Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Mônica Valero da | - |
dc.contributor.author | Borges, Nayara Andressa Alves | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T20:05:13Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T20:05:13Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Nayara Andressa Alves. Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado. 2023. 58 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49399 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Rede Nacional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Universidade de Brasília, Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O empreendedorismo está diretamente relacionado à inovação. Sem a inovação o
empreendedor perde sua essência e habilidade criativa. A capacidade de conceber
novas ideias e colocá-las em prática é a mola propulsora do mercado empreendedor.
Ao criar uma empresa é necessário o desenvolvimento de um plano visando a
organização do tempo, de investimentos e de ideias. O planejamento é a etapa mais
importante da criação de uma empresa, pois objetiva evitar ou minimizar as
possibilidades de imprevistos e danos financeiros que possam ocorrer. Elaborar um
plano de negócio pode não ser uma tarefa fácil para o público geral que não pôde
investir anos de estudos na área de administração e marketing. Nesse sentido, a
temática do presente trabalho consiste na abordagem de meios para elaboração de
um guia destinado ao desenvolvimento de parte do plano de negócios com foco no
marketing tanto para NITs, quanto para empresas públicas e privadas, de modo que
seja direcionado a ações voltadas para a inovação. A metodologia consiste na revisão
de literatura com abordagem qualitativa de caráter exploratório. Nos resultados e
discussões do presente estudo verificou-se que a elaboração e a publicação do guia,
significa o desenvolvimento de alternativas para que empreendedores, públicos ou
privados, sejam capazes de desenvolver habilidades de planejamento e efetivação do
plano de marketing de modo a agregar novas funcionalidades de captação de clientes
ou usuários para aperfeiçoar o desenvolvimento da cadeia de mercado ou da política
de inovação das ICTs. Ademais, o grande diferencial desta pesquisa ficou a cargo do
uso da inteligência artificial como ferramenta de otimização do plano de marketing
elaborado especificamente para a instituição que buscou o uso do guia. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Empreendedorismo e inovação: estratégias de elaboração de um guia de marketing personalizado | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano de negócio | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Carvalho, Sônia Marise Salles | - |
dc.description.abstract1 | Entrepreneurship is directly related to innovation. Without innovation, the entrepreneur
loses their essence and creative ability. The capability to conceive new ideas and put
them into practice is the driving force of the entrepreneurial market. When creating a
company, it is necessary to develop a plan that involves organizing time, investments
and ideas. Planning is the most important stage in creating a company, as it aims to
avoid or minimize the possibilities of unforeseen events and financial damages that
may occur. Preparing a business plan may not be an easy task for the general public
who have not been able to invest years of studies in the area of administration and
marketing. In this sense, the theme of this work consists of approaching means for
preparing a guide for the development of part of the business plan that is intended for
marketing both for NITs and for public and private companies, so that it is directed to
actions focused on innovation. The methodology consists of a literature review with a
qualitative approach of an exploratory nature. In the results and discussions of the
present study, it was found that the preparation and the publication of the guide means
the development of alternatives so that entrepreneurs, public or private, are able to
develop planning skills and implement the marketing plan in order to add new
functionalities attracting customers or users to improve the development of the market
chain or ICT innovation policy. Furthermore, the great difference of this research was
the use of artificial intelligence as a tool for optimizing the marketing plan created
specifically for the institution that sought to use the guide. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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