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dc.contributor.advisorNogueira, Mônica Celeida Rabelo-
dc.contributor.authorSantos, Bruna de Vita Silva-
dc.date.accessioned2024-08-02T20:22:27Z-
dc.date.available2024-08-02T20:22:27Z-
dc.date.issued2024-08-02-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna de Vita Silva. Coletivo do Pirarucu: tecer redes e fortalecer o manejo comunitário no Amazonas. 2023. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural) — Universidade de Brasília, Planaltina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49482-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO manejo comunitário do pirarucu (Arapaima gigas) tem se confirmado, ao longo dos anos, como estratégia eficaz de conservação da biodiversidade, além de fortalecer a gestão territorial e organizacional de comunidades ribeirinhas e indígenas. Apesar dos comprovados benefícios socioeconômicos e para a conservação da biodiversidade, a atividade enfrenta desafios, principalmente relativos à comercialização. O presente estudo focaliza o Coletivo do Pirarucu (CP), fórum composto no estado Amazonas, desde 2018, por manejadores e suas organizações de base comunitária, entidades de apoio técnico e instituições públicas. O objetivo foi analisar a atuação do Coletivo do Pirarucu como rede social e suas estratégias no aporte ao manejo e à comercialização nas áreas protegidas do Amazonas. É um estudo de abordagem qualitativa, baseado em observações diretas em campo e na realização de entrevistas semiestruturadas, junto a representantes de associações comunitárias, instituições de apoio e governamentais,chefs de cozinha e donos de restaurantes, representando consumidores do produto, além de revisão bibliográfica e documental. Os dados demonstram que o Coletivo do Pirarucu constituiu relações de confiança entre indivíduos e instituições, que fortalecem sua atuação e representação externa - tanto técnica, quanto política -, gerando capital social. Para a comercialização do pescado, são duas as principais frentes de atuação do CP: a marca coletiva Gosto da Amazônia e o acesso às políticas públicas (compras institucionais e subvenções). A marca Gosto da Amazônia tem permitido que comunidades isoladas alcancem mercados de grandes capitais brasileiras, melhor preço e garantia de venda de sua produção, por meio da valorização do pirarucu selvagem, oriundo do manejo comunitário. A estratégia tem gerado bons resultados comerciais, mas o estudo recomenda reforçar a comunicação junto aos manejadores, para que conheçam a marca Gosto da Amazônia e se sintam mais representados por ela. O Coletivo do Pirarucu também tem conseguido resultados na ampliação do acesso às políticas públicas de apoio à comercialização de produtos da sociobiodiversidade, por meio da organização coletiva e da incidência política. No entanto, ainda há aspectos críticos a serem superados, para a adequação de políticas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa de Regionalização da Merenda Escolar (PREME), Subvenção Econômica Estadual e a Política de Garantia de Preços Mínimos para produtos da sociobiodiversidade (PGPMBio) à realidade das comunidades e às especificidades do manejo comunitário do pirarucu. O estudo conclui que o Coletivo do Pirarucu desempenha importante papel no fortalecimento do manejo comunitário do pirarucu, pois além de subsidiar tecnicamente, influencia as políticas públicas para que beneficiem efetivamente os manejadores da espécie, fortalecendo assim uma atividade produtiva que conjuga a conservação da biodiversidade, o desenvolvimento local sustentável e a melhoria da qualidade de vida de povos e comunidades tradicionais em áreas protegidas na Amazônia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleColetivo do Pirarucu : tecer redes e fortalecer o manejo comunitário no Amazonaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordManejo comunitáriopt_BR
dc.subject.keywordArapaima gigaspt_BR
dc.subject.keywordRedes sociaispt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - avaliaçãopt_BR
dc.subject.keywordSociobiodiversidadept_BR
dc.description.abstract1Community management of pirarucu (Arapaima gigas) has been confirmed over the years as an effective strategy for conserving biodiversity, as well as strengthening the territorial and organizational management of riverside and indigenous communities. Despite the proven socio-economic benefits and the conservation of biodiversity, the activity faces challenges, mainly relating to marketing. This study focuses on the Pirarucu Collective (CP), a forum composed in the state of Amazonas, since 2018, of managers and their community-based organizations, technical support entities and public institutions. The aim was to analyze the work of the Pirarucu Collective as a social network and its strategies for supporting management and marketing in the protected areas of Amazonas. This is a qualitative study, based on direct observations in the field and semi-structured interviews with representatives of community associations, support and government institutions, chefs and restaurant owners, representing consumers of the product, as well as a bibliographical and documentary review. The data shows that the Pirarucu Collective has built trust relationships between individuals and institutions, strengthening its external technical and political representation, generating social capital. For fish marketing, the PC has two main areas of action: the social construction of markets through the collective brand "Gosto da Amazônia" and access to public policies (institutional purchases and subsidies). The "Gosto da Amazônia" brand has allowed isolated communities to reach markets in major Brazilian cities, obtain better prices, and ensure the sale of their production by valuing wild pirarucu from community management. This strategy has yielded good commercial results, but the study recommends reinforcing communication with managers so they become more familiar with and feel better represented by the "Gosto da Amazônia" brand. The Pirarucu Collective has also achieved results in expanding access to public policies supporting the marketing of socio-biodiversity products through collective organization and political influence. However, there are still critical aspects to overcome in adapt policies such as the National School Feeding Program (PNAE), the Food Acquisition Program (PAA), the State Subsidy (Amazonas), and the Green Procurement Program for Family Agriculture (PGPMBio) to the reality of communities and the specificities of pirarucu community management. The study concludes that the Pirarucu Collective plays an important role in strengthening the community management of pirarucu, as it not only provides technical support but also influences public policies to effectively benefit pirarucu managers, thus strengthening a productive activity that combines biodiversity conservation, sustainable local development, and improved quality of life for traditional peoples and communities in protected areas in the Amazon.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Ruralpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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