Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/49416
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LourencoSilvaTeixeira_DISSERT.pdf9,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
LourencoSilvaTeixeira_DISSERT_PRODUTO.pdf5,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVoltarelli, Monique Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Lourenço Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-07-31T21:07:05Z-
dc.date.available2024-07-31T21:07:05Z-
dc.date.issued2024-07-31-
dc.date.submitted2023-12-14-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Lourenço Silva. Os lugares das crianças na educação infantil do Distrito Federal : entre os espaços concedidos e os experienciados. 2023. 162 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49416-
dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Educação Infantil (EI) pública do Distrito Federal é ofertada em diferentes espaços, sendo esses exclusivos para a etapa, ou compartilhado com o ensino fundamental e até mesmo com o ensino médio. A oferta de Educação Infantil em espaços escolares pode se diferenciar em muitos aspectos da ofertada em instituições próprias para as crianças pequenas. Este estudo teve como objetivo investigar as formas de organização e uso dos espaços em uma instituição pública escolar que oferte Educação Infantil na periferia do Distrito Federal (DF) e verificar como as crianças se experienciam os lugares concedidos e como vivem ali suas infâncias. A pesquisa de caráter qualitativo teve como metodologia observações participantes em uma turma de primeiro período de uma Escola Classe da Região Administrativa do Sol Nascente-DF com o pesquisador se inserindo como adulto atípico. A discussão dos dados foi ancorada no aporte teórico dos Estudos Sociais da Infância, trazendo aproximações entre a Sociologia e a Geografia, levando em consideração as crianças como sujeitos de direitos e produtoras de cultura. De resultado, encontramos mesmo com poucos espaços concedidos e dentro de uma cultura de escolarização, os lugares que as crianças através de diferentes linguagens como as brincadeiras os desenhos e os diálogos, vivem suas infâncias. Pudemos observar como as crianças se relacionam espacialmente e experienciam os espaços concedidos pelos adultos. Como produto dessa pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, foi elaborado um dossiê fotográfico com interações multimídia das relações espaciais das crianças sujeitas do estudo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs lugares das crianças na educação infantil do Distrito Federal : entre os espaços concedidos e os experienciadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantil - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordSociologia da infânciapt_BR
dc.subject.keywordGeografia das infânciaspt_BR
dc.subject.keywordEspaço escolarpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Public Early Childhood Education in the Federal District is offered in different spaces, either exclusively for this stage, or shared with primary and even secondary schools. The provision of Early Childhood Education in school spaces can differ in many ways from that offered in institutions for young children. The aim of this study was to investigate the ways in which spaces are organized and used in a public school that offers Early Childhood Education on the outskirts of the Federal District and to see how children experience the places provided and how they live their childhoods there. The qualitative research was based on participant observations in a first period class at a school in the Sol Nascente administrative region of the Federal District, with the researcher acting as an atypical adult. The discussion of the data was anchored in the theoretical framework of Social Studies of Childhood, bringing together Sociology and Geography, taking into account children as subjects of rights and producers of culture. As a result, we found places where children live out their childhoods through different languages such as games, drawings and dialogues, even though there are few spaces provided and within a culture of schooling. We were able to observe how children relate spatially and experience the spaces provided by adults. As a product of this research for the Professional Master's Program in Education at the Faculty of Education of the University of Brasilia, a photographic dossier was produced with multimedia interactions of the spatial relations of the children who were the subjects of the study.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.