Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Diana Vaz de | - |
dc.contributor.author | Reis, Celina Costa Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T18:14:55Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T18:14:55Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-04 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Celina Costa Lima dos. Tribunais de Contas e auditoria operacional da educação básica: um estudo sob a lente das lógicas institucionais. 2023. 88 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49469 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os Tribunais de Contas são órgãos auxiliares do Poder Legislativo no controle externo das
contas públicas, com a função de defender a boa e regular aplicação dos recursos públicos por
meio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial. Esta
pesquisa tem como objetivo analisar as lógicas institucionais presentes nas auditorias
operacionais da educação básica no contexto dos Tribunais de Contas do Brasil. Para tratar a
questão da pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa, triangulando entrevistas com
23 auditores de 17 Tribunais de Contas, questionários e análise de 74 relatórios de auditoria
realizados por 21 Tribunais de Contas. Os achados da pesquisa mostram a coexistência de
duas lógicas nas auditorias operacionais da educação básica: a lógica gerencialista,
representada pela atuação do auditor como consultor, e a lógica legalista, caracterizada pela
atuação do auditor no papel de juiz e contador público. A pesquisa demonstra que a auditoria
operacional é influenciada pela lógica legalista predominante nos Tribunais de Contas, pois
foram encontrados bastantes atributos de auditoria de conformidade nas auditorias
operacionais da educação. Por fim, a pesquisa indica que há uma possível relação entre a
abordagem colaborativa e comunicativa por parte do auditor com o auditado e maior
influência das auditorias operacionais. No entanto, pesquisas focadas na visão e reações dos
auditados precisam ser realizadas para melhor compreender as interações das lógicas do
auditor-auditado e seu impacto na auditoria operacional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Tribunais de Contas e auditoria operacional da educação básica: um estudo sob a lente das lógicas institucionais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tribunal de Contas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auditoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos públicos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Courts of Accounts are auxiliary bodies of the Legislative Branch in the external control
of public accounts, with the function of defending the good and regular application of public
funds through accounting, financial, budgetary, performance, and patrimonial supervision.
This research aims to analyze the institutional logics present in performance audits of basic
public education in the context of the Brazilian Courts of Accounts. To address the research
question, a qualitative approach was used, triangulating interviews with 23 auditors from 17
Courts of Accounts, questionnaires and analysis of 74 audit reports carried out by 21 Courts
of Accounts. The research findings show the coexistence of two logics in basic education
operational audits: the managerial logic, represented by the auditor's role as a consultant, and
the legalist logic, characterized by the auditor's role as a judge and public accountant. The
research demonstrates that performance auditing is influenced by the legalistic logic
prevalent in the Courts of Accounts, as many attributes of compliance auditing were found in
performance audits of education. Finally, the research indicates that there is a possible
relationship between the collaborative and communicative approach on the part of the auditor
with the auditee and the greater influence of performance audits. However, research focused
on the views and reactions of auditees needs to be done to better understand the interactions
of auditor-auditee logics and their impact on performance auditing. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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