Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Gontijo, Pedro Ergnaldo | - |
dc.contributor.author | Mendes, Ana Paula Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T21:27:58Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T21:27:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-21 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Ana Paula Lopes. O lugar dos jogos na Filosofia e na Educação: uma estratégia interativa para promover o trabalho intelectual de mulheres. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49457 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desta pesquisa é analisar o conceito de jogo na filosofia e na educação, bem
como desenvolver um jogo que dê visibilidade ao trabalho de mulheres intelectuais em
diferentes áreas do conhecimento, particularmente na filosofia. Busca-se, assim,
reivindicar o lugar dessas mulheres no cânone filosófico e nos currículos escolares da
educação básica. Para atingir esse objetivo, propõe-se o uso de jogos como recursos
didáticos no ensino da filosofia, a fim de tornar a apresentação da produção literária
feminina mais dinâmica e acessível. A pesquisa visa, ainda, democratizar o acesso ao
conhecimento por meio de jogos e contribuir para reflexões sobre as metodologias
aplicadas ao ensino da filosofia, abordando o uso de jogos como mecanismo de educação
e o silenciamento do trabalho intelectual das mulheres. A metodologia adotada
compreende uma revisão bibliográfica de obras que abordam o jogo como conceito
filosófico e como ferramenta para o ensino, além de obras de mulheres intelectuais na
filosofia e outras áreas do conhecimento. Espera-se contribuir para uma educação mais
inclusiva e diversa, proporcionando materiais de ensino que valorizem o papel das
mulheres na história do pensamento e incentivem o acesso ao conhecimento de forma
democrática e participativa. Os jogos podem ser recursos eficazes para a promoção da
igualdade de gênero e da inclusão no âmbito da educação, favorecendo a reflexão crítica
sobre a história da filosofia e o papel das mulheres no desenvolvimento do pensamento
humano. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O lugar dos jogos na Filosofia e na Educação : uma estratégia interativa para promover o trabalho intelectual de mulheres | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos educativos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The purpose of this research is to analyze the concept of play in philosophy and education,
as well as to develop a game that highlights the work of intellectual women in different
fields of knowledge, particularly in philosophy. The aim is to reclaim the place of these
women in the philosophical canon and in the curricula of basic education. To achieve this
goal, it is proposed to use games as didactic resources in the teaching of philosophy, in
order to make the presentation of female literary production more dynamic and accessible.
The research also seeks to democratize access to knowledge through games and
contribute to reflections on the methodologies applied to the teaching of philosophy,
addressing the use of games as an educational mechanism and the silencing of women's
intellectual work. The methodology adopted includes a literature review of works that
address play as a philosophical concept and as a tool for teaching, as well as works by
intellectual women in philosophy and other fields of knowledge. It is hoped to contribute
to a more inclusive and diverse education, providing teaching materials that value the role
of women in the history of thought and encourage access to knowledge in a democratic
and participatory way. Games can be effective resources for promoting gender equality
and inclusion in the realm of education, fostering critical reflection on the history of
philosophy and the role of women in the development of human thought. | pt_BR |
dc.contributor.email | ana.buckethead@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|