Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Souza, Rodrigo Matos de | - |
dc.contributor.author | Lazarini, Twila | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T18:45:02Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T18:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-29 | - |
dc.identifier.citation | LAZARINI, Twila. Migração e educação: análise dos dispositivos curriculares de três regiões brasileiras. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49341 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O movimento migratório no Brasil é um fenômeno complexo que tem suas raízes em diversas
causas, um passado marcado por violações, e um presente que, apesar de mudanças
significativas, ainda apresenta uma violência em relação aos migrantes. Ao longo da história,
diferentes regiões do país foram palco de movimentos migratórios, impactando a vida dos
brasileiros e dos próprios migrantes. Foi analisada a presença do sujeito migrante no sistema
educacional, buscando sua participação na formulação dos referenciais curriculares de três
regiões brasileiras (Norte, Centro-Oeste e Sudeste). Essa dissertação é constituída de três artigos
previamente publicados, como parte do projeto Narrativas Migrantes: formação, identidade e
reinvenção de si do Grupo de pesquisa Rede Experiência, Narrativas e Pedagogia da Resistência
– REDExp, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. A metodologia utilizada
foi a busca pelos termos migrante, refugiado e seus correlatos em documentos curriculares
estaduais da Educação Básica. O objetivo foi analisar a presença do migrante como sujeito
reconhecido e que influência o desenvolvimento dos referenciais curriculares. Foi observado
uma variação significativa na abordagem do tema entre os currículos. Alguns apresentam uma
atenção detalhada à migrantes, destacando sua importância histórica e social, e os movimentos
migratórios contemporâneos, enquanto outros oferecem apenas uma visão superficial ou
omitem completamente essa realidade. A falta de uniformidade na inclusão desse sujeito nos
currículos pode influenciar a compreensão dos estudantes sobre a diversidade de experiências
vivenciadas por aqueles que migram, podendo também ser um reflexo de como o país vê o
migrante e como lida com a migração. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Migração e educação: análise dos dispositivos curriculares de três regiões brasileiras | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Migração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The migratory movement in Brazil is a complex phenomenon rooted in various causes, a past
marked by violations, and a present that, despite significant changes, still exhibits violence
towards migrants. Throughout history, different regions of the country have experienced
migratory movements, affecting the lives of both Brazilians and the migrants themselves. The
presence of migrants in the educational system was analyzed, focusing on their participation in
shaping the curricular references of three Brazilian regions (North, Central-West, and
Southeast). This dissertation consists of three previously published articles, as part of the
Migrant Narratives project: formation, identity, and self-reinvention by the Research Network
Group Experience, Narratives, and Pedagogy of Resistance - REDExp, from the Faculty of
Education at the University of Brasília. The methodology involved searching for terms like
'migrant', 'refugee', and related terms in state curriculum documents of Basic Education. The
aim was to analyze the presence of migrants as recognized subjects influencing the development
of curricular references. A significant variation was observed in the treatment of the topic across
curricula. Some provide detailed attention to migrants, highlighting their historical and social
importance, and contemporary migratory movements, while others offer only a superficial view
or completely omit this reality. The lack of uniformity in including this subject in curricula can
affect students' understanding of the diversity of experiences faced by migrants, and may also
reflect how the country views and deals with migration. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|