Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Liza Maria Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Ana Luiza Aureliano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T18:24:02Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T18:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ana Luiza Aureliano. Por uma pedagogia da cidade: potencializando territórios educadores com as crianças, construindo metodologias participativas. 2024. 262 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49384 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa parte do pressuposto de que é possível aprender com a cidade e sobre ela
a partir da infância e do próprio território, tendo o espaço da escola como espaço da
experimentação e do diálogo entre cidade e infância. Corroborando com a ideia de que é
partindo da infância que se constrói uma cidade para todos (Tonucci, 2005), acredita-se
que, ao incluir as crianças no processo de apreensão e construção das cidades, pode-se
combater o “analfabetismo urbanístico” (Maricato, 2002a) e fomentar a luta pelo “Direito à
Cidade” (Lefebvre, 2001). O caminho para essa construção pode se dar a partir das
escolas, em uma ação conjunta de fortalecimento e integração com a comunidade escolar,
partindo de ações e construções participativas dentro da própria escola e se expandindo
pelo território. Propõe que essas ações partam do entendimento das crianças como
sujeitos políticos, sociais, participantes e produtores de cultura, visando uma ação
concreta nos espaços escolares, tidos aqui como espaços de estudo e experimentação
prática. Defende-se a pedagogia libertadora de Paulo Freire (1987) que encontra coro na
perspectiva atualizada de bell hooks para a construção de comunidades de aprendizagem,
como bases teóricas para fortalecer essas práticas de construção de uma educação para
a consciência crítica. Além disso, ancora-se na perspectiva do Pensamento Complexo de
Edgar Morin do conhecimento que religa os saberes, reconectando-se com a
solidariedade. O problema central busca compreender quais os caminhos metodológicos
para a construção de um aprendizado sobre as cidades com as crianças dentro das
escolas públicas, como parte do enfrentamento ao analfabetismo urbanístico. Assim, o
objetivo geral é oferecer contribuição teórica, empírica e metodológica para esse
enfrentamento, construindo metodologias que tratem das cidades, da arquitetura e
urbanismo e da participação social com as crianças no contexto escolar, além de trabalhar
com elas as ideias de território e espaços educativos, da emancipação social e do direito
à cidade. Tendo uma escola na cidade de Lavras-MG como campo de pesquisa, direcionase o olhar para a realidade das cidades médias e para abordagem de outras escalas no
planejamento urbano. Adota-se como método a pesquisa-ação, estruturada a partir da
participação direta da pesquisadora em interação com outros atores (crianças), na
produção de conhecimento sobre a interação entre cidade-educação-infância. Dessa
forma, as crianças são participantes colaboradoras da pesquisa, sujeitos do seu próprio
conhecimento. A metodologia se dá de forma cíclica, alternando momentos de ação,
reflexão e novamente ação, de forma adaptada, de acordo com as experimentações, com
o contexto vivenciado na escola e com base nas experiências do Grupo Periférico. Além
disso, como procedimentos/instrumentos de pesquisa foram realizados: estudo
bibliográfico; análise das teses e dissertações que versam sobre o objeto de pesquisa e
pesquisa bibliográfica em periódicos; observação participante, com desenvolvimento de
oficinas nos momentos de ação a partir de ferramentas e metodologias participativas
existentes, adaptação e construção de outras. Como resultado, entende-se que foi
possível construir com as crianças uma consciência coletiva e espacial a partir da sua
participação e cooperação nos encontros. Além disso, observa-se que é possível explorar
o papel do(a) arquiteto(a) e urbanista como educador(a) e a possibilidade de atuação
nesse campo com a proposição da construção de uma licenciatura em arquitetura e
urbanismo. Associadas ao desenvolvimento desta ideia, propõem-se a convergência de
metodologias e ações que podem contribuir para a abertura de canais efetivos de
participação das crianças no campo das políticas públicas, especialmente educacionais e
urbanas - como a possibilidade de criação de um conselho das crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Por uma pedagogia da cidade : potencializando territórios educadores com as crianças, construindo metodologias participativas | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cidades médias | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research starts from the assumption that it is possible to learn from and about the city
from childhood and the territory itself, with the school space as a space for experimentation
and dialogue between the city and childhood. In line with the idea that building a city for
everyone starts from childhood (Tonucci, 2005), it is believed that by including children in
the process of apprehending and building cities, it is possible to combat "urban illiteracy"
(Maricato, 2002a) and foster the struggle for the "Right to the City" (Lefebvre, 2001). The
path to this construction can come from schools, in a joint action of strengthening and
integration with the school community, starting from participatory actions and constructions
within the school itself and expanding throughout the territory. It proposes that these
actions stem from understanding children as political, social, participatory, and cultural
subjects, aiming for concrete action in school spaces, seen here as spaces for study and
practical experimentation. It advocates for Paulo Freire's liberating pedagogy (1987), which
finds resonance in bell hooks' updated perspective on building learning communities, as
theoretical foundations to strengthen these practices of building education for critical
consciousness. Additionally, it is anchored in Edgar Morin's Complex Thought perspective
of knowledge that reconnects knowledge, reconnecting with solidarity. The central problem
seeks to understand the methodological pathways for constructing learning about cities
with children within public schools, as part of addressing urban illiteracy. Thus, the overall
objective is to offer theoretical, empirical, and methodological contributions to this
confrontation, building methodologies that deal with cities, architecture and urban planning,
and social participation with children in the school context, working with them on ideas of
territory and educational spaces and on social emancipation and the right to the city.
Having a school in the city of Lavras-MG as the research field, the focus is directed towards
the reality of medium-sized cities and approaches to other scales in urban planning. The
action research method is adopted, structured from the direct participation of the
researcher in interaction with other actors (children), in the production of knowledge about
the interaction between city-education-childhood. In this way, children are collaborative
participants in the research, subjects of their own knowledge. The methodology occurs
cyclically, alternating moments of action, reflection, and action again, adapted according
to experiments, the context experienced in school, and based on the experiences of the
Peripheral Group. Additionally, as research procedures/instruments, the following were
carried out: bibliographic study; analysis of theses and dissertations on the research object
and bibliographic research in journals; participant observation, with the development of
workshops in action moments using existing participatory tools and methodologies,
adaptation, and construction of others. As a result, it is understood that it was possible to
build a collective and spatial consciousness with the children through their participation
and cooperation in the meetings. Furthermore, it is observed that it is possible to explore
the role of the architect and urban planner as an educator and the possibility of acting in
this field with the proposition of building a degree in architecture and urban planning.
Associated with the development of this idea, the convergence of methodologies and
actions that can contribute to the opening of effective channels of children's participation
in the field of public policies, especially educational and urban policies, is proposed - such
as the possibility of creating a children's council. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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