Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coelho Junior, Francisco Antonio | - |
dc.contributor.author | Velasco, Simone Maria Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T21:07:56Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T21:07:56Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | VELASCO, Simone Maria Vieira de. Qualidade de vida no teletrabalho compulsório: preditores da sobrecarga percebida por servidores públicos brasileiros. 2023. 112 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49486 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura sobre teletrabalho, anterior à pandemia da COVID-19, abordou, em grande parte,
temas relacionados ao trabalho, como o desempenho e a inovação tecnológica, e às vantagens
e desvantagens dessa modalidade de trabalho. Devido ao crescimento do teletrabalho na
última década e, mais recentemente, à intensificação decorrente da necessidade de isolamento
social durante a pandemia, há uma necessidade de compreender como o teletrabalho afeta o
bem-estar e a qualidade de vida dos teletrabalhadores. Este estudo teve como objetivo geral
analisar as relações preditivas diretas e indiretas, entre as variáveis antecedentes ‘Atividades
do Teletrabalhador’, ‘Condições Físicas do Trabalho’ e ‘Suporte Tecnológico’ e a variável
mediadora ‘Gestão do Teletrabalho’, predizendo a variável critério ‘Sobrecarga decorrente do
Teletrabalho Compulsório’, junto a uma amostra de servidores públicos brasileiros, no
contexto da COVID-19. As variáveis estudadas fazem parte da escala de Qualidade de Vida
no Teletrabalho - e-QVT Compulsório, aplicada em 6 instituições públicas brasileiras, em
2021. A amostra da pesquisa foi composta por 1.669 servidores públicos. Para analisar os
níveis de e-QVT compulsório, o método integrou a abordagem quantitativa, que contemplou a
análise de dados secundários oriundos dessa amostra. Na análise estatística dos dados, foi
realizada Análise Fatorial Confirmatória, que resultou em cargas fatoriais significativas, com
índices adequados e confiabilidade interna da escala utilizada no estudo. Na sequência,
procedeu-se às estatísticas descritivas e testes de hipóteses, por meio de testes de regressão
múltipla e linear, e Análise de Variância (ANOVA). Os resultados da estatística descritiva
indicaram a predominância de e-QVT compulsório, principalmente, no que tange à disciplina
na execução das atividades; organização do trabalho de forma efetiva; conexão com a internet
e luminosidade adequados para execução das atividades; e satisfação ao realizar as atividades
em regime de teletrabalho. De outro lado, os itens que correspondem ao fator ‘Sobrecarga
decorrente do Teletrabalho’ indicaram a predominância de representações de mal-estar
moderado, sobretudo no que diz respeito ao aumento da carga de trabalho. Testou-se modelo
de regressão múltipla que evidenciou resultados estatisticamente significativos para as
variáveis ‘Atividades do Teletrabalhador’ e ‘Suporte Tecnológico’ predizendo a variável
critério ‘Sobrecarga decorrente do Teletrabalho Compulsório’. Além do modelo de regressão
múltipla, por meio de testes de regressão linear, analisou-se as premissas da análise de
mediação, na qual a variável ‘Gestão do Teletrabalho’ foi proposta como variável mediadora
do modelo, porém as premissas não se confirmaram. A Análise de Variância evidenciou não
haver diferença estatisticamente significativa a partir de gênero e da ausência ou presença de
filhos em relação à ‘Sobrecarga decorrente do Teletrabalho Compulsório’. Como limitações,
destaca-se a análise de base de dados secundários, de recorte transversal, em período
específico da pandemia e, dessa forma, os resultados podem não corresponder a outros
períodos da realização do teletrabalho, além de ter contemplado apenas instituições públicas,
não sendo possível observar se os níveis de e-QVT permaneceram em teletrabalhadores de
instituições privadas. Este estudo procurou reduzir lacuna na produção de conhecimento sobre
a e-QVT na administração pública brasileira, e apresentou proposta de intervenção à luz dos
resultados encontrados. Por fim, propôs-se agenda de pesquisa tendo em vista melhor
compreensão das diferentes percepções dos níveis de e-QVT compulsório e sobre fatores e
causas que influenciam a percepção de sobrecarga no teletrabalho a partir do gênero e
estrutura familiar, além de estudos longitudinais e multiníveis. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Qualidade de vida no teletrabalho compulsório: preditores da sobrecarga percebida por servidores públicos brasileiros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teletrabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida no trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The literature on telework, prior to the COVID-19 pandemic, largely addressed work-related
topics, such as performance and technological innovation, and the advantages and
disadvantages of this type of work. Due to the growth of teleworking in the last decade and,
more recently, the intensification resulting from the need for social isolation during the
pandemic, there is a need to understand how teleworking affects the well-being and quality of
life of teleworkers. The general objective of this study was to analyze the direct and indirect
predictive relationships between the antecedent variables ‘Teleworker Activities’, ‘Physical
Conditions of Work’ and ‘Technological Support’ and the mediating variable ‘Telework
Management’, predicting the criterion variable ‘Overload due to Compulsory Telework’, with
a sample of Brazilian public servants, in the context of COVID-19. The variables studied are
part of the Quality of Life in Compulsory Telework scale, applied in 6 Brazilian public
institutions in 2021. The research sample consisted of 1,669 public servants. To analyze the
levels of Quality of Life in Compulsory Telework, the method integrated the quantitative
approach, which included the analysis of secondary data from this sample. In the statistical
analysis of the data, Confirmatory Factor Analysis was performed, which resulted in
significant factor loadings, with adequate indices and internal reliability of the scale used in
the study. Subsequently, descriptive statistics and hypothesis tests were carried out using
multiple and linear regression tests and Analysis of Variance (ANOVA). The results of the
descriptive statistics indicated the predominance of Quality of Life in Compulsory Telework,
especially with regard to discipline in the execution of activities; effective organization of
work; internet connection and adequate lighting for the execution of activities; and
satisfaction when performing activities in a telework regime. On the other hand, the items that
correspond to the factor ‘Overload due to Compulsory Telework’ indicated the predominance
of representations of moderate malaise, especially with regard to the increase in workload.
The multiple regression model was tested and showed statistically significant results for the
variables ‘Teleworker Activities’ and ‘Technological Support’ predicting the criterion
variable ‘Overload due to Compulsory Teleworking’. In addition to the multiple regression
model, through linear regression tests, the premises of the mediation analysis were analyzed,
in which the variable ‘Telework Management’ was proposed as the mediating variable of the
model, but the premises were not confirmed. The Analysis of Variance showed that there was
no statistically significant difference based on gender and the absence or presence of children
in relation to ‘Overload due to Compulsory Telework’. As limitations, the analysis of a
secondary database, with a cross-sectional cut, in a specific period of the pandemic is
highlighted and, therefore, the results may not correspond to other periods of telework, in
addition to having contemplated only public institutions, and it is not possible to observe
whether the levels of Quality of Life in Telework remained in teleworkers of private
institutions. This study sought to reduce a gap in the production of knowledge about Quality
of Life in Telework in the Brazilian public administration and presented a proposal for
intervention in the light of the results found. Finally, a research agenda was proposed with a
view to better understanding the different perceptions of the levels of Quality of Life in
Compulsory Telework and on factors and causes that influence the perception of overload in
telework based on gender and family structure, in addition to longitudinal and multilevel
studies. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Administração, Mestrado Profissional em Administração Pública | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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