Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nascimento, Wanderson Flor do | - |
dc.contributor.author | Rocha, Aline Matos da | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T20:43:25Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T20:43:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-08 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Aline Matos da. Corpo-orí-idade: uma investigação filosófica sobre ontologia relacional no pensamento de Oyèrónkẹ@oyěwùmí. 2023. 173 f. Tese (Doutorado em Metafísica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49454 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este texto tem como fio principal o entrelaçamento entre corpo, orí, idade e como esta
trama tece uma investigação filosófica sobre ontologia relacional no pensamento da
filósofa iorubá Oyèrónkẹ́Oyěwùmí, que nos alerta que gênero não é ontológico ao ethos
iorubá e sua presença é uma evidência de imposições coloniais e mudanças
epistemológicas em cosmologia e instituições socioculturais Oyó-Iorubá assentadas na
senioridade. A senioridade exprime relações fluidas, situacionais e relativas
independentes do tipo de corpo. O fato de alguém possuir determinada genitália não a
coloca automaticamente em lugar desigual de poder como os sistemas de gênero fazem.
Ao contrário do gênero, a senioridade não foi feita em função da anatomia e (dis)posição
dos órgãos sexuais, mas em função da idade que não mora apenas no corpo, mas na
história que fala do coletivo e não da identidade sexual dos seres. Esse ethos torna a
ontologia relacional, fluida e situacional, dado que às vezes se é sênior e às vezes jovem,
depende de quem se é nas relações e situações. Assim, a senioridade comunica tanto
uma ontologia iorubá não generificada quanto uma ontologia pensada em relação e não
como algo isolado e excluído da comunidade, da natureza e das divindades. Desse modo,
o presente texto busca refletir a partir do pensamento de Oyèrónkẹ́Oyěwùmí uma
ontologia relacional baseada na senioridade, a qual não pode ser tematizada sem Oxum,
Ìyá primordial, sênior hon(orí)fica e matriz para a leitura e compreensão entre corpo,
orí, idade, evocada na construção deste trabalho. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Corpo-orí-idade: uma investigação filosófica sobre ontologia relacional no pensamento de Oyèrónkẹ@oyěwùmí | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia africana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ontologia | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This text has as its main thread the interweaving between body, orí, age and how this
weft weaves a philosophical investigation about relational ontology in the thought of the
Yorùbá philosopher Oyèrónkẹ́Oyěwùmí, who warns us that gender is not ontological to
the Yorùbá ethos and its presence is evidence of colonial impositions and
epistemological changes in Ọ~yọ́-Yorùbá seniority-based cosmology and sociocultural
institutions. Seniority expresses fluid, situational, and relative relationships
independent of body type. The fact that someone possesses a certain genitalia does not
automatically place them in an unequal place of power as gender systems do. Unlike
gender, seniority was not made on the basis of anatomy and (dis)position of the sexual
organs, but on the basis of age that does not dwell only in the body, but in history that
speaks of the collective and not the sexual identity of beings. This ethos makes ontology
relational, fluid and situational, given that sometimes you are senior and sometimes
young, it depends on who you are in relations and situations. Thus, seniority
communicates both a non-gendered Yorùbá ontology and an ontology thought of in
relation to and not as something isolated and excluded from the community, from
nature, and from deities. Thus, the present text seeks to describe from the thought of
Oyèrónkẹ́Oyěwùmí a relational ontology based on seniority, which cannot be discussed
without Ọ~ṣun, the primordial Ìyá, senior hon(orí)fic and matrix for the reading and
understanding between body, orí, and age evoked in the construction of this work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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