Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santana, Rafael Santos | - |
dc.contributor.author | Moura, Audinei de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T18:14:06Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T18:14:06Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-31 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Audinei de Sousa. Desenvolvimento de instrumento para avaliação de competências clínicas no manejo de problemas de saúde autolimitados (PSAL-BRASIL). 2023. 95 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49586 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O desenvolvimento de competências clínicas necessárias para o
atendimento farmacêutico dos problemas de saúde autolimitados na farmácia
comunitária precisa ser aprimorado no âmbito educacional e para isso é importante
o uso de ferramentas que estruturem o processo de capacitação por meio de
simulações e permitam a avaliação dessas competências de forma padronizada e
validada. Objetivo: Desenvolver um instrumento para avaliação de competências
clínicas no manejo de problemas de saúde autolimitados e analisar o desempenho
na simulação de consulta farmacêutica. Métodos: O trabalho foi dividido em duas
etapas, na primeira, foi realizado o desenvolvimento e validação, pela técnica Delphi,
do instrumento “PSAL-BRASIL: Avaliação de Competências Clínicas para o Manejo
de Problema de Saúde Autolimitados”, os itens foram considerados validados
quando o Índice de Validação de Conteúdo (IVC) ≥ 0,80. Na segunda etapa, foram
padronizados casos clínicos para simulações do manejo de problemas de saúde
autolimitados e foram analisados o desempenho de farmacêuticos e estudantes de
farmácia utilizando o instrumento de avaliação. Resultados: Dos 26 especialistas
convidados a participar da validação, 19 (73%) responderam à primeira rodada do
Delphi. Os itens (13) Monitoramento e (14) Comunicação verbal da versão inicial não
alcançaram o consenso no quesito objetividade (0,79) e clareza (0,79),
respectivamente. Após as alterações sugeridas pelos especialistas, foi realizada
uma segunda rodada, na qual todos os itens alcançaram o consenso, IVC ≥ 0,80.
Outras sugestões foram acatadas e a versão final do instrumento abordava 15
questões de análise da qualidade do serviço e uma questão para avaliar os níveis de
desenvolvimento das competências clínicas como iniciais, intermediárias ou
avançadas. Na segunda etapa, 81 profissionais e estudantes de farmácia
participaram das simulações dos casos clínicos. O desempenho dos participantes foi
melhor em Comunicação verbal (88,6%) e Definição do problema de saúde (86,4%),
e foi menor nas atividades de Verificação dos sinais vitais e exames (57,3%). O
desempenho geral foi majoritariamente satisfatório. Discussão: O instrumento
desenvolvido nesta pesquisa foi validado e busca ser referência na capacitação de
profissionais farmacêuticos e graduandos em farmácia e no desenvolvimento de
competências clínicas para o manejo de problemas de saúde autolimitados (PSAL).
Além disso, a etapa que aplicou o instrumento com o uso de simulações clínicas
colaborou para a melhora na autonomia e da confiança para realizar o cuidado
farmacêutico, prescrição de medicamentos de venda livre e produtos para saúde, ou
de medidas não farmacológicas. Além de ser capaz de identificar sinais de alerta e
assim realizar um encaminhamento em momentos necessários, diminuindo assim a
demandas em outros níveis de saúde. Conclusão: Desse modo, o instrumento
proposto foi considerado válido quanto ao seu conteúdo e de forma concomitante
teve a sua aplicabilidade testada em um grupo de estudantes de farmácia e
profissionais farmacêuticos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de instrumento para avaliação de competências clínicas no manejo de problemas de saúde autolimitados (PSAL-BRASIL) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Problema de saúde autolimitado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automedicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Farmacoterapia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Assistência farmacêutica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Farmacêutico - prática profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Tavares, Noemia Urruth Leão | - |
dc.description.abstract1 | Introduction: The development of clinical skills necessary for the pharmaceutical
care of self-limited health problems in community pharmacy needs to be improved in
the educational field, thus, it is important to use tools that structure the training
process using simulations, and allow the assessment of these skills in standardized
and validated approach. Objective: To develop an instrument to assess clinical skills
in the management of self-limiting health problems and to analyze the performance in
the pharmaceutical consultation simulation. Methods: The work was divided into two
stages, in the first, the development and validation, using the Delphi technique, of the
instrument "PSAL-BRASIL: Evaluation of Clinical Competences for the Management
of Self-Limited Health Problems", items were considered validated when the Content
Validation Index (CVI) ≥ 0.80. In the second stage, clinical cases were standardized
for simulations on the management of self-limiting health problems and the
performance of pharmacists and pharmacy students was analyzed using the
assessment instrument. Results: Of the 26 experts invited to participate in the
validation, 19 (73%) responded to the first round of Delphi. Items (2) Verbal
communication and (15) Monitoring did not reach consensus on clarity (0,79) and
objectivity (0,79), respectively. After the changes suggested by the experts, a second
round was performed, in which all items reached consensus, CVI ≥ 0.80. Other
suggestions were accepted and the final version of the instrument addressed 15
questions to analyze the quality of service and a question to assess the levels of
development of clinical competences as initial, intermediate or advanced. In the
second stage, 81 pharmacists and pharmacy undergraduates participated in clinical
case simulations. The participants' performance was better in Verbal communication
(88.6%) and Definition of the health problem (86.4%), and was lower in the activities
of Verification of vital signs and exams (57.3%). The overall performance was mostly
satisfactory. Discussion: The instrument developed in this research was validated
and serves as a reference in the training of pharmaceutical professionals and
pharmacy undergraduates and in the development of their clinical skills in the
management of self-limiting health problems. In addition, the stage that applied the
instrument with the use of clinical simulations contributed to the improvement in
autonomy and confidence to perform pharmaceutical care, prescription of
over-the-counter drugs and health products, or non-pharmacological measures. In
addition to being able to identify warning signs and thus carry out a referral at
necessary times, thus reducing the demands on other levels of health. Conclusion:
The proposed instrument was considered valid in terms of its content and, at the
same time, its applicability was tested in a group of pharmacy students and
pharmaceutical professionals. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Farmácia (FS FAR) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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