Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Nakagome, Patricia Trindade | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Paula Gonçalves de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:29:26Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T17:29:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-22 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Paula Gonçalves de. Entre batons e livros: práticas de leitura literária nas redes sociais. 2024. 117 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49678 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação busca compreender as transformações que têm se estabelecido dentro do
campo literário devido à articulação entre leitura, cibercultura e redes sociais. Visando
investigar a irrupção da literatura em espaços inesperados, são enfocadas as práticas de leitura
literária em perfis de beleza, os ambientes virtuais voltados ao público feminino que não têm
a literatura como temática central na produção de conteúdo, mas que têm demonstrado grande
potencial na formação de comunidades de leitoras. Para tanto, é apresentado um panorama de
aspectos da história da leitura que culminaram em mudanças nos modos de partilhar
experiências de leitura. Seguida pela análise minuciosa do funcionamento de dois clubes de
leitura virtuais, o #Clube do livro do Marinão e o #Clube do livro Chata de Galocha, são
propostas reflexões sobre a atuação das influenciadoras digitais como mediadoras de leitura e
os aspectos simbólicos que incidem sobre tais comunidades de leitoras. Com isso, são
questionados os tensionamentos existentes entre os ambientes de beleza e intelectualidade,
muitas vezes vistos como incompatíveis. Assim, apontam-se resultados sobre como a
literatura adentra no nicho de beleza e quais as práticas e os sentidos de leitura disseminados
nesses ciberespaços. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre batons e livros : práticas de leitura literária nas redes sociais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clube de leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Redes sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Influenciadores digitais | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation seeks to understand the transformations that have been established within the
literary field due to the articulation between reading, cyberculture and social networks.
Aiming to investigate the irruption of literature in unexpected spaces, we focus on literary
reading practices in beauty profiles, virtual environments aimed at female audiences that do
not have literature as a central theme in the production of content, but that have demonstrated
great potential the formation of reading communities. To this end, we present an overview of
aspects of the history of reading that culminated in changes in the ways of sharing reading
experiences. Followed by a thorough analysis of the functioning of two virtual reading clubs,
the #Marinão Book Club and the #Chata de Galocha Book Club, reflections are proposed on
the role of digital influencers as reading mediators and the symbolic aspects that affect such
communities of readers. With this, we question the existing tensions between the
environments of beauty and intellectuality, often seen as incompatible. Thus, results are
presented on how literature enters the beauty niche and what reading practices and meanings
are disseminated in these cyberspaces. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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