Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Yamashita, Yaeko | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Maria Emília Monteiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T18:37:50Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T18:37:50Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Emília Monteiro. Um novo desenho de um sistema integrado de operação do transporte público por ônibus para cidades de médio e grande porte. 2023. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49724 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo a proposta de um novo desenho de um sistema
integrado de operação do transporte público por ônibus para cidades de médio e
grande porte, a partir da captura do valor gerado na cadeia de operação do sistema,
a fim buscar a sustentabilidade econômica da empresa/concessionária e do seu
sistema de operação por meio de uma estratégia de diversificação das fontes de
receita pela exploração de negócio da cadeia.
Adotando o conceito de economia de aglomeração para aumentar a qualidade e o
lucro da operação a partir da integração geográfica e institucional, definiu-se em
função da cadeia de valor da operação e que no novo desenho o Órgão Gestor
contrataria, por meio de uma licitação (cujas especificações não serão definidas na
pesquisa), uma Empresa de Sistema Integrado de Transporte responsável pelos 4
grandes centros de serviços a seguir: (i) Centro de Deslocamento de Passageiros; (ii)
Centro de Serviços de Suporte à Operação; (iii) Centro de Circuito Integrado; e (iv)
Centro de Integração de Passageiros.
A aplicação do teste de MVP para validação do desenho indicou que, apesar das
ressalvas apontadas, ao analisar a média, os entrevistados adotariam o novo desenho
e acreditam que a qualidade o lucro da operação aumentaria. Em relação as áreas de
prestação de serviços, todos concordam o Transporte de Passageiros e com o Centro
de Circuito Integrado. As respostas variaram um pouco mais nos casos do Centro de
Serviços e do Centro de Integração, mas, mesmo assim, em média, os entrevistados
concordam com suas existências. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um novo desenho de um sistema integrado de operação do transporte público por ônibus para cidades de médio e grande porte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transporte público - financiamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ônibus | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cadeia de valor | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research aims to propose a new design for an integrated public transport operation
system by bus for medium and large cities, based on capturing the value generated in
the system's operation chain, in order to seek economic sustainability of the company
and its operating system through a strategy of diversifying revenue sources by
exploring the chain's business.
By adopting, the concept of agglomeration economy to increase the quality and profit
of the operation based on geographic and institutional integration, the new design was
defined according to the value chain analysis of the operation. In the new design the
Government Agency would contract, through a bidding process ( whose specifications
will not be defined in the survey), an Integrated Transport System Company
responsible for the following 4 major service centers: (i) Passenger Transfer Center;
(ii) Operation Support Service Center; (iii) Integrated Circuit Center; and (iv) Passenger
Integration Center.
The application of the MVP test to validate the design indicated that, despite the
reservations mentioned, when analyzing the average, the interviewees would adopt
the new design and believe that the quality and profit of the operation would increase.
Regarding the areas of service provision, everyone agrees with Passenger Transport
and with the Integrated Circuit Center. The answers varied a little more in the cases of
the Service Center and the Integration Center, but even so, on average, the
interviewees agree with their existence. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|