Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cornelli, Gabriele | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Cristina Serrão | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T21:00:14Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T21:00:14Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-28 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Cristina Serrão. O amor de Diotima no Banquete de Platão: Eros como intermediário. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49415 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A concepção de Eros enquanto intermediário, no Banquete de Platão, é apresentada pela
sacerdotisa Diotima de Mantineia. É por meio de seus ensinamentos a um jovem Sócrates
que vemos a mudança de seu significado da herança grega, onde Eros era tido como um
deus, passando, neste discurso, a ser tratado como um daimon, um intermediário, entre
mortais e deuses. É feita, primordialmente, uma análise da narrativa, buscando relacionar
os acontecimentos que permeiam o “telefone sem fio” deste banquete de Agatão, para
relacionar com a finalidade do trabalho, que é debater o discurso de Diotima com o jovem
Sócrates tratando de Eros e do seu estatuto enquanto intermediário. Para isso, é feita uma
leitura do discurso de Agatão e de seu diálogo com Sócrates, onde esse assume que irá
fazer um discurso que busque a verdade, construído por meio dialógico, e não apenas
discursos aparentemente belos. Busca-se apresentar as pesquisas que tratam de Diotima.
Na impossibilidade de atestá-la enquanto personagem histórica, assume-se que se trata de
uma personagem mítica de Platão, para modificar o sentido de Eros, estudado como um
intermediário, neste discurso. Com isso, a concepção de Eros e Filosofia se confundem,
provando ambos serem um caminho para busca da sabedoria e da Forma do Belo, tida
como uma divindade em si, que nenhum mortal, nem mesmo Sócrates, conseguiu
alcançar em sua vida terrena. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O amor de Diotima no Banquete de Platão : Eros como intermediário | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Platão - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diotima | pt_BR |
dc.subject.keyword | Erosofia | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Jatobá, Maria do Socorro da Silva | - |
dc.description.abstract1 | The conception of Eros as an intermediary, from the Symposium, is transmitted by
the priestess Diotima of Mantineia. It is through his teachings to a young Socrates that
we see the change in his meaning from the Greek heritage, where Eros was seen as a god,
starting, in this speech, to be treated as a daimon, an intermediary, between mortals and
gods. Primarily, an analysis of the narrative is carried out, seeking to relate the events that
permeate the "wireless telephone" of Agathon’s banquet, in order to relate it to the
purpose of the work, which is to discuss Diotima's speech with the young Socrates dealing
with Eros and of its status as an intermediary. For this, a reading of Agathon’s speech and
his dialogue with Socrates is made, where he assumes that he will make a speech that
seeks the truth, constructed through dialogic means, and not just apparently beautiful
speeches. The aim is to present the research that deal with Diotima. In the impossibility
of attesting it, it is assumed that it is a mythical character of Plato, to modify the meaning
of Eros, studied as an intermediary, in this discourse. With this, the conception of Eros
and Philosophy are blend together, proving both to be a way to search for wisdom and
the Form of Beauty, considered as a divinity in itself, which no mortal, not even Socrates,
managed to reach in his earthly life. | pt_BR |
dc.contributor.email | cristinaserraog@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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