Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Seidl, Eliane Maria Fleury | - |
dc.contributor.author | Araújo, Julia Martha Branco Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T17:38:15Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T17:38:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Julia Martha Branco Barbosa. Protocolo equilíbrio: prevenção de problemas de comportamento em crianças autistas via intervenção remota com cuidadores. 2023. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49328 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento de
etiologia complexa envolvendo fatores genéticos e ambientais. Apresenta como
características prejuízos persistentes na interação e comunicação social, assim como
interesses restritos e/ou comportamentos estereotipados, com surgimento precoce. Os
problemas de comportamento são frequentemente eleitos como alvos de intervenção e
apresentam alta prevalência nessa população. Apesar da intervenção ABA - Análise do
Comportamento Aplicada ser indicada pela Organização Mundial de Saúde para o tratamento
do autismo, ainda é inacessivel para a maioria da população devido a suas especificidades.
Assim, a modalidade de intervenção implementada via cuidadores revelou-se uma alternativa
factível, para ampliar o acesso a tratamento de pessoas diagnosticadas com TEA. Ademais, a
pandemia da Covid-19, nos anos 2020 e 2021, impôs o distanciamento social como medida
para a contenção da disseminação do vírus, impactando as práticas assistenciais de saúde,
valorizando o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. O estudo teve como
objetivo: investigar a aplicação remota do Protocolo Equilíbrio (PE), implementado via
cuidadores em 10 passos, e seus efeitos nos comportamentos-alvo (problemas de
comportamento emergentes, tempo de liderança da criança/adulto, resposta ao nome,
comunicação, tolerância e cooperação) de duas crianças autistas com idades entre 3 e 6 anos.
Utilizou-se o delineamento experimental de sujeito único conduzido nas condições: linha de
base natural; linha de base orientada; intervenção; pós-teste; generalização; A intervenção
com os cuidadores lançou mão de estratégias de ensino como instrução verbal, manuais
instrucionais, videomodelação e feedback. Os instrumentos utilizados foram: Manual do PE
(pais e profissionais, incluindo o InFORM e Avaliação de Validade Social), Inventário
Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI) e Aberrant Behavior
Checklist (ABC). As sessões ocorreram de forma remota pela Plataforma Zoom. Para o
participante 1, os resultados mostraram diminuição de problemas de comportamento, com
redução de itens pontuados no ABC, comparados no pré e no pós-teste, além de melhora nos
domínios do IDADI, sendo cinco deles interpretados como dentro do desenvolvimento típico
no pós-teste. Não foi feito o pós-teste do ABC e IDADI para o participante 2, sendo relatados
dados até o passo 3 do PE. Os resultados do PE mostraram diminuição de comportamentosproblema não cooperativos, aumento nas habilidades de responder ao nome (participantes 1 e
2), comunicação (participante 2) e tolerância (participante 1), além de distribuição mais
equilibrada entre o tempo liderado pelo adulto e pela criança para os dois participantes. Os
pais avaliaram a intervenção como altamente relevante. O estudo mostrou-se importante para
testar estratégias/procedimentos com crianças autistas, com treino de cuidadores oferecido à
distância, o que pode contribuir com os serviços de saúde, em especial os públicos, voltados a
essa clientela. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Protocolo equilíbrio : prevenção de problemas de comportamento em crianças autistas via intervenção remota com cuidadores | pt_BR |
dc.title.alternative | Balance protocol : prevention of behavior problems in autistic children using remote intervention with caregivers | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças autistas - comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuidadores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Almeida, Christiana Gonçalves Meira de | - |
dc.description.abstract1 | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental disorder of complex etiology
involving genetic and environmental factors. It features persistent impairments in interaction
and social communication, as well as restricted interests and/or stereotyped behaviors, with
early onset. Behavioral problems are frequently elected as intervention targets and have a
high prevalence in this population. Although the Applied Behavior Analysis intervention are
indicated by the World Health Organization for the treatment of autism, it is still
inaccessible to the majority of the population due to its specificities. The modality of
intervention implemented by caregivers proved to be a feasible alternative to expand access
to treatment for people diagnosed with ASD. Furthermore, the Covid-19 pandemic, in the
years 2020 and 2021, imposed social distancing as a measure to contain the spread of the
virus, impacting health care practices, valuing the use of Information and Communication
Technologies. The study aimed to: investigate the remote application of the Balance
Program (BP), implemented by caregivers in 10 steps, and its effects on target behaviors
(emerging behavior problems, child/adult leadership time, response to name,
communication, tolerance and cooperation) of two autistic children aged between 3 and 6
years. A single-subject experimental design was used, conducted under the following
conditions: natural baseline; prompted baseline; intervention; post-test; generality;
Intervention with caregivers made use of teaching strategies such as verbal instruction,
instructional manuals, video modeling and feedback. The instruments used were: BP Manual
(parents and professionals, including InFORM and Social Validity Assessment),
Dimensional Inventory for Child Development Assessment (DICDA) and Aberrant
Behavior Checklist (ABC). Sessions took place remotely with the Zoom Platform. For
participant number 1, the results showed a decrease in behavior problems, with a reduction
in items scored on the ABC, compared in the pre-test and post-test, in addition to
improvement in the DICDA domains, with five of them being interpreted as within typical
development in the post-test. The ABC and DICDA post-test was not carried out for
participant number 2, with data being reported up to step 3 of the BP. The BP decreased
uncooperative behavior problems and showed an increase in the skills of responding to the
name (participants 1 and 2), communication (participant 2), and tolerance (participant 1), in
addition to a more balanced distribution between the time led by the adult and the child for
both participants. Parents rated the intervention as highly relevant. The study proved to be
important for testing strategies/procedures with autistic children, with caregiver training
offered at distance, which can contribute to health services, especially public ones, aimed at
this clientele. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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