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2023_AudineiDeSousaMoura_DISSERT.pdf887,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorSantana, Rafael Santos-
dc.contributor.authorMoura, Audinei de Sousa-
dc.date.accessioned2024-08-06T18:14:06Z-
dc.date.available2024-08-06T18:14:06Z-
dc.date.issued2024-08-06-
dc.date.submitted2023-01-31-
dc.identifier.citationMOURA, Audinei de Sousa. Desenvolvimento de instrumento para avaliação de competências clínicas no manejo de problemas de saúde autolimitados (PSAL-BRASIL). 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49586-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: O desenvolvimento de competências clínicas necessárias para o atendimento farmacêutico dos problemas de saúde autolimitados na farmácia comunitária precisa ser aprimorado no âmbito educacional e para isso é importante o uso de ferramentas que estruturem o processo de capacitação por meio de simulações e permitam a avaliação dessas competências de forma padronizada e validada. Objetivo: Desenvolver um instrumento para avaliação de competências clínicas no manejo de problemas de saúde autolimitados e analisar o desempenho na simulação de consulta farmacêutica. Métodos: O trabalho foi dividido em duas etapas, na primeira, foi realizado o desenvolvimento e validação, pela técnica Delphi, do instrumento “PSAL-BRASIL: Avaliação de Competências Clínicas para o Manejo de Problema de Saúde Autolimitados”, os itens foram considerados validados quando o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) ≥ 0,80. Na segunda etapa, foram padronizados casos clínicos para simulações do manejo de problemas de saúde autolimitados e foram analisados o desempenho de farmacêuticos e estudantes de farmácia utilizando o instrumento de avaliação. Resultados: Dos 26 especialistas convidados a participar da validação, 19 (73%) responderam à primeira rodada do Delphi. Os itens (13) Monitoramento e (14) Comunicação verbal da versão inicial não alcançaram o consenso no quesito objetividade (0,79) e clareza (0,79), respectivamente. Após as alterações sugeridas pelos especialistas, foi realizada uma segunda rodada, na qual todos os itens alcançaram o consenso, IVC ≥ 0,80. Outras sugestões foram acatadas e a versão final do instrumento abordava 15 questões de análise da qualidade do serviço e uma questão para avaliar os níveis de desenvolvimento das competências clínicas como iniciais, intermediárias ou avançadas. Na segunda etapa, 81 profissionais e estudantes de farmácia participaram das simulações dos casos clínicos. O desempenho dos participantes foi melhor em Comunicação verbal (88,6%) e Definição do problema de saúde (86,4%), e foi menor nas atividades de Verificação dos sinais vitais e exames (57,3%). O desempenho geral foi majoritariamente satisfatório. Discussão: O instrumento desenvolvido nesta pesquisa foi validado e busca ser referência na capacitação de profissionais farmacêuticos e graduandos em farmácia e no desenvolvimento de competências clínicas para o manejo de problemas de saúde autolimitados (PSAL). Além disso, a etapa que aplicou o instrumento com o uso de simulações clínicas colaborou para a melhora na autonomia e da confiança para realizar o cuidado farmacêutico, prescrição de medicamentos de venda livre e produtos para saúde, ou de medidas não farmacológicas. Além de ser capaz de identificar sinais de alerta e assim realizar um encaminhamento em momentos necessários, diminuindo assim a demandas em outros níveis de saúde. Conclusão: Desse modo, o instrumento proposto foi considerado válido quanto ao seu conteúdo e de forma concomitante teve a sua aplicabilidade testada em um grupo de estudantes de farmácia e profissionais farmacêuticos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de instrumento para avaliação de competências clínicas no manejo de problemas de saúde autolimitados (PSAL-BRASIL)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProblema de saúde autolimitadopt_BR
dc.subject.keywordAutomedicaçãopt_BR
dc.subject.keywordFarmacoterapiapt_BR
dc.subject.keywordAssistência farmacêuticapt_BR
dc.subject.keywordFarmacêutico - prática profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorcoTavares, Noemia Urruth Leão-
dc.description.abstract1Introduction: The development of clinical skills necessary for the pharmaceutical care of self-limited health problems in community pharmacy needs to be improved in the educational field, thus, it is important to use tools that structure the training process using simulations, and allow the assessment of these skills in standardized and validated approach. Objective: To develop an instrument to assess clinical skills in the management of self-limiting health problems and to analyze the performance in the pharmaceutical consultation simulation. Methods: The work was divided into two stages, in the first, the development and validation, using the Delphi technique, of the instrument "PSAL-BRASIL: Evaluation of Clinical Competences for the Management of Self-Limited Health Problems", items were considered validated when the Content Validation Index (CVI) ≥ 0.80. In the second stage, clinical cases were standardized for simulations on the management of self-limiting health problems and the performance of pharmacists and pharmacy students was analyzed using the assessment instrument. Results: Of the 26 experts invited to participate in the validation, 19 (73%) responded to the first round of Delphi. Items (2) Verbal communication and (15) Monitoring did not reach consensus on clarity (0,79) and objectivity (0,79), respectively. After the changes suggested by the experts, a second round was performed, in which all items reached consensus, CVI ≥ 0.80. Other suggestions were accepted and the final version of the instrument addressed 15 questions to analyze the quality of service and a question to assess the levels of development of clinical competences as initial, intermediate or advanced. In the second stage, 81 pharmacists and pharmacy undergraduates participated in clinical case simulations. The participants' performance was better in Verbal communication (88.6%) and Definition of the health problem (86.4%), and was lower in the activities of Verification of vital signs and exams (57.3%). The overall performance was mostly satisfactory. Discussion: The instrument developed in this research was validated and serves as a reference in the training of pharmaceutical professionals and pharmacy undergraduates and in the development of their clinical skills in the management of self-limiting health problems. In addition, the stage that applied the instrument with the use of clinical simulations contributed to the improvement in autonomy and confidence to perform pharmaceutical care, prescription of over-the-counter drugs and health products, or non-pharmacological measures. In addition to being able to identify warning signs and thus carry out a referral at necessary times, thus reducing the demands on other levels of health. Conclusion: The proposed instrument was considered valid in terms of its content and, at the same time, its applicability was tested in a group of pharmacy students and pharmaceutical professionals.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Farmácia (FS FAR)-
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticaspt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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