Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Almeida, Maria Cecilia Pedreira de | - |
dc.contributor.author | Passos Filho, Jaime Moura | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-07T19:58:42Z | - |
dc.date.available | 2024-08-07T19:58:42Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-14 | - |
dc.identifier.citation | PASSOS FILHO, Jaime Moura. O Direito dos Povos de John Rawls: tolerância, paz mundial e justiça global. 2023. 172 f. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49642 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Direito dos Povos de John Rawls, a tolerância tem o importante papel de possibilitar as
condições para a construção de uma ordem internacional estável e pacífica. Os povos liberais
devem, com base nos princípios do Direito dos Povos, seguir uma política externa tolerante
para com povos que se mostrem decentes. A tolerância liberal a esses povos se expressa,
inicialmente, em uma perspectiva vertical e, depois, em uma perspectiva horizontal, isto é,
como respeito entre povos que se reconhecem como iguais. O respeito aos direitos humanos
urgentes é uma das exigências dos critérios de decência estabelecidos pelos povos liberais que
se impõe a todas as sociedades, apontando os limites da tolerância liberal. Pelo compromisso
com a tolerância que implica respeito à diversidade de povos, os povos liberais não devem
impor sua concepção de justiça a outros povos, pois isso atenta contra a autonomia dos povos
bem ordenados. Como consequência, o Direito dos Povos não acolhe princípios de
distribuição global e propõe o dever de assistência com alvo e ponto de corte, afastando-se de
uma concepção de justiça global. O dever de assistência é uma medida importante para o
enfrentamento da pobreza nas sociedades sobrecarregadas. Entretanto, se considerada a
existência de uma estrutura básica global, não se mostra suficiente para dispensar princípios
de justiça global que promovam a distribuição de riquezas entre povos, pois tal estrutura gera
interdependência econômica, debilitando o argumento rawlsiano da responsabilidade dos
povos por suas escolhas. O Direito dos Povos completa a teoria da justiça de John Rawls
desenvolvida nas obras Uma Teoria da Justiça e o Liberalismo Político, e estende à
Sociedade dos Povos a concepção liberal de justiça formulada para sociedades domésticas
liberais, mas tal extensão não implica a reprodução dos princípios dessa concepção de justiça
em uma concepção de justiça global. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O Direito dos Povos de John Rawls: tolerância, paz mundial e justiça global | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rawls, John, 1921-2002 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tolerância (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Justiça | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In John Rawls’ Law of Peoples, tolerance has the important role of enabling the conditions for
the construction of a stable and peaceful international order. Liberal peoples must, based on
the principles of the Law of Peoples, follow a tolerant foreign policy towards peoples who
demonstrate themselves to be decent. Liberal tolerance towards these peoples is expressed,
initially, in a vertical perspective and, later, in a horizontal perspective, that is, as respect
among peoples who recognize each other as equals. Respect for urgent human rights is one of
the requirements of the criteria of decency established by liberal peoples that is imposed on all
societies, pointing out the limits of liberal tolerance. Due to their commitment to tolerance,
which implies respect for the diversity of peoples, liberal peoples should not impose their
conception of justice on other peoples, as this undermines the autonomy of well-ordered
peoples. As a consequence, the Law of Peoples does not accept principles of global
distribution and proposes the duty of assistance with a target and cut-off point, moving away
from a conception of global justice. The duty of assistance is an important measure for
tackling poverty in burdened societies. However, if the existence of a basic global structure is
considered, it is not sufficient to dispense with principles of global justice that promote the
distribution of wealth among peoples, as such a structure generates economic
interdependence, weakening the Rawlsian argument of peoples’ responsibility for their
choices. The Law of Peoples completes John Rawls’ theory of justice developed in the works
A Theory of Justice and Political Liberalism, and extends to the Society of Peoples the liberal
conception of justice formulated for liberal domestic societies, but such an extension does not
imply the reproduction of the principles of this conception of justice in a conception of global
justice. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Filosofia (ICH FIL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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