Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Buzar, Márcio Augusto Roma | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Paulo Robert Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T21:23:24Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T21:23:24Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-08 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Paulo Robert Santos. Reabilitação da Ponte Braghetto: aspectos históricos, construtivos e de conservação. 2024. 157 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/49739 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A criação de Brasília, na década de 1960, foi caraterizada pela ruptura com a tradição da
arquitetura em paralelo ao modernismo internacional, concebido com o objetivo de
manifestar o otimismo de uma nova era por meio da arquitetura, a mais alta forma de
expressão artística, fundamentando, assim, uma outra compreensão das qualidades
espaciais, utilizando inovações tecnológicas e estruturais (Macdonald, 2007). As
arquiteturas de Brasília possuem muitas realizações importantes na área de engenharia
das estruturas, sendo muitas delas originais e inovadoras para a época da execução. A
Ponte do Braghetto, chamada de “O Grande Viaduto sobre o Lago de Brasília”, foi
executada em 1960 pela Sociedade de Engenharia e Terraplenagem Alberto Ltda.
(SETAL) com projeto do prof. Aderson Moreira da Rocha, representando a introdução
de algumas inovações técnicas importantes como protensão parcial e o sistema
construtivo de concreto armado protendido, sendo precursor de uma nova técnica
destinada a revolucionar os conceitos de concreto protendido. O caso da Ponte do
Braghetto representa um firme ponto de partida para as futuras operações de manutenção
do patrimônio de capital brasileira. Cabe ressaltar que rever informações que sejam
relevantes para a preservação do patrimônio moderno, adotando aspectos do projeto
inicial, a conservação, as intervenções ao longo do tempo que emplacaram na ampliação
da capacidade da ponte com os reforços estruturais devidos, destinada para a realização
de grande parte dos deslocamentos Sul-Norte e vice-versa, deve ser considerado uma das
principais artérias viárias de Brasília tanto em termos de importância no que tange
à estrutura urbana, quanto em termos de volume veicular. O processo de implantação do
Projeto de Reabilitação deve considerar que a estrutura seja calculada de modo que
apresente segurança e durabilidade, levando em consideração tanto a manutenção
periódica pós-modernização quanto o respeito pelo meio ambiente (Ueda; Shimomura,
1999). A principal finalidade é o reestabelecimento do antigo desempenho perdido ao
longo da vida útil. Portanto, uma edificação que passou por esse processo deve propiciar
aos seus usuários uma melhor qualidade de vida (Moraes; Quelhas, 2012). A pesquisa e
os estudos visam preservar o patrimônio cultural, devem analisar em primeira instância
as características originais da construção, as mudanças físicas que ocorreram durante o
tempo, os fenômenos de danos causados por transformações antrópicas e o
envelhecimento dos materiais de construção (Formisano; Milani, 2019). No Brasil, não
existe uma norma que regulamente essa prática, que, pela ABNT NBR 15575:2013, é
definida como atualização da edificação por meio de incorporações tecnológicas que
visem aumentar a vida útil do bem patrimonial (Negreiros, 2018). Portanto, torna-se
necessário refinar as técnicas de análise para intervenção em obras históricas em relação
ao seu impacto na sociedade atual. O conhecimento pode ser alcançado por meio de
diferentes níveis de aprofundamento em termos de operações de pesquisa in loco,
pesquisas históricas e investigações experimentais. O estudo das características da
construção visa definir um modelo que permita uma interpretação qualitativa e
quantitativa do sistema estrutural para obter a melhor proposta de intervenção com o
estudo do caso da Ponte Braghetto. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Reabilitação da Ponte Braghetto: aspectos históricos, construtivos e de conservação. | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ponte do Braghetto (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho estrutural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança estrutural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estruturas - reforço e recuperação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The invention of Brasília, in the 1960s, was characterized by a break with the tradition of
architecture in parallel with international modernism, conceived with the aim of
expressing the optimism of a new era through architecture, the highest form of artistic
expression, he explained. another understanding of spatial qualities, using technological
and structural innovations (Macdonald, 2007). The architecture of Brasília has many
important achievements in the area of structural engineering, many of which are original
and innovative for the time of execution. The Braghetto Bridge, called “The Great
Viaduct over Lake Brasília”, was built in 1960 by SETAL (Sociedade de Engenharia e
Terraplenagem Alberto Ltda.) with a project by prof. Aderson Moreira da Rocha,
represented the introduction of some important technical innovations such as prestressing
and the prestressed reinforced concrete construction system, being the precursor of a new
technique destined to revolutionize the concepts of prestressed concrete. The case of the
Braghetto Bridge represents a firm starting point for future maintenance operations of
Brazilian capital heritage. It is worth noting that reviewing information that is relevant to
the preservation of modern heritage, adopting aspects of the initial project, conservation,
instructions over time that resulted in the expansion of the bridge's capacity with the
necessary structural reinforcements, intended to carry out a large part of South-North
movements and vice versa, it should be considered one of the main road arteries in
Brasília both in terms of importance in terms of urban structure and in terms of vehicular
volume. The Rehabilitation Project implementation process must consider that a structure
is calculated so that it presents safety and durability, taking into account both periodic
post-modernization maintenance and respect for the environment (Ueda; Shimomura,
1999). The main issue is the reestablishment of the old performance lost throughout the
useful life. Therefore, a building that has gone through this process must provide its users
with a better quality of life (Moraes; Quelhas, 2012). Research and studies aimed at
preserving cultural heritage must analyze in the first instance the original characteristics
of the construction, the physical changes that have occurred over time, the characteristics
of the damage caused by anthropogenic transformations and the aging of construction
materials (Formisano; Milani, 2019). In Brazil, there is no standard that regulates this
practice, which, by ABNT NBR 15575:2013, is defined as updating the building through
technological incorporations that aim to increase the useful life of the heritage asset
(Negreiros, 2018). Therefore, it is necessary to refine analysis techniques for intervention
in historical works in relation to their impact on current society. Knowledge can be
realized through different levels of depth in terms of on-site research operations, historical
research and experimental investigations. The study of the construction characteristics
aims to define a model that allows a qualitative and quantitative interpretation of the
structural system to obtain the best intervention proposal with the case study of the
Braghetto Bridge. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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