Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brasil, Katia Cristina Tarouquella Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Lorrayne Alves de Aquino | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T18:46:04Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T18:46:04Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Lorrayne Alves de Aquino. Meninas velozes na pandemia: o recurso da fotografia no trabalho de grupo. 2023. 86 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49342 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho analisou os impactos da pandemia para alunas do ensino médio de duas
escolas públicas de Brasília integrantes do projeto de pesquisa e extensão da Universidade de
Brasília- UnB intitulado Meninas Velozes. O projeto visa mobilizar adolescentes a ingressarem
em cursos nas áreas tecnológicas, pouco acessados por mulheres. Buscou-se conhecer os
desafios dessas adolescentes no acesso à universidade; identificar a influência do projeto
Meninas Velozes e o reflexo da pandemia em sua vida escolar; e analisar as contribuições do
dispositivo Fotodiálogo um recurso de fotografia, adaptação do dispositivo de FotolinguagemÓ
para a modalidade remota, como espaço de troca, reflexão, e rede de apoio para as adolescentes
do projeto. Foram realizadas oficinas online e presenciais utilizando o dispositivo Fotodiálogo
como objetos mediadores de discussões em grupo. Foram discutidas as temáticas gênero,
pandemia e escolha profissional. O espaço de fala possibilitou a troca dos desafios vivenciados
pelas meninas durante a pandemia, como isolamento social, dificuldades na adaptação ao ensino
remoto e conflitos diante da escolha profissional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa,
mediatizada pelo método da pesquisa ação. Essa possibilitou evidenciar desafios e propor
intervenções grupais. Observa-se que os laços sociais criados durante as oficinas tiveram grande
importância no suporte emocional diante da pandemia, e o uso do dispositivo de Fotodiálogo
nas discussões se revelou como favorável para trabalhar os temas sugeridos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Meninas velozes na pandemia : o recurso da fotografia no trabalho de grupo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes (Meninas) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à universidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fotografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work analyzed the impacts of the pandemic for high school students from two
public schools in Brasília that are part of the research and extension project of the University
of Brasília- UnB entitled “Meninas Velozes”. The project aims to mobilize adolescents to enter
courses in the technological areas, little accessed by women. We sought to know the challenges
of these adolescents in accessing the university; identify the influence of the Fast Girls project
and the reflection of the pandemic in their school life; and analyze the contributions of the
Photodialogue device a photography resource, adaptation of the Photolanguage device (to the
remote modality, as space of exchange, reflection, and support network for the adolescents of
the project. Online and face-to-face workshops were held using the Photodialogue device as
mediating objects for group discussions. Gender, pandemic, and professional choice were
discussed. The speech space allowed the exchange of the challenges experienced by girls during
the pandemic, such as social isolation, difficulties in adapting to remote teaching and conflicts
in the face of professional choice. This is qualitative research, mediated by the action research
method. This made it possible to highlight challenges and propose group interventions. It is
observed that the social ties created during the workshops had great importance in emotional
support in the face of the pandemic, and the use of the Photodialogue device in the discussions
proved to be favorable to work on the suggested themes. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|