Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Shimizu, Helena Eri | - |
dc.contributor.author | Machado, Nádia Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-05T20:04:07Z | - |
dc.date.available | 2024-08-05T20:04:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-17 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Nádia Maria da Silva. Pagamento por desempenho na atenção Primária à Saúde no Brasil: análise das formas de aplicação dos recursos financeiros do PMAQ-AB. 2023. 80 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49534 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB),
instituído em 2011, foi um modelo pay-for-performance (P4P) brasileiro que visou a melhoria
da qualidade da Atenção Básica no SUS. Após a sua implementação, o programa foi avaliado
segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, porém não foram investigados
aspectos importantes para a caracterização dessas modalidades. Este estudo teve como
objetivos: analisar como se deu a aplicação do recurso do PMAQ-AB em nível local, como
estratégia de pagamento por desempenho, assim como verificar outras finalidades para a
aplicação desses recursos. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, de abordagem
longitudinal, que analisou as modalidades de implementação do PMAQ-AB nos municípios, ao
longo dos três ciclos, por meio de inquérito on-line realizado entre outubro e dezembro de 2019,
ao que tange às formas de aplicação dos incentivos financeiros. A primeira etapa analisou os
dados nacionais de forma comparativa entre os ciclos, e realizou a associação entre atributos de
incentivo e indicadores socioeconômicos, demográficos e partidários por meio de modelo
regressão logística multinomial. Já a segunda etapa adotou um recorte regional, considerando
a maior participação dos estados do Nordeste no presente estudo, possibilitando comparar as
categorias entre os estados. Obteve-se a participação de gestores de 798 municípios de 22
estados. Os resultados demonstraram que 55,4% dos gestores municipais utilizaram o recurso
para pagamento por desempenho para as equipes de atenção básica. Mais de 54% dos gestores
usaram de 41 a 60% do total dos recursos para pagar por desempenho as equipes e optaram pela
periodicidade mensal. A certificação das equipes de saúde foi o critério mais usado pelos
gestores para repassar o recurso, acima de 70%. Houve aumento de equipes completas no
decorrer dos ciclos, e de profissionais além da equipe mínima de Saúde da Família receberam
o incentivo. Os gestores também aplicaram os recursos para outras finalidades, como na
aquisição de equipamentos para as UBS e na realização de atividades de capacitação.
Municípios com maior dimensão populacional e com baixo IDH foram associados com um
maior percentual do recurso destinado para o pagamento por desempenho e maior motivação
das equipes. Da segunda etapa do estudo, o recorte pela região Nordeste teve amostra de 79%
dos municípios que pagaram por desempenho os profissionais da AB. Principalmente no
terceiro ciclo, 95% dos municípios do estado da Paraíba fizeram o pagamento às equipes. O
total de 60% dos gestores optaram por investir o percentual de recurso entre 41 a 60%, com
ênfase as categorias de enfermagem 93%, odontologia 90%, e agentes comunitários de saúde
85%, a nota da certificação foi usada como critério para o pagamento 79%, de forma mensal 52%, em média nos três ciclos, além de priorizar a infraestrutura e qualificação dos profissionais
com investimentos na compra de equipamentos e educação permanente. Os resultados
mostraram que o recurso do PMAQ foi aplicado com ênfase no pagamento para as equipes, por
meio de critérios definidos no MS, com característica de pagamento regular, enfatizando os
profissionais não médicos, também observando a infraestrutura e qualificação profissional.
Observou-se que esse modelo de pagamento por desempenho visou reconhecer e qualificar os
serviços e os profissionais. As decisões tomadas ao longo dos ciclos do programa resultaram
em maior adesão, mas também demonstrou a necessidade de um planejamento que atenda
fatores institucionais e contextuais para a maior eficiência e qualidade na implementação do
modelo. Portanto, são necessários mais estudos nessa área para avançar o conhecimento. É
possível observar que a transferência de recursos do PMAQ para incentivar o acesso e a
qualidade dos serviços de AB, por meio da remuneração por desempenho, formação dos
profissionais e melhoria das estruturas de trabalho, foi estratégia importante para o
fortalecimento da Atenção Básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Pagamento por desempenho na atenção Primária à Saúde no Brasil: análise das formas de aplicação dos recursos financeiros do PMAQ-AB | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Despesa pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saúde pública - recursos financeiros | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The National Program for Improving Access and Quality of Primary Care (PMAQ-AB),
established in 2011, was a Brazilian pay-for-performance (P4P) model aimed at enhancing the
quality of Primary Care within the SUS (Unified Health System). After its implementation, the
program was evaluated based on criteria set by the Ministry of Health, but important aspects
characterizing these modalities were not investigated. This study had the following objectives:
to analyze how the application of PMAQ-AB funds occurred at the local level as a performance based payment strategy and to explore other purposes for the use of these resources. It was a
descriptive-analytical study with a longitudinal approach that analyzed the modes of PMAQ AB implementation in municipalities over three cycles through an online survey conducted
between October and December 2019, focusing on the methods of financial incentive
allocation. The first stage compared national data across cycles and established associations
between incentive attributes and socio-economic, demographic, and political indicators using a
multinomial logistic regression model. The second stage took a regional perspective,
considering the greater participation of Northeastern states, enabling category comparisons
among the states. Managers from 798 municipalities in 22 states participated. The results
showed that 55.4% of municipal managers used the resources for performance-based payments
to primary care teams. Over 54% of managers allocated 41% to 60% of the total resources for
team performance payments and preferred monthly disbursements. Certification of health teams
was the most commonly used criterion by managers for resource allocation, at over 70%. There
was an increase in complete teams over the cycles, and professionals beyond the minimum
Family Health team received incentives. Managers also directed resources towards other
purposes, such as acquiring equipment for Basic Health Units (UBS) and conducting training
activities. Municipalities with larger populations and lower Human Development Index (HDI)
were associated with a higher percentage of resources allocated for performance-based
payments and greater team motivation. In the second stage of the study, the regional focus on
the Northeast had a sample of 79% of municipalities that compensated primary care
professionals based on performance. Particularly in the third cycle, 95% of municipalities in
the state of Paraíba made payments to teams. A total of 60% of managers chose to invest the
resource percentage between 41% and 60%, with an emphasis on nursing (93%), dentistry
(90%), and community health agents (85%). Certification scores were used as a payment
criterion by 79%, on a monthly basis by 52%, on average across the three cycles. There was
also a focus on prioritizing infrastructure and professional qualification, with investments in equipment acquisition and ongoing education. The results indicated that PMAQ resources were
primarily directed towards team payments, following criteria defined by the Ministry of Health,
characterized by regular payment patterns, emphasizing non-medical professionals, and also
addressing infrastructure and professional qualification. It was observed that this performance based payment model aimed to recognize and enhance services and professionals. The decisions
made throughout the program cycles resulted in increased participation, but also underscored
the need for planning that addresses institutional and contextual factors to achieve greater
efficiency and quality in implementation. Therefore, further studies in this area are necessary
to advance our knowledge. It is evident that the transfer of PMAQ resources to promote access
and service quality in Primary Care, through performance-based remuneration, professional
training, and improvement of working structures, was an important strategy for strengthening
Primary Care. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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