Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Araújo, Wilma Maria Coelho | - |
dc.contributor.author | Araújo, Priscila Dinah Lima Oliveira Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T17:52:53Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T17:52:53Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-15 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Priscila Dinah Lima Oliveira Pereira de. Conhecimento e aceitação do consumidor sobre o processamento de alimentos. 2023. 106 f., il. Tese (Dissertação em Nutrição Humana) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49682 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2023 | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, 2023 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos consumidores sobre processamento de
alimentos e sua aceitação sobre alimentos processados. Para isso, uma ferramenta psicométrica
foi elaborada e validado entre o público brasileiro (n=200). Para avaliar a concordância entre
os juízes e a equivalência do instrumento, o Coeficiente de Kendall (W), AC2 de Gwet e o
Kappa de Fleiss foram calculados. Para a qualidade psicométrica do instrumento, os
pressupostos e evidências foram avaliadas por meio da análise fatorial exploratória (AFE). A
confiabilidade do instrumento foi avaliada com base na consistência interna, obtida através do
coeficiente Alpha de Cronbach. O instrumento foi posteriormente aplicado num estudo
transcultural no Brasil e Portugal, tendo sido validado por meio do processo de back-translation
e método Delphi Experts (n=22). Alfa de Cronbach e Ômega de McDonalds foram calculados.
Paralelamente, objetivou-se compreender os principais fatores que afetam a percepção dos
consumidores sobre a qualidade da carne e produtos cárneos. Para isto, foi elaborada uma
revisão bibliográfica. O instrumento totalizou 37 itens aprovados (W>0,8) e apresentou fortes
evidências de validade. Foi encontrada forte concordância entre os juízes (AC2 de Gwet = 0,96
[clareza] e 0,81 [pertinência]), com o Kappa de Fleiss equivalente a 0,78, indicando uma
concordância quase perfeita. A análise fatorial exploratória encontrou seis fatores,
denominados: conhecimento, percepção de saudabilidade, preferência por produtos naturais,
percepção dos processos caseiros, confiança e aceitação. O Índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO)
encontrado foi de 0,90. O teste de esfericidade de Bartlett foi estatisticamente significante
(p<0.001). O instrumento final totalizou 34 itens. O Alfa de Cronbach foi de 0,92, indicando
excelente confiabilidade. Após a aplicação, todos os itens apresentaram W>0,8. O Alfa de
Cronbach (0,82 – Brasil; 0,93 Portugal) e Ômega de McDonalds (0,72 – Brasil; 0,93 - Portugal)
indicaram boa confiabilidade do instrumento. O estudo transcultural mostrou que os
consumidores portugueses entendem o processamento de forma mais abrangente e aceitam mais
alimentos processados do que os brasileiros, influenciados pela confiança nos órgãos
reguladores e percepção de saudabilidade. Os consumidores brasileiros percebem o
processamento de alimento atrelado às operações industriais e apresentam menor aceitação aos
alimentos processados, influenciados pela preferência por produtos naturais e processos
caseiros. Estas divergências culturais dão respaldo para fundamentar estratégias em cada país a
fim de minimizar a assimetria de informação e promover uma alimentação mais consciente. A
revisão de literatura sobre carnes e produtos cárneos mostraram que os fatores que afetam a
qualidade nutricional, perigos químicos e biológicos, bem-estar animal, crenças e fraude podem
afetar a percepção dos consumidores. Os consumidores percebem positivamente os atributos
sensoriais e reconhecem o valor nutricional da carne, mesmo que ainda se mantenham
preocupados com a gordura. O bem-estar animal e o impacto ambiental tornaram-se importantes
impulsionadores do consumo percepção. A presença de aditivos químicos é uma grande
preocupação. Informações recebidas pelos consumidores por meio de mídia influencia
fortemente a percepção e o comportamento. A estigmatização negativa da carne e dos produtos
derivados de seus processamentos geram crenças muitas vezes não baseadas cientificamente
que moldam a percepção e aceitação do consumidor. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e
Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Conhecimento e aceitação do consumidor sobre o processamento de alimentos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processamento de alimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Validação de instrumento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produtos cárneos | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Fraqueza, Maria João | - |
dc.description.abstract1 | The objective of this work was to evaluate consumer knowledge about food processing and
consumer acceptance of processed foods. For this, a psychometric tool was developed and
validated among the Brazilian public (n=200). To assess the agreement between the judges and
the equivalence of the instrument, Kendall's Coefficient (W), Gwet's AC2 and Fleiss' Kappa
will be calculated. For the instrument's psychometric quality, assumptions and evidence were
assessed using exploratory factor analysis (EFA). The instrument's reliability was assessed
based on internal consistency, obtained through Cronbach's Alpha coefficient. The instrument
was subsequently applied in a cross-cultural study in Brazil and Portugal and was validated
through the back-translation process and the Delphi Experts method (n=22). Cronbach's Alpha
and McDonald's Omega were calculated. A literature review was carried out to understand the
main factors that affect consumers' perception of the quality of meat and meat products. The
instrument developed showed strong evidence of validity. Strong agreement was found between
the judges (AC2 of Gwet = 0.96 [clarity] and 0.81 [pertinence]), with Fleiss' Kappa equivalent
to 0.78, indicating an almost perfect agreement. The instrument totaled 37 approved items
(W>0.8). The exploratory factor analysis found six factors, namely: knowledge, perception of
healthiness, preference for natural products, perception of homemade processes, trust and
acceptance. The Kaiser-Meyer-Olkin Index (KMO) found was 0.90. Bartlett's sphericity test
was statistically significant (p<0.001). The final instrument totaled 34 items. Cronbach's Alpha
was 0.92, indicating excellent reliability. After application, all items presented W>0.8.
Cronbach's Alpha (0.82 - Brazil; 0.93 Portugal) and McDonald's Omega (0.72 - Brazil; 0.93 -
Portugal) indicated good instrument reliability. The cross-cultural study showed that
Portuguese consumers understand processing more broadly and accept more processed foods
than Brazilians, influenced by confidence in regulatory institutions and perception of
healthiness. Brazilian consumers perceived food processing linked to industrial operations and
have less acceptance of processed foods, influenced by the preference for natural products and
homemade processes. These cultural divergences provide support to support strategies in each
country in order to minimize information asymmetry and promote more conscious eating. The
literature review on meat and meat products showed that factors that affect nutritional quality,
chemical and biological risks, animal welfare, beliefs and fraud can affect consumers'
perception. Consumers positively perceive the sensory attributes and recognize the nutritional
value of meat, even if they are still concerned about fat. Animal welfare and environmental
impact have become important drivers of perceived consumption. The presence of chemical
additives is a major concern. Information received by consumers through the media strongly
influences perception and behavior. The negative stigmatization of meat and products derived
from its processing generate beliefs that are often not scientifically based and shape consumer
perception and acceptance. | pt_BR |
dc.contributor.email | priscila.dinah@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Nutrição (FS NUT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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