Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Griboski, Claudia Maffini | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Verônica Batista | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T19:30:48Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T19:30:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | PINHEIRO, Verônica Batista. A prática docente na identificação e inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação. 2023. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49347 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática docente no que diz respeito
à identificação e inclusão de estudantes com comportamentos de Altas
Habilidades/Superdotação, em uma escola pública de anos iniciais de Santa Maria DF. Os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação estão inseridos no público da
Educação Especial. Nesse sentido, possuem direitos à uma Educação Inclusiva e de
qualidade que atendam às suas peculiaridades. Porém, por desconhecimento da
comunidade escolar, as habilidades desses estudantes passam despercebidas e
podem gerar algumas inadequações na estrutura escolar e social. Os principais
autores analisados e abordados como referência teórica em Educação Especial, Altas
Habilidades/Superdotação e políticas públicas foram: Mantoan (2003), Virgolim (2007)
(2014), Guenther (2012), Renzulli (2004), Tentes (2007) e Delou (2022). Esta
pesquisa trata-se de um estudo misto na área da Educação, cujas análises e
discussões combinam os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. Os dados
obtidos com as respostas dos professores no questionário aplicado na escola
pesquisada, foram analisados com a intenção de investigar sobre a formação
continuada dos docentes e quais os critérios e estratégias utilizadas para a inclusão
dos estudantes em sala de aula regular e a indicação à Sala de Recursos Específica
de AHSD. Constatou-se que a maior parte dos professores desconhecem as
peculiaridades dos estudantes com AHSD e não possuem curso de formação na área,
o que gera um empecilho para realizar o enriquecimento escolar, estimular as
habilidades e incluir esses estudantes em sala de aula. Como produto técnico foi
elaborado uma cartilha digital, com orientações para os docentes, acerca da
identificação, inclusão e direitos escolares dos estudantes com Altas
Habilidades/Superdotação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A prática docente na identificação e inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Superdotados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aimed to analyze teaching practice with regard to the
identification and inclusion of students with High Skills/Giftedness, in a public school
in the early years of Santa Maria-DF. Students with High Abilities/Giftedness are
included in the Special Education public. In this sense, they have rights to an inclusive
and quality education that meets their peculiarities. However, due to the school
community's lack of knowledge, these students' abilities go unnoticed and can
generate some inadequacies in the school and social structure. The main authors
analyzed and approached as a theoretical reference in Special Education, High
Abilities/Giftedness and public policies were: Mantoan (2003), Virgolim (2007) (2014),
Guenther (2012), Renzulli (2004), Tentes (2007) and Delou (2022). This research is a
mixed study in the area of Education, whose analyzes and discussions combine
qualitative and quantitative research methods. The data obtained from the teachers'
responses to the questionnaire applied at the researched school were analyzed with
the intention of investigating the continuing education of teachers and the criteria and
strategies used for the inclusion of students in the regular classroom and appointment
to the classroom AHSD-Specific Resource Management. It was found that most
teachers are unaware of the peculiarities of students with AHSD and do not have a
training course in the area, which creates an obstacle to carrying out school
enrichment, stimulating skills and including these students in the classroom. As a
technical product, a digital booklet was created, with guidance for teachers, on the
identification, inclusion and school rights of students with High Abilities/Giftedness. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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