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dc.contributor.advisorGriboski, Claudia Maffini-
dc.contributor.authorPinheiro, Verônica Batista-
dc.date.accessioned2024-07-30T19:30:48Z-
dc.date.available2024-07-30T19:30:48Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Verônica Batista. A prática docente na identificação e inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotação. 2023. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49347-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar a prática docente no que diz respeito à identificação e inclusão de estudantes com comportamentos de Altas Habilidades/Superdotação, em uma escola pública de anos iniciais de Santa Maria DF. Os estudantes com Altas Habilidades/Superdotação estão inseridos no público da Educação Especial. Nesse sentido, possuem direitos à uma Educação Inclusiva e de qualidade que atendam às suas peculiaridades. Porém, por desconhecimento da comunidade escolar, as habilidades desses estudantes passam despercebidas e podem gerar algumas inadequações na estrutura escolar e social. Os principais autores analisados e abordados como referência teórica em Educação Especial, Altas Habilidades/Superdotação e políticas públicas foram: Mantoan (2003), Virgolim (2007) (2014), Guenther (2012), Renzulli (2004), Tentes (2007) e Delou (2022). Esta pesquisa trata-se de um estudo misto na área da Educação, cujas análises e discussões combinam os métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. Os dados obtidos com as respostas dos professores no questionário aplicado na escola pesquisada, foram analisados com a intenção de investigar sobre a formação continuada dos docentes e quais os critérios e estratégias utilizadas para a inclusão dos estudantes em sala de aula regular e a indicação à Sala de Recursos Específica de AHSD. Constatou-se que a maior parte dos professores desconhecem as peculiaridades dos estudantes com AHSD e não possuem curso de formação na área, o que gera um empecilho para realizar o enriquecimento escolar, estimular as habilidades e incluir esses estudantes em sala de aula. Como produto técnico foi elaborado uma cartilha digital, com orientações para os docentes, acerca da identificação, inclusão e direitos escolares dos estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA prática docente na identificação e inclusão de estudantes com altas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordSuperdotadospt_BR
dc.subject.keywordEnsino especialpt_BR
dc.subject.keywordAltas habilidades/superdotaçãopt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.description.abstract1The present research aimed to analyze teaching practice with regard to the identification and inclusion of students with High Skills/Giftedness, in a public school in the early years of Santa Maria-DF. Students with High Abilities/Giftedness are included in the Special Education public. In this sense, they have rights to an inclusive and quality education that meets their peculiarities. However, due to the school community's lack of knowledge, these students' abilities go unnoticed and can generate some inadequacies in the school and social structure. The main authors analyzed and approached as a theoretical reference in Special Education, High Abilities/Giftedness and public policies were: Mantoan (2003), Virgolim (2007) (2014), Guenther (2012), Renzulli (2004), Tentes (2007) and Delou (2022). This research is a mixed study in the area of Education, whose analyzes and discussions combine qualitative and quantitative research methods. The data obtained from the teachers' responses to the questionnaire applied at the researched school were analyzed with the intention of investigating the continuing education of teachers and the criteria and strategies used for the inclusion of students in the regular classroom and appointment to the classroom AHSD-Specific Resource Management. It was found that most teachers are unaware of the peculiarities of students with AHSD and do not have a training course in the area, which creates an obstacle to carrying out school enrichment, stimulating skills and including these students in the classroom. As a technical product, a digital booklet was created, with guidance for teachers, on the identification, inclusion and school rights of students with High Abilities/Giftedness.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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