Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Sônia Marise Salles | - |
dc.contributor.author | Nakatani, Hugo | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T18:52:30Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T18:52:30Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-28 | - |
dc.identifier.citation | NAKATANI, Hugo. Inovação na educação profissional e tecnológica do SENAI: desenvolvimento do ciclo da prática profissional do docente. 2023. 158 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49391 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo propor a qualificação da prática pedagógica de
docentes na educação profissional, tendo como estudo de caso os docentes que
atuam no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Propôs-se ofertar um
guia para orientar os docentes a desenvolver a educação empreendedora e inovar na
sua prática pedagógica. A proposta metodológica aplicou a ferramenta
Entrepreneurial Dynamic Learning (EDLE), que integra quatro elementos: educação
empreendedora, aprendizagem ativa, design thinking e taxonomia de Bloom,
associado ao ciclo da prática profissional com a finalidade de estimular a educação
empreendedora. A pesquisa qualificou-se como qualitativa, com estudo de caso e a
técnica de coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa básica com o
levantamento bibliográfico do estado arte sobre educação empreendedora e suas
conexões. A pesquisa de campo ocorreu com a aplicação da ferramenta EDLE aos
planos de ensino dos docentes envolvidos nessa pesquisa. O nível de complexidade
é considerável médio à medida em que se faz necessário conectores-chaves proposta
pela ferramenta EDLE ainda articulada aos componentes do ciclo da prática
profissional estabelecidos nos cursos técnicos. A inovação acontece na articulação
teórica e empírica entre esses dois conceitos. O impacto pretendido é alto no contexto
do SENAI porque o currículo por competências já existente será complementado com
práticas de educação empreendedora, essencial para desenvolver indivíduos aptos a
lidar com as rápidas mudanças na sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inovação na educação profissional e tecnológica do SENAI: desenvolvimento do ciclo da prática profissional do docente | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cruz, Tânia Cristina da Silva | - |
dc.description.abstract1 | This research project aims to propose the qualification of the pedagogical practice of
professors in professional education, having as a case study the professors who work
in the National Service of Industrial Learning (SENAI). It is proposed to offer a
pedagogical guide for teachers to develop entrepreneurial education and innovate their
pedagogical practice. The methodological proposal is to apply the Entrepreneurial
Dynamic Learning tool (EDLE), which integrates four elements: entrepreneurial
education, active learning, design thinking and Bloom's taxonomy, associated with the
cycle of professional practice in order to encourage entrepreneurial education. The
research qualifies as qualitative, with a case study and the data collection technique
will be carried out through basic research with a state-of-the-art bibliographic survey
on entrepreneurial education and its connections. The field research took place with
the application of the EDLE tool to the teaching plans of the professors involved in this
research. The level of complexity is considerable medium as key connectors proposed
by the EDLE tool still articulated to the components of the cycle of professional practice
established in technical courses are needed. The innovation happens in the theoretical
and empirical articulation between these two concepts. The intended impact is high in
the context of SENAI because the existing competency-based curriculum will be
complemented with entrepreneurial education practices, essential to develop
individuals capable of dealing with rapid changes in society. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|