Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Húngaro, Edson Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa Neto, Valmir Arruda de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T19:33:22Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T19:33:22Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA NETO, Valmir Arruda de. A nova morfologia da produção na indústria do fitness: a plataformização do trabalho em Educação Física. 2023. 160 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49362 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo em vista as constantes reformulações nos processos produtivos sob a égide capitalista
buscamos em nossa investigação investigar o trabalho do professor e da professora de educação
física que atua na indústria fitness. Para tanto estabelecemos como referencial teórico
metodológico o materialismo histórico dialético Marx nos leva a examinar a história em sua
fundação concreta, destacando a produção social da vida. Dentro desse contexto, o curso
histórico é fundamentado em aspectos materiais e econômicos, seguindo uma dinâmica
dialética. Dessa forma, o ser humano emerge como um participante ativo na edificação da
história. Inicialmente discutimos a centralidade do trabalho nos dias de hoje, para entendermos
quem é a classe trabalhadora na contemporaneidade. Discutimos, a partir da contrarreforma
trabalhista, as ofensivas burguesas contra trabalhadores e trabalhadoras para chegarmos na
reestruturação produtiva. Analisamos o advento tecnológico, fundamentalmente as adequações
que o mundo do trabalho sofreu pós crise de 2008, chegando na Revolução 4.0 e a
informatização da vida. Todo esse percurso foi essencial para que pudemos compreender o
funcionamento da indústria fitness, discutindo as perspectivas de futuro para esse setor da
economia e como esses fatores se desdobram nas relações de trabalho para professores e
professoras que atuam nesses espaços. Apresentamos algumas possibilidades de classificações
das plataformas e por fim propomos um modelo para a classificação das plataformas fitness a
partir da forma como se dá a prestação do serviço e por consequência a remuneração desses
professores e professoras. Entendemos que nosso estudo pode, mesmo com as lacunas,
contribuir para o debate sobre o mundo do trabalho na Educação Física e principalmente nas
condições de trabalho que professores e professoras estão submetidos. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A nova morfologia da produção na indústria do fitness : a plataformização do trabalho em Educação Física | pt_BR |
dc.title.alternative | The new morphology of production in the fitness industry : the platformization of work in Physical Education | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plataformização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria fitnnes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Given the constant reforms in productive processes under the capitalist system, our
investigation aims to explore the work of physical education teachers operating in the fitness
industry. In this regard, we have established dialectical historical materialism as our theoretical
and methodological framework. Marx leads us to examine history in its concrete foundation,
emphasizing the social production of life. Within this context, the historical course is grounded
in material and economic aspects, following a dialectical dynamic. Thus, humans emerge as
active participants in shaping history. Initially, we discuss the centrality of work in today's
context to understand the contemporary working class. Starting from labor counter-reforms, we
highlight bourgeois offensives against workers, leading to productive restructuring. We analyze
technological advancements, particularly the adjustments the world of work underwent post the
2008 crisis, culminating in the advent of Industry 4.0 and life digitization. This journey was
crucial to comprehend the functioning of the fitness industry, discussing future prospects for
this economic sector and how these factors unfold in the working relationships of teachers in
these spaces. We present various possibilities for classifying platforms and, finally, propose a
model for classifying fitness platforms based on how services are provided and, consequently,
how teachers are remunerated. Despite the gaps, we believe our study can contribute to the
discourse on the world of work in Physical Education, especially the working conditions faced
by teachers. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Dada la constante reformulación de los procesos productivos bajo la égida capitalista, en nuestra
investigación buscamos examinar el trabajo de los profesores de educación física que operan
en la industria del fitness. Para ello, hemos establecido el materialismo histórico dialéctico
como marco teórico y metodológico. Marx nos lleva a examinar la historia en su base concreta,
resaltando la producción social de la vida. En este contexto, el curso histórico se fundamenta
en aspectos materiales y económicos, siguiendo una dinámica dialéctica. De esta manera, el ser
humano emerge como un participante activo en la construcción de la historia. Inicialmente,
discutimos la centralidad del trabajo en la actualidad para entender quién es la clase trabajadora
en la contemporaneidad. Presentamos, a partir de la contrarreforma laboral, las ofensivas
burguesas contra los trabajadores, llegando a la reestructuración productiva. Analizamos el
avance tecnológico, especialmente las adaptaciones que el mundo laboral experimentó después
de la crisis de 2008, llegando a la Revolución 4.0 y la informatización de la vida. Todo este
recorrido fue esencial para comprender el funcionamiento de la industria del fitness, discutiendo
las perspectivas futuras para este sector de la economía y cómo estos factores se desarrollan en
las relaciones laborales de los profesores que trabajan en estos espacios. Presentamos algunas
posibilidades de clasificación de las plataformas y, finalmente, proponemos un modelo para la
clasificación de las plataformas de fitness según la forma en que se presta el servicio y, por
ende, la remuneración de estos profesionales. Entendemos que nuestro estudio puede contribuir
al debate sobre el mundo laboral en Educación Física, a pesar de las lagunas, y especialmente
en las condiciones laborales a las que están sometidos los profesores. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|