:57Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Flávia Costa e. Raízes culturais, rumos educacionais: um olhar quilombola sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola em Goiás. 2023. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49327 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como foco a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Escolar Quilombola (DCNEEQ) em escolas quilombolas e que atendem estudantes quilombolas fora do
seu território. Para tanto, define como objetivo geral analisar a implementação das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação escolar Quilombola nos anos iniciais do ensino fundamental a
partir do estado de Goiás. Quanto aos objetivos específicos, este estudo buscou: I - Identificar como as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola são abordadas nas pesquisas
que investigaram a educação escolar quilombola no período de 2012 a 2021. II - Mapear os planos e
programas desenvolvidos pela rede estadual de educação de Goiás e pelos municípios de Cidade
Ocidental, Iaciara e Cavalcante voltados para escolas quilombolas e que atendem estudantes
quilombolas. III - Analisar as possíveis conexões entre os planos e programas encontrados nas redes
estadual e municipais de educação de Goiás com os princípios e orientações das Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola. Utilizando uma abordagem qualitativa, o
estudo adotou o Estado da Arte e análise documental como caminhos metodológicos. Os resultados da
pesquisa evidenciam que os documentos disponíveis na Secretaria Estadual e nas secretarias de
educação dos municípios estudados não contemplam de maneira adequada às necessidades das
escolas quanto à implementação de uma educação escolar quilombola conforme estabelecido nas
DCNEEQ, limitando-se a ações pontuais. O Plano Estadual de Educação (PEE) do estado de Goiás
para o decênio 2014-2024 apresenta metas e estratégias amplas para a educação em comunidades
quilombolas, sem referência explícita às diretrizes curriculares nacionais para essas comunidades, o
que também foi observado nos planos municipais (2015-2015) de Iaciara e Cavalcante. Embora o
Plano Municipal de Educação (PME) de Cidade Ocidental inclua estratégias mais específicas para a
educação escolar quilombola, o relatório de monitoramento e avaliação realizado em 2019 revelou a
ausência de organização e investimento por parte do município para a concretização dessas
estratégias. O estado da arte revelou que a implementação das diretrizes para a educação escolar
quilombola enfrenta desafios, como a falta de medidas efetivas por parte do Estado, infraestrutura
inadequada das escolas quilombolas, tanto com relação ao espaço físico quanto às necessidades
pedagógicas, curriculares específicas e de formação insuficiente dos professores, especialmente
aqueles que não pertencem à comunidade e desconhecem seu contexto histórico, social, econômico e
cultural. Nesse sentido a referida pesquisa reflete sobre esses aspectos e aponta algumas
possibilidades de superação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Raízes culturais, rumos educacionais: um olhar quilombola sobre as diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola em Goiás | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diretrizes curriculares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quilombolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunidades quilombolas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quilombos - educação | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research focuses on the implementation of the National Curricular Guidelines for Quilombola
School Education (DCNEEQ) in quilombola schools and those serving quilombola students outside their
territory. Therefore, it defines as a general objective to analyze the implementation of the National
Curricular Guidelines for Quilombola School Education in the early years of elementary education from
the state of Goiás. As for the specific objectives, this study sought to: I - Identify how the National
Curricular Guidelines for Quilombola School Education are addressed in research that investigated
quilombola school education from 2012 to 2022. II - Map the plans and programs developed by the
state education network of Goiás and the municipalities of Cidade Ocidental, Iaciara, and Cavalcante
aimed at quilombola schools and serving quilombola students. III - Analyze the possible connections
between the plans and programs found in the state and municipal education networks of Goiás with the
principles and guidelines of the National Curricular Guidelines for Quilombola School Education. Using
a qualitative approach, the study adopted the State of the Art and documentary analysis as
methodological paths. The research results show that the documents available in the State Secretariat
and the education departments of the studied municipalities do not adequately address the needs of
schools regarding the implementation of quilombola school education as established in the DCNEEQ,
limiting themselves to specific actions. The State Education Plan (PEE) of the state of Goiás for the
decade 2014-2024 presents broad goals and strategies for education in quilombola communities, with
no explicit reference to the national curricular guidelines for these communities, which was also
observed in the municipal plans (2015-2015) of Iaciara and Cavalcante. Although the Municipal
Education Plan (PME) of Cidade Ocidental includes more specific strategies for quilombola school
education, the monitoring and evaluation report conducted in 2019 revealed the absence of organization
and investment by the municipality to implement these strategies. The state of the art reveals that the
implementation of guidelines for quilombola school education faces challenges, such as the lack of
effective measures by the State, inadequate infrastructure of quilombola schools, both in terms of
physical space and specific pedagogical, curricular needs, and insufficient training of teachers,
especially those who do not belong to the community and are unfamiliar with its historical, social,
economic, and cultural context. In this sense, the mentioned research reflects on these aspects and
points out some possibilities for overcoming them. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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