Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Menezes, Rafael Terra de | - |
dc.contributor.author | Ávila, Jorge Luis Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T19:35:16Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T19:35:16Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-27 | - |
dc.identifier.citation | ÁVILA, Jorge Luis Teixeira. Student financing and higher education: an evaluation of FIES. 2024. 149 f., il. Tese (Doutorado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49445 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese é composta por dois artigos que buscam analisar o impacto do FIES, principal política de financiamento estudantil para o ensino superior no
Brasil, sobre o acesso à universidade e sobre o comportamento das instituições de
ensino superior (IES). A estratégia de identificação se baseia em uma reforma que
introduziu cotas regionais para os empréstimos concedidos anualmente. Tais cotas
dependem das médias regionais do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de
maneira descontínua, permitindo um desenho quase-experimental que explora tanto
a mudança na política quanto as descontinuidades introduzidas pela nova regra de
alocação.
No primeiro artigo, observamos que cada empréstimo adicional resulta em aproximadamente 0,2 graduações adicionais em seis anos. No entanto, os efeitos são
bastante heterogêneos e concentrados principalmente em IES com fins lucrativos e,
especialmente, em programas noturnos. Constatamos que o impacto dos empréstimos no ingresso é maior para estudantes provenientes de escolas de ensino médio
privadas. O impacto na graduação, por outro lado, é maior para estudantes oriundos de escolas públicas, mais provavelmente afetados por restrições financeiras.
Análises adicionais sugerem que estudantes menos favorecidos aumentam sua participação no ENEM após uma expansão na disponibilidade de empréstimos. No
entanto, os mesmos costumam apresentar pontuações mais baixas, limitando sua
capacidade de obter empréstimos em cursos mais competitivos. Assim, apesar de
destacar a importância das restrições financeiras, nossos resultados também indicam
que a preparação acadêmica parece ser um obstáculo igualmente importante para o
acesso ao ensino superior por estudantes de menor renda.
No segundo artigo, investigamos como as IES com fins lucrativos respondem à
disponibilidade de financiamento governamental. Observamos que o aumento na
disponibilidade de empréstimos resulta em um impulso significativo na receita de
tais instituições, de RS$ 0,73 a RS$ 0,78 para cada real adicional em desembolsos
de empréstimos pelo governo federal. Cada aumento de RS$ 1 na receita resulta em
aproximadamente um aumento de RS$ 0,4 nos lucros, sendo o restante destinado
a despesas adicionais, especialmente em custos de mão de obra. As estimativas
de markup são bastante altas em média (64%) e são maiores para IES de maior
qualidade, IES menos seletivas e IES que não enfrentam a concorrência de universidades públicas. No entanto, também encontramos evidências indicativas de que as
instituições aproveitam esse choque de receita para aprimorar os padrões de qualidade, contratando docentes permanentes com credenciais mais elevadas (mestrado
e doutorado). A supervisão dos programas de ensino superior parece desempenhar
um papel nesse comportamento, uma vez que os gastos aumentam em áreas incluídas em avaliações anuais de qualidade, resultando em pontuações mais altas para a
instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Student financing and higher education: an evaluation of FIES | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Financiamento da educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis consists of two papers that investigate the impact of FIES, the primary higher education financing policy in Brazil, on access to college and on the
behavior of higher education institutions. The identification strategy relies on a
reform that implemented regional quotas for loans granted. These quotas depend
on regional Human Development Index (HDI) values in a discontinuous way, allowing a quasi-experimental design that leverages both the policy change and the
discontinuities introduced by the new allocation rule. In the first paper, we find that each additional loan leads to approximately 0.2 additional college graduates in six years. However, effects are quite heterogeneous,
and concentrated mostly in for-profit higher education institutions (HEIs) and, notably, in evening programs. We find that the impact of loans on initial enrollment
is higher for more advantaged students, specifically those coming from private high
schools. Impact on graduation, on the other hand, is higher for students coming
from public high schools, who are more likely to be financially constrained. Further
analysis suggests that less advantaged students increase their participation in the
selection exam following an expansion in loan availability. However, they usually
present lower scores, limiting their capacity to access loans in more competitive majors. Thus, despite highlighting the significance of financial constraints, our results
also indicate that poor academic preparation seems to be an equality important obstacle to accessing higher education for students from less advantaged backgrounds.
In the second paper, we investigate how for-profit higher education institutions
(HEIs) respond to the availability of government funding. We find that increased
loan availability results in a significant boost in revenue for such institutions, of
$0.73-$0.78 for each additional $1 in loan disbursements by the federal government.
Each $1 increase in revenue results in approximately a $0.4 increase in institutional
profits, with the remainder resulting in increased expenses, especially in labor-related
costs. Markup estimates are quite high on average (64%), and are higher for higher
quality HEIs, less selective HEIs and HEIs that do not face competition of public
universities. Nevertheless, we also nd indicative evidence that institutions take
advantage of this revenue shock to improve quality standards by hiring permanent
faculty with better credentials (master and doctoral degrees). Oversight of higher
education programs seems to have a role in this behavior, since spending increases
in areas included in annual quality assessments, resulting in higher quality scores
for the institution. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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