Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Andrade, Liza Maria Souza de | pt_BR |
dc.contributor.author | Sakai, Diogo Isao Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T21:23:23Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T21:23:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-01-24 | - |
dc.identifier.citation | SAKAI, Diogo Isao Santos. Abordagens de participação cidadã para o planejamento sensível à água: práticas de engajamento social na Serrinha do Paranoá (DF). 2024. 433 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49736 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata das “Comunidades Sensíveis à Água” no Brasil, com base nas
mobilizações sociais históricas organizadas contra a ocupação insustentável dosterritórios
e que reivindicam a participação social plena no planejamento territorial da água. Com
base no modelo australiano de planejamento de “Cidades Sensíveis à Água”, o
engajamento social écompreendido como um princípio norteador para a formação de um
capital sociopolítico,com sujeitos e sujeitas conectados ao território e conscientes de suas
decisões sobre ele e a água (DEAN et al., 2016). No Brasil, a implementação da
participação social avançou com as reivindicações sociais na Constituição de 1988, no
Estatuto das Cidades e, no casoda água, na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei
9433/1997), com aimplementação dos Comitês de Bacias Hidrográficas. Nesse sentido,
a pesquisa é orientada pelo questionamento sobre se o engajamento social pode tornar-se
um instrumento participativo de governança no planejamento territorial e gestão da água,
além da mobilização contra as decisões de planejamento dos órgãos responsáveis.Embora
existam estudos com foco na crítica sobre a gestão participativa, ainda são restritas as
análises que buscam relacionar as práticas sociais existentes e seus resultados,
especialmente no âmbito dos CBHs. Menos ainda são os estudos com foco na análise dos
alcances e desafios do engajamento social para discutir e implementar as potencialidades
locais. Portanto, o objetivo principal desta tese é compreender a participação social no
planejamento e gestão, pela ótica do engajamento social de comunidades sensíveis à água,
com base em atividades desenvolvidas pela sociedade civil organizada. Sendo assim,
vislumbrou-se a mobilização social em defesa das águas na Serrinha do Paranoá (DF)
como uma manifestação da práxis territorial (SAQUET, 2017, 2020) — uma
“Comunidade Sensível à Água”. Com base no método “Engajamento Eficaz” (DEAN et
al., 2016), essa estrutura parte da sistematização que define abordagens de engajamento
para incentivar a formação de comunidadessensíveis à água, em modelos de planejamento
que possuemintegração institucional. Nesse sentido, esta pesquisa foi orientada pela
metodologia da pesquisa-ação participativa, baseada na construção de conhecimento
dialógico entre pesquisador e atores sociais. A partir das etapas do ciclo da intervenção
planejada — identificação, projetação, realização e avaliação (DIONE, 2007), presentes
nos momentosda sequência metodológica sistematizada por Collete (2014), que organiza
de forma lógica e cronológica a pesquisa. Sendo assim, a presente pesquisa, no contexto
do projeto “Brasília Sensível à Água”, foi estruturada a partir de uma matriz do
engajamento com base nas quatro fases do histórico de engajamento ao longo de mais de
vinte anos de atuação dos núcleos rurais da Serrinha do Paranoá — "Matriz de Orientação
de Engajamento para Comunidades Sensíveis à Água". Deste modo, foi possível delinear
uma rede sociopolítica que evoluiu, nas fases identificadas, nos momentos de tematização
e planejamento da ação. Por fim, foram apreendidas diretrizesque se desenvolveram,
diversificando-se e trazendo complexidade às ações de engajamento, à medida que a rede
sociopolítica se ampliou e organizou diferentes arranjos institucionais participativos,
resultando em um planejamento informal do território da Serrinha do Paranoá. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Abordagens de participação cidadã para o planejamento sensível à água : práticas de engajamento social na Serrinha do Paranoá (DF) | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engajamento social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serrinha de Paranoá (DF) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Ramos, Alba Evangelista | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research addresses water-sensitive communities in Brazil based on historical social
mobilizations organized against unsustainable occupation of territories and advocating
for full social participation in water territorial planning. Drawing on the Australian model
of water-sensitive city planning, social engagement is understood as a guiding principle
for the formation of a sociopolitical capital, with individuals connected to the territory
and aware of their decisions regarding it and water (DEAN et al., 2016). In Brazil, the
implementation of social participation has progressed with social claims in the 1988
Constitution (BRASIL, 1988), the Statute of Cities (BRASIL, 2001), and, in the case of
water, the National Water Resources Policy (Law 9433/1997) with the establishment of
Basin Committees. In this context, the research is guided by the question of whethersocial
engagement can become a participatory governance instrument in territorial planning and
water management, in addition to mobilizing against the decisions of responsible
authorities. While there are studies focusing on criticism of participatory management,
analyses relating existing social practices and their results, especially within Basin
Committees, are still limited. Even scarcer are studies focusing on the analysis of the
scope and challenges of social engagement to discuss and implement local potentials.
Therefore, the main objective of this thesis is to understand social participation in
planning and management, from the perspective of social engagement of water-sensitive
communities based on activities developed by organized civil society. Thus, the social
mobilization in defense of waters in Serrinha do Paranoá is envisioned as a manifestation
of territorial praxis (SAQUET, 2017, 2020) as a water-sensitive community. Based on the
"Effective Engagement" method (DEAN et al., 2016), this structure derives from a
systematization that defines engagement approaches to encourage the formation of watersensitive communities in planning models with institutional integration. In this regard,
this research was guided by the methodology of participatory action research based on
the construction of dialogical knowledge between the researcher and social actors.
Following the stages of the planned intervention cycle - identification, projection,
implementation, and evaluation (DIONE, 2007) present in the methodological sequence
systematized by Collete (2014), which organizes the research logically and
chronologically. Thus, the research was structured based on an engagement matrix
reflecting the four phases of the engagement history over more than twenty years of
activity in the rural nuclei of Serrinha do Paranoá, which was named the "Engagement
GuidanceMatrix for Water-Sensitive Communities". This allowed the delineation of a
sociopolitical network that evolved through the identified phases in moments of
thematicization and planning of action. Finally, guidelines were captured that evolved,
diversifying and bringing complexity to engagement actions as the sociopolitical network
expanded and organized different participatory institutional arrangements, resulting in an
informal planning of the territory of Serrinha do Paranoá. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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