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LarissaRodriguesFaria_DISSERT.pdf642,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSantos, Silvia Renata Magalhães Lordello Borba-
dc.contributor.authorFaria, Larissa Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-07-30T18:20:36Z-
dc.date.available2024-07-30T18:20:36Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.date.submitted2023-01-31-
dc.identifier.citationFARIA, Larissa Rodrigues. Intervenção on-line e grupal com adolescentes órfãos por covid-19: percepções e reflexões. 2023. 76 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49336-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de covid-19 foi uma emergência de saúde pública caracterizada por perdas emmassa e que trouxe inúmeros impactos sociais. Diante da quantidade de adolescentes queficaram órfãos precocemente e das especificidades que permeiam essa fase da vida, estapesquisa teve por objetivo propor uma intervenção grupal e on-line para trabalhar o lutoemadolescentes que perderam pai e/ou mãe acometidos por covid-19. O primeiro manuscritofoi uma revisão sistemática da literatura, na qual foram selecionados 9 artigos. Os resultados mostraram que os adolescentes na vivência do luto tiveram múltiplas expressões, indicandosua singularidade. Quanto às estratégias de enfrentamento, foram identificadas as terapêuticase as socioeconômicas. Em relação à intervenção e às pesquisas de luto, os adolescentes reagiram de forma positiva. O segundo manuscrito tratou-se de um estudo de caso múltiplo, com o objetivo de propor a intervenção de luto aos adolescentes órfãos e provocar reflexõesacerca das percepções dessa vivência. Foi aplicado o instrumento de avaliação do lutoprolongado PG-13, antes e após a realização da intervenção, e um questionário para avaliar aadesão. Três temas se destacaram no estudo: o duplo sentido da lembrança, a importânciadarede de apoio e sua influência nos projetos de vida. Foram discutidas propostas de intervenções e estudos futuros que considerem essa singularidade do luto emadolescentes órfãos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIntervenção on-line e grupal com adolescentes órfãos por covid-19 : percepções e reflexõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordLuto - aspectos psicológicospt_BR
dc.subject.keywordÓrfãospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The covid-19 pandemic was a public health emergency characterized by massive deaths, which brought several social effects. Faced with the number of teenagers who were earlyorphaned and the specificities that permeate this phase of life, this research was conductedwith the aim of proposing an online group intervention to approach grief in adolescents whohave losted a father and/or mother due to Covid-19. The first manuscript was a systematicreview of the literature. Nine articles were selected. The results showed that adolescents expressed their grive in multiple forms, indicating their uniqueness. As for the copingstrategies, they were identified as therapeutic and socioeconomic. Finally, the adolescents reacted positively to the intervention. The second manuscript was a multiple case study, withthe objective of proposing grief intervention to adolescents and provoking reflections about this experience. The instruments used were the PG-13 assessment of prolonged grief. It wasapplied before and after the intervention. A questionnaire was also used tio acesso aderencem. Thé hemes stand out in Theo study, the double meaning of memory, the importance of support networks and their influence on life projects. Proposals for interventions and futurestudies that consider the singularity of grief in orphaned adolescents were discussed.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Psicologia (IP)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Psicologia Clínica (IP PCL)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Culturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
UnB - Covid-19

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